Em­pre­en­de­dor Rural celebra 10 anos

Em uma dé­ca­da, pro­gra­ma já be­ne­fi­ci­ou 18,5 mil agri­cul­to­res dos 399 mu­ni­cí­pi­os pa­ra­na­en­ses e trans­for­mou mui­tas pro­pri­e­da­des, que pas­sa­ram a ser au­to­sus­ten­tá­veis

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Da Re­da­ção

re­da­cao@odi­a­rio.com Mais de 4,5 mil agri­cul­to­res do Pa­ra­ná reú­nem-se, nes­ta se­gun­da­fei­ra, no Ex­po­tra­de, em Pi­nhais, na Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Cu­ri­ti­ba. Eles par­ti­ci­pam do en­con­tro de en­cer­ra­men­to do Pro­gra­ma Em­pre­en­de­dor Rural - edi­ção 2012.

O Pro­gra­ma, que com­ple­ta dez anos, é uma par­ce­ria en­tre o Se­brae-PR, Fe­de­ra­ção da Agri­cul­tu­ra do Es­ta­do do Pa­ra­ná (Fa­ep), Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de Apren­di­za­gem Rural (Se­nar) e Fe­de­ra­ção dos Tra­ba­lha­do­res na Agri­cul­tu­ra do Es­ta­do do Pa­ra­ná (Fe­ta­ep).

A aber­tu­ra se­rá às 8h30. Con­fir­ma­ram pre­sen­ça o go­ver­na­dor do Pa­ra­ná, Be­to Richa (PSDB); a mi­nis­tra-che­fe da Ca­sa Ci­vil, Glei­si Hoff­mann; a pre­si­den­te da Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da Agri­cul­tu­ra (CNA), se­na­do­ra Ká­tia Abreu (PSD-TO); e o co­or­de­na­dor da ban­ca­da fe­de­ral do Pa­ra­ná, de­pu­ta­do Os­mar Ser­ra­glio (PMDB). As au­to­ri­da­des e con­vi­da­dos se­rão re­cep­ci­o­na­dos pe­los pre­si­den­tes da Fa­ep, Ági­de Me­ne- guet­te, do Con­se­lho De­li­be­ra­ti­vo do Se­brae-PR, Jef­fer­son No­ga­ro­li, e da Fe­ta­ep, Ade­mir Mu­el­ler.

Até as 17 ho­ras, haverá uma sé­rie de pa­les­tras e, a es­pe­ra­da, apre­sen­ta­ção e pre­mi­a­ção dos pro­je­tos que mais se des­ta­ca­ram no ano. En­tre os pa­les­tran­tes es­tão o ex-pre­si­den­te do Instituto Na­ci­o­nal de Co­lo­ni­za­ção e Re­for­ma Agrá­ria (In­cra) Xi­co Gra­zi­a­no, que abor­da­rá o te­ma “Pers­pec­ti­vas pa­ra o agronegócio bra­si­lei­ro”, e Ro­dri­go Bri­to, da Ali­an­ça Em­pre­en­de­do­ra, que fa­la­rá so­bre “O que é ser em­pre­en­de­dor, no Bra­sil, ho­je”.

So­lu­ções

Lan­ça­do em 2003, o Em­pre­en­de­dor Rural le­va so­lu­ções pa­ra o ho­mem do cam­po, trans­for­man­do pro­pri­e­da­des ru­rais e o mo­do de pen­sar dos pro­du­to­res. A ini­ci­a­ti­va já ca­pa­ci­tou 18,5 mil pro­du­to­res, que ex­pe­ri­men­ta­ram mu­dan­ças sig­ni­fi­ca­ti­vas na ges­tão de su­as pro­pri­e­da­des.

Mes­mo can­sa­dos da li­da diá­ria, os pro­du­to­res se dis­pu­se­ram, uma vez por se­ma­na, du­ran­te 17 en­con­tros, a se ca­pa­ci­ta­rem. Em dez anos, as au­las be­ne­fi­ci­a­ram agri­cul­to­res dos 399 mu­ni­cí­pi­os, aten­den­do to­das as co­mu­ni­da­des ru­rais do Es­ta­do. O ob­je­ti­vo é de­sen­vol­ver e es­ti­mu­lar a ca­pa­ci­da­de dos agri­cul­to­res pa­ra­na­en- ses pa­ra que eles se trans­for­mem em em­pre­en­de­do­res de pro­je­tos e pro­pri­e­da­des sus­ten­tá­veis.

Trans­for­ma­ção

“Olhan­do pa­ra trás, per­ce­be-se que a ad­mi­nis­tra­ção da pro­pri­e­da­de ocor­ria de for­ma in­tui­ti­va”, des­ta­ca Ági­de Me­ne­guet­te. “Se o pro­du­tor que­ria au­men­tar a pro­du­ção de lei­te com­pra­va mais va­cas, sem ques­ti­o­nar se o re­ba­nho pro­du­zia na ca­pa­ci­da­de to­tal, se a pas­ta­gem era su­fi­ci­en­te, se ele ti­nha água pa­ra os ani­mais, se ha­via mer­ca­do pa­ra mais lei­te, qual era o cus­to da pro­du­ção e o pre­ço de mer­ca­do. São va­riá­veis que não eram con­si­de­ra­das e mui­tas ve­zes, se ob­ser­va­das, de­mons­tra­ri­am pre­juí­zo”, diz.

Pa­ra o pre­si­den­te da Fa­ep, não há mais es­pa­ço pa­ra o ama­do­ris­mo. “A pro­pri­e­da­de rural é uma em­pre­sa que pre­ci­sa ser ad­mi­nis­tra­da, apro­vei­tan­do ao má­xi­mo a ca­pa­ci­da­de pro­du­ti­va. Exi­ge pla­ne­ja­men­to, mui­to ‘lá­pis e bor­ra­cha’ pa­ra se fa­zer to­das as contas ne­ces­sá­ri­as”, res­sal­ta.

Jef­fer­son No­ga­ro­li, con­cor­da com Me­ne­guet­te. Na opi­nião de­le, pla­ne­jar é um “im­pe­ra­ti­vo no mun­do cor­po­ra­ti­vo”. “O pla­ne­ja­men­to é es­sen­ci­al em qual­quer ati­vi­da­de. In­de­pen­den­te­men­te do ta­ma­nho da em­pre­sa ou pro­pri­e­da­de rural. Ele é o ma­pa que nos con­duz ao su­ces­so”, afir­ma.

Mau­ro Fras­son/fa­ep

Ági­de Me­ne­guet­te co­me­mo­ra os re­sul­ta­dos e avan­ços do pro­gra­ma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.