Co­mér­cio em

Mu­seu Ce­su­mar inau­gu­rou nes­te mês a ex­po­si­ção “Co­mér­cio Ma­rin­ga­en­se: His­tó­ri­as e Ima­gens”; mos­tra reú­ne ob­je­tos, fo­tos e bi­o­gra­fia dos pi­o­nei­ros lo­cais

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com O con­ta­to com um pro­je­to de ou­tra ci­da­de foi o que im­pul­si­o­nou a no­va ex­po­si­ção do Mu­seu Ce­su­mar. In­ti­tu­la­do “Co­mér­cio Ma­rin­ga­en­se: His­tó­ri­as e Ima­gens”, o pro­je­to nas­ceu quan­do a di­re­to­ra do mu­seu, Loi­de Ca­e­ta­no, vi­a­jou ao Rio de Ja­nei­ro e te­ve a opor­tu­ni­da­de de ver uma ex­po­si­ção so­bre os em­pre­sá­ri­os ca­ri­o­cas. “Pen­sei que um dia eu ti­nha que tra­zer es­sa ideia pra cá”, con­ta. A ideia veio de ma­la e cuia, e fi­ca até fe­ve­rei­ro do ano que vem aber­ta ao pú­bli­co. De gra­ça.

A pes­qui­sa de­man­dou seis me­ses, com le­van­ta­men­tos nos acer­vos do Pa­trimô­nio His­tó­ri­co e no le­van­ta­men­to que o jornalista Ro­gé­ri­co Rec­co fez pa­ra o li­vro “Des­bra­va­do­res do Co­mér­cio de Ma­rin­gá”, lan­ça­do es­te ano. Além dis­so, as fa­mí­li­as des­ses co­mer­ci­an­tes fo­ram fun­da­men­tais pa­ra o su­ces­so do tra­ba­lho que re­sul­tou na ex­po­si­ção. “To­das as fa­mí­li­as ofe­re­ce­ram os ob­je­tos com ale­gria, fi­ca­ram con­ten­tes de es­tar par­ti­ci­pan­do”, des­ta­ca Loi­de.

A ex­po­si­ção com­por­ta in­for­ma­ções, ob­je­tos, fo­tos e a bi­o­gra­fia dos pri­mei­ros pro­pri­e­tá­ri­os dos es­ta­be­le­ci­men­tos da ci­da­de du­ran­te as dé­ca­das de 40 e 50 – são 11 lo­cais re­tra­ta­dos, es­co­lhi­dos com ba­se no que foi le­van­ta­do his­to­ri­ca­men­te pe­la equi­pe do mu­seu. A mos­tra é uma for­ma de ho­me­na­ge­ar es­ses pri­mei­ros co­mer­ci­an­tes e apre­sen- tar a his­tó­ria da ci­da­de aos mais no­vos. “As cri­an­ças têm o im­pac­to da no­vi­da­de, elas fi­cam en­can­ta­das”, des­ta­ca a di­re­to­ra.

Os alu­nos do en­si­no mé­dio do Co­lé­gio Es­ta­du­al Tâ­nia Varella vi­si­ta­ram a ex­po­si­ção sex­ta-fei­ra pas­sa­da. Naya­ne Ro­ger Borges, da 1ª sé­rie, dis­se que fi­cou im­pres­si­o­na­da com os ob­je­tos ex­pos­tos. “Mui­tas coi­sas, eu só ha­via vis­to por fo­tos e ago­ra es­tão aqui, con­tan­do a his­tó­ria na mi­nha fren­te”, dis­se.

“Mui­tos em­pre­en­di­men­tos sur­gi­ram an­tes mes­mo da fun­da­ção de Ma­rin­gá, co­mo a Ca­sa San­to Antônio e a Ca­sa Ma­rin­gá, cu­jos pro­pri­e­tá­ri­os au­xi­li­a­ram no pro­ces­so de co­lo­ni­za­ção do mu­ni­cí­pio”, des­ta­ca a co­or­de­na­do­ra do mu­seu, Ta­ti­a­ne Ca­par­róz. O ob­je­ti­vo é es­ten­der o pro­je­to e abor­dar no­vos ma­te­ri­ais de ou­tras épo­cas do co­mér­cio e da área de em­pre­en­de­do­ris­mo da ci­da­de. O Mu­seu Ce­su­mar fi­ca aber­to de se­gun­da a sex­ta, das 8h30 às 17h45, e aos sá­ba­dos, das 10h às 16h.

Divulgação

Alu­nos vi­si­tam a ex­po­si­ção: “Eles sen­tem o im­pac­to da no­vi­da­de”, diz a di­re­to­ra Loi­de Ca­e­ta­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.