Ser­vi­do­res do De­tran vão pa­rar na quin­ta-fei­ra

In­di­ca­ti­vo de gre­ve es­tá con­fir­ma­do pe­lo sin­di­ca­to. Pa­ra­li­sa­ção só não ocor­re­rá, se o go­ver­no do Es­ta­do aten­der à rei­vin­di­ca­ção de pa­ga­men­to de re­a­jus­te

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Leonardo Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com Nes­ta se­gun­da-fei­ra, ser­vi­do­res do De­tran do Pa­ra­ná pu­bli­cam a de­fla­gra­ção da gre­ve pre­vis­ta pa­ra co­me­çar na quin­ta-fei­ra. Se­gun­do o sin­di­ca­to dos tra­ba­lha­do­res, uma as­sem­bleia re­a­li­za­da no dia 24 de no­vem­bro em Cam­po Mourão (a 93 quilô­me­tros de Ma­rin­gá) es­ta­be­le­ceu um pra­zo até o dia 30, tam­bém de no­vem­bro, pa­ra que o go­ver­no au­to­ri­zas­se o pa­ga­men­to de um re­a­jus­te dos en­car­gos es­pe­ci­ais, pre­vis­to des­de 2010.

Co­mo não hou­ve acor­do, o in­di­ca­ti­vo da gre­ve es­tá con­fir­ma­do. “Ti­ve­mos uma reu­nião com o Mar­cos Tra­ad (di­re­tor do De­tran) e ele propôs en­ca­mi­nhar um pro­je­to de lei pa­ra vo­ta­ção na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va an­tes do re­ces­so, mas is­so não mu­da a nos­sa si­tu­a­ção”, afir­mou a se­cre- tá­ria ge­ral do Sin­di­ca­to dos Ser­vi­do­res do De­tran do Pa­ra­ná (Sis­dep), Sílvia Pe­ne­rot­ti.

Ape­sar da de­fla­gra­ção, ca­so o go­ver­no aca­te o pe­di­do dos tra­ba­lha­do­res an­tes de quin­ta-fei­ra, a gre­ve não se­rá re­a­li­za­da. “Aguar­da­mos uma no­va pro­pos­ta. Se o go­ver­no au­to­ri­zar o pa­ga­men­to, não va­mos pa­ra­li­sar os ser­vi­ços. Po­rém, te­mos que man­ter o que já foi acor­da­do en­tre nós na úl­ti­ma as­sem­bleia”, re­for­çou Sílvia. Em to­do o Pa­ra­ná, são 1.006 ser­vi­do­res es­ta­tu­tá­ri­os que atu­am nos pos­tos do De­tran e nas Cir­cuns­cri­ções Re­gi­o­nais de Trân­si­to, as cha­ma­das Ci­re­trans.

Em ca­so de gre­ve, al­guns ser­vi­ços se­rão man­ti­dos. De acor­do com o Sin­di­ca­to, nas Ci­re­trans, os exa­mes prá­ti­cos pa­ra emis­são da car­tei­ra na­ci- onal de ha­bi­li­ta­ção (CNH) com ven­ci­men­tos em até 30 di­as, se­rão re­a­li­za­dos, re­ce­bi­men­to e de­vo­lu­ção de CNHs sus­pen­sas tam­bém ocor­re­rá. A li­be­ra­ção de veí­cu­los apre­en­di­dos e pro­ces­sos re­la­ti­vos a veí­cu­los que pres­tam ser­vi­ços es­sen­ci­ais co­mo po­lí­cia e am­bu­lân­cia por exem­plo, tam­bém se­rão man­ti­dos.

“Nas co­or­de­na­do­ri­as do De­tran, ain­da va­mos fa­zer uma reu­nião nes­ta se­ma­na pa­ra de­fi­nir quais ser­vi­ços va­mos exe­cu­tar. Acre­di­to que se­rão ba­si­ca­men­te os que man­te­re­mos nas Ci­re­trans”, ex­pli­cou Sílvia. O De­tran Pa­ra­ná tem 101 Ci­re­trans e 211 pos­tos de ser­vi­ços de trân­si­to em to­do o Es­ta­do.

Go­ver­no

A As­ses­so­ria de Im­pren­sa do go­ver­no do Es­ta­do adi­an­tou que ain­da não há res­pos­ta aos ser­vi­do­res. A ex­pec­ta­ti­va é de que nes­ta se­ma­na em uma reu­nião en­tre o di­re­tor do or­gão e o go­ver­na­dor Be­to Richa (PSDB) se­ja de­fi­ni­da a es­tra­té­gia pa­ra evi­tar a gre­ve no Pa­ra­ná.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.