Au­to­co­nhe­ci­men­to é te­ma de li­vro de Ros­si

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Renato Oli­vei­ra Au­tor tem 28 obras pu­bli­ca­das

re­na­to­o­li­vei­ra@odi­a­rio.com “Co­nhe­cer bem a si mes­mo”. O prin­cí­pio so­crá­ti­co é o cer­ne do li­vro “Co­mo Despertar o Me­lhor de Si”, do pro­fes­sor da gra­du­a­ção e do mes­tra­do de Fi­lo­so­fia da Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca do Pa­ra­ná (PUC-PR), no cam­pus de Ma­rin­gá, Luiz Alexandre So­la­no Ros­si. Na obra, o au­tor pro­põe so­lu­ções pa­ra li­dar com a per­da de con­fi­an­ça e de­sâ­ni­mo, tão co­muns nos dia de ho­je.

Ros­si ex­pli­ca que “en­con­trar o ca­mi­nho do meio” é o prin­ci­pal de­sa­fio pa­ra as pes­so­as que bus­cam saí­das pa­ra fu­gir da fal­ta de con­fi­an­ça no tra­ba­lho, na vi­da ma­tri­mo­ni­al, nas re­la­ções pes­so­ais. Ou, en­tão, procuram sa­ber quais as con­sequên­ci­as dos de­sar­ran­jos emo­ci­o­nais na vi­da pro­fis­si­o­nal.

“A pri­mei­ra pro­vi­dên­cia é fi­car aten­to ao que­si­to au­to­a­va­li­a­ção. So­mos se­res em cons­tru­ção. Não so­mos aca­ba­dos, pron­tos. Evo­luí­mos con­for­me os di­as pas­sam”, des­ta­ca. Ros­si acre­di­ta que é ne­ces­sá­rio “olhar pa­ra si mes­mo” e ten­tar en­con­trar mo­ti­va­ção e sen­ti­do pa­ra a vi­da.

As con­sequên­ci­as des­sa au­to­crí­ti­ca, acre­di­ta o au­tor, in­ci­dem na des­co­ber­ta dos pró­pri­os po- ten­ci­ais pa­ra au­xi­li­ar na ho­ra de ul­tra­pas­sar os obs­tá­cu­los do dia a dia. Ele afir­ma que os pon­tos fra­cos aflo­ram em si­tu­a­ções de ad­ver­si­da­de. “Nós não nos pre­pa­ra­mos pa­ra as cri­ses. Vi­ve­mos co­mo se não fos­se­mos en­fren­tar pro­ble­mas, mas va­mos. Quan­do che­gam os obs­tá­cu­los, a im­pres­são é de que não se­rá pos­sí­vel ven­cê­los, mas é”, res­sal­ta.

O pro­fes­sor e es­cri­tor ex­pli­ca que os hu­ma­nos vi­vem co­mo “se­res re­la­ci­o­nais”. “É um da­do que não po­de­mos ne­gar. A me­lhor ma­nei­ra de su­pe­rar é com a con­ver­sa. Is­so sig­ni­fi­ca que so­mos se­res di­a­ló­gi­cos. Não há re­mé­dio mais sa­lu­tar do que o en­ten­di­men­to pe­la con­ver­sa”, afir­ma.

So­la­no Ros­si é dou­tor em Ci­ên­ci­as da Re­li­gião pe­la Uni­ver­si­da­de Me­to­dis­ta de São Pau­lo e pós-dou­tor em His­tó­ria An­ti­ga pe­la Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Cam­pi­nas (Uni­camp) e em Te­o­lo­gia pe­lo Ful­ler The­o­lo­gi­cal Se­mi­nary, da Ca­li­fór­nia, Es­ta­dos Uni­dos. O li­vro “Co­mo Despertar o Me­lhor de Si” é a 28ª obra de au­to­ria de­le.

Ricardo Lo­pes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.