Pe­lo fim das man­chas na pe­le

Não abu­se do sol ou vai co­lher re­sul­ta­dos da im­pru­dên­cia.a boa no­tí­cia é que as mar­cas po­dem ser eli­mi­na­das ou mi­ni­mi­za­das

O Diario do Norte do Parana - - MODA & BELEZA - ESPECIAL VERÃO 2013 - Fábio Cas­tal­del­li

Os es­pe­ci­a­lis­tas afir­mam que é ca­da vez mai­or o nú­me­ro de pes­so­as que, ao in­vés de um be­lo bron­ze­a­do no ve­rão, con­quis­tam, na ver­da­de, man­chas pe­lo cor­po. Pa­ra ga­ran­tir uma pe­le li­vre do pro­ble­ma é im­por­tan­te in­ves­tir em ações pre­ven­ti­vas, afi­nal o sol bri­lha pa­ra to­dos, mas só oca­si­o­na mar­cas in­de­se­ja­das em qu­em não se cuida ade­qua­da­men­te. A der­ma­to­lo­gis­ta Fa­bío­la Tas­ca re­ve­la que as mu­lhe­res que to­mam an­ti­con­cep­ci­o­nais ou apre­sen­tam al­te­ra­ções hor­mo­nais es­tão mais pro­pen­sas a de­sen­vol­ve­rem man­chas. Que tem sar­das, avi­sa a mé­di­ca, tam­bém pre­ci­sa fi­car aten­to, uma vez que a ex­po­si­ção ao sol as tor­nam mais es­cu­ras. En­tre os cui­da­dos a se­rem to­ma­dos, Fa­bío­la ori­en­ta a apli­ca­ção uni­for­me de fil­tro so­lar. Ela acon­se­lha que o pro­du­to de­ve dis­por de Fa­tor de Pro­te­ção So­lar (FPS) aci­ma de 30 e es­pe­ci­fi­car, no ró­tu­lo, efi­ci­ên­cia con­tra a in­ci­dên­cia de rai­os ul­tra­vi­o­le­tas (UV) A e B. Apli­car o blo­que­a­dor em áre­as sen­sí­veis co­mo mãos, pés e ore­lhas e ter um cui­da­do es­pe­ci­al com a pro­te­ção das cri­an­ças – já que aque­les que to­mam mui­to sol du­ran­te a in­fân­cia apre­sen­tam mais pro­ble­mas de pe­le na vi­da adul­ta – são ou­tras re­co­men­da­ções. “Va­le lem­brar que be­bês com me­nos de seis me­ses de ida­de não po­dem, em hi­pó­te­se al­gu­ma, re­ce­ber pro­te­tor so­lar e que, nos de­mais pú­bli­cos, a apli­ca­ção pre­ci­sa ser re­a­li­za­da 30 mi­nu­tos an­tes da en­tra­da na água. Va­le lem­brar que re­a­pli­ca­ção é in­dis­pen­sá­vel a ca­da du­as ho­ras”, ori­en­ta. Usar cha­péus e bo­nés e evi­tar o sol no pe­río­do crí­ti­co (en­tre as 11 ho­ras e 15 ho­ras) tam­bém são me­di­das sim­ples e que ga­ran­tem a saú­de e be­le­za da pe­le.

Tra­ta­men­tos

Se as di­cas de pre­ven­ção fo­ram dei­xa­das de la­do e o pro­ble­ma es­tá “à flor da pe­le”, o jei­to é se sub­me­ter a tra­ta­men­tos, atra­vés de la­sers ou pro­du­tos de cla­re­a­men­to de uso tó­pi­co. Ge­ral­men­te, afir­ma Fa­bío­la, le­va-se de três a qua­tro me­ses pa­ra que as mar­cas se­jam re­mo­vi­das, sen­do que há ca­sos em que elas não de­sa­pa­re­cem to­tal­men­te. “Uma vez ad­qui­ri­das, as man­chas ca­re­cem de aten­ção co­ti­di­a­na. Um dia de ex­po­si­ção im­pru­den­te ao sol é o su­fi­ci­en­te pa­ra que me­ses de tra­ta­men­to se­jam des­per­di­ça­dos”, aler­ta ela. Ale­xan­dra Cam­pos Al­va­ren­ga, de 41 anos, so­fre com as man­chi­nhas so­bre­tu­do nas mãos, co­lo e ros­to. Ela afir­ma que sem­pre foi apai­xo­na­da pe­los ba­nhos de sol e que no­tou man­chas de uns anos pa­ra cá. “Lo­go pro­cu­rei tra­ta­men­to, pois fi­co até en­ver­go­nha­da por cau­sa das mar­qui­nhas”, re­la­ta. Se­gun­do Ale­xan­dra, apli­ca­ções a la­ser já fo­ram re­a­li­za­das e os re­sul­ta­dos es­tão sen­do po­si­ti­vos, no en­tan­to, ela res­sal­ta a im­por­tân­cia de sem­pre es­tar pre­ve­ni­da. “Car­re­go na bol­sa fil­tro so­lar com FPS 70 e uso chapéu. Fa­ço de tudo pa­ra me li­vrar das man­chas”.

Tec­no­lo­gia

De acor­do com Fa­bío­la, exis­tem equi­pa­men­tos que emi­tem luz ul­tra­vi­o­le­ta e pos­si­bi­li­tam vi­su­a­li­zar mar­cas na pe­le, invisíveis a olho nu, au­xi­li­an­do os es­pe­ci­a­lis­tas a tra­ta­rem a fun­do o pro­ble­ma. “Ou­tro gran­de ali­a­do é o der­ma­tos­có­pio, apa­re­lho que, atra­vés de uma po­ten­te len­te, au­men­ta a ca­pa­ci­da­de de vi­su­a­li­za­ção das man­chas”. Ape­sar dos avan­ços tec­no­ló­gi­cos que con­tri­bu­em pa­ra a saú­de da pe­le, a der­ma­to­lo­gis­ta lem­bra que o me­lhor mes­mo é ado­tar me­di­das pre­ven­ti­vas, o que é mais prá­ti­co, sau­dá­vel e pe­sa mui­to me­nos no bol­so.

Apa­re­lhos au­xi­li­am no di­ag­nós­ti­co e tra­ta­men­to das mar­cas, de­cor­ren­tes de re­pe­ti­das ex­po­si­ções ao sol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.