Co­ral une MPB e Na­tal

Apre­sen­ta­ção do co­ral da Sa­ne­par, de Cu­ri­ti­ba, acon­te­ce nes­ta se­gun­da, na Pre­fei­tu­ra, com en­tra­da fran­ca; pro­gra­ma te­rá mú­si­cas bra­si­lei­ras e na­ta­li­nas

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com Tom Jo­bim, Dja­van, Al­mir Sa­ter... Sem dis­pen­sar tam­bém as tra­di­ci­o­nais mú­si­cas na­ta­li­nas. Es­se é o re­per­tó­rio do Co­ral Sa­ne­par, que se apre­sen­ta ama­nhã, às 16h, na Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá, den­tro da pro­gra­ma­ção do Na­tal In­gá. A en­tra­da é gra­tui­ta e a apre­sen­ta­ção du­ra apro­xi­ma­da­men­te uma ho­ra. O gru­po, for­ma­do por 20 co­ra­lis­tas de Cu­ri­ti­ba, exis­te des­de 1983 e con­ta com um CD. “Ho­je bus­ca­mos uma iden­ti­da­de fun­ci­o­nal, bus­ca­mos cri­ar vín­cu­los com a em­pre­sa”, diz o co­or­de­na­dor do gru­po e téc­ni­co de in­for­má­ti­ca da Sa­ne­par, Adil­son de Oli­vei­ra, 47. Os in­te­gran­tes são fun­ci­o­ná­ri­os, ex-fun­ci­o­ná­ri­os e apo­sen­ta­dos da pró­pria em­pre­sa.

A ida­de mé­dia dos fun­ci­o­ná­ri­os va­ria de 25 a 60 anos, e os en­sai­os acon­te­cem to­da ter­ça-fei­ra. Por meio das pro­mo­ções in­ter­nas da Sa­ne­par, os fun­ci­o­ná­ri­os aca­bam des­co­brin­do no­vos ta­len­tos e são in­cen­ti­va­dos a se apre­sen­ta­rem. “É uma va­lo­ri­za­ção pa­ra qu­em par­ti­ci­pa. Os que es­tão no co­ro in­te­ra­gem me­lhor no pró­prio se­tor”, diz Oli­vei­ra. Nos en­sai­os e na ho­ra de apre­sen­tar, o co­ral não tem hi­e­rar­quia. “To­dos os se­to­res se mis­tu­ram”.

Na ter­ça-fei­ra, o co­ral se apre­sen­ta na pre­fei­tu­ra de Pa­ra­na­vaí às 21h, depois par­te pa­ra Cor­né­lio Pro­có­pio. Na se­ma­na pas­sa­da, o co­ral can­tou em To­le­do e Foz do Igua­çu. Fo­ram mais de 15 apre­sen­ta­ções nes­te ano, mas é no fi­nal do ano que a agen­da fi­ca cheia. “Sem­pre man­te­mos um rit­mo de apre­sen­ta­ções du­ran­te to­do o ano. Os even­tos ge­ral­men­te são li­ga­dos à Sa­ne­par”, des­ta­ca Oli­vei­ra.

Adil­son de Oli­vei­ra tem 27 anos de em­pre­sa e há dois anos as­su­miu a co­or­de­na­ção do co­ral. Ele é sa­xo­fo­nis­ta nas ho­ras va­gas e no gru­po en­con­trou um es­pa­ço pa­ra de­sen­vol­ver seu ta­len­to. “Aqui, con­se­gui trans­mi­tir tam­bém um pou­co do meu co­nhe­ci­men­to pa­ra as ou­tras pes­so­as”, res­sal­ta. São 7 mil fun­ci­o­ná­ri­os em to­do o Es­ta­do e di­ver­sas ati­vi­da­des de­sen­vol­vi­das pa­ra pro­mo­ver es­sa des­co­ber­ta - noi­te de ta­len­tos, olim­pía­das, en­tre ou­tras pro­mo­ções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.