Res­ga­te da au­to­es­ti­ma no cam­po

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

Em dez anos de exis­tên­cia, o Pro­gra­ma Em­pre­en­de­dor Rural trans­for­mou a vi­da do ho­mem do cam­po pa­ra­na­en­se. Pes­qui­sa en­co­men­da­da pe­la Fa­ep, Se­nar, Se­brae e Fe­ta­ep ou­viu 842 pro­du­to­res que par­ti­ci­pa­ram da ca­pa­ci­ta­ção, des­de 2003, quan­do o Pro­gra­ma foi lan­ça­do. O es­tu­do mos­tra a con­quis­ta do res­pei­to e a re­cu­pe­ra­ção do or­gu­lho de ser pro­du­tor rural.

Os da­dos fo­ram co­lhi­dos em 150 mu­ni­cí­pi­os do Es­ta­do, no ano pas­sa­do. O le­van­ta­men­to apon­ta que 79,81% dos pro­du­to­res en­tre­vis­ta­dos con­cluí­ram, depois de te­rem par­ti­ci­pa­do do Em­pre­en­de­dor Rural, que ve­em fu­tu­ro no tra­ba­lho de­les. A se­gu­ran­ça na to­ma­da de de­ci­sões em re­la­ção à ati­vi­da­de rural, após a ca­pa­ci­ta­ção, tam­bém é vis­ta co­mo um fa­tor im­por­tan­te por 83,02% dos agri­cul­to­res.

O apro­fun­da­men­to da abor­da­gem do con­cei­to de de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no trou­xe be­ne­fí­ci­os pa­ra os pro­du­to­res ru­rais. De acor­do com a pes­qui­sa, depois da re­a­li­za­ção do Pro- gra­ma, 80,29% dos par­ti­ci­pan­tes sen­ti­ram mais fa­ci­li­da­de de se re­la­ci­o­nar com em­pre­ga­dos, for­ne­ce­do­res e ou­tros agri­cul­to­res. Um to­tal de 79,93% dis­se ter am­pli­a­do a re­de de con­ta­tos e 76,13% ob­ser­va­ram que hou­ve me­lho­ra no re­la­ci­o­na­men­to fa­mi­li­ar, o que aju­da no pro­ces­so de su­ces­são e a man­ter os jo­vens no cam­po.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.