10% dos ma­rin­ga­en­ses têm al­gum ti­po de de­fi­ci­ên­cia, diz con­se­lho

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Renato Oli­vei­ra

re­na­to­o­li­vei­ra@odi­a­rio.com Es­ti­ma­ti­va do Con­se­lho Mu­ni­ci­pal dos Di­rei­tos da Pes­soa com De­fi­ci­ên­cia (CMDPD) de Ma­rin­gá re­ve­la que pe­lo me­nos 10% da po­pu­la­ção do mu­ni­cí­pio tem al­gum ti­po de de­fi­ci­ên­cia au­di­ti­va, mo­to­ra, vi­su­al ou in­te­lec­tu­al.

Pa­ra cons­ci­en­ti­zar a so­ci­e­da­de so­bre os di­rei­tos des­te gru­po, foi re­a­li­za­da on­tem uma pas­se­a­ta pe­la Ave­ni­da Bra­sil, en­tre as pra­ças Ro­cha Pom­bo e Ra­po­so Ta­va­res, no cen­tro. O even­to fez par­te das co­me­mo­ra­ções pe­lo Dia In­ter­na­ci­o­nal da Pes­soa com De­fi­ci­ên­cia e con­tou com ani­ma­ção da ban­da da As­so­ci­a­ção de Pais e Ami­gos dos Ex­cep­ci­o­nais (Apae).

A se­cre­tá­ria mu­ni­ci­pal de As­sis­tên­cia So­ci­al e Ci­da­da­nia, Mi­ri­am Ra­quel de Sou­za, dis­se que a mo­bi­li­za­ção ser­viu pa­ra cons­ci­en­ti­zar a po­pu­la­ção so­bre os di­rei­tos da pes­soa com de­fi­ci­ên­cia.

“As pes­so­as, de for­ma ge­ral, pre­ci­sam ter cons­ci­ên­cia da in­clu­são. O Bra­sil tem 25 mi­lhões de pes­so­as com al­gu­ma de­fi­ci­ên­cia. Ter in­for­ma­ção so­bre o que é vi­ver com al­gu­ma li­mi­ta­ção é fun­da­men­tal”, afir­mou. Ela lem­bra que Ma­rin­gá é con­si­de­ra­da re­fe­rên­cia quan­do o as­sun­to é aces­si­bi­li­da­de, mas res­sal­ta que “ain­da há no­vos de­sa­fi­os” a se­rem ven­ci­dos.

O pre­si­den­te do CMDPD, Ricardo Alexandre, acre­di­ta que a da­ta aju­da a mos­trar a im­por­tân­cia da lu­ta pe­lo es­pa­ço na co­mu­ni­da­de. “Qu­e­re­mos no­vos di­rei­tos e con­so­li­dar tudo que já foi con­quis­ta­do. Mas se vo­cê não apa­re­ce, a co­mu­ni­da­de não no­ta vo­cê. Por is­so es­ta­mos sem­pre par­ti­ci­pan­do.”

Além da pas­se­a­ta, o even­to pro­mo­veu ati­vi­da­des co­mo exa­mes de gli­ce­mia e afe­ri­ção de pres­são ar­te­ri­al, de­mons­tra­ção do fun­ci­o­na­men­to do te­le­fo­ne es­pe­ci­al pa­ra pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia, tú­nel com obs­tá­cu­los pa­ra si­mu­lar si­tu­a­ção de de­fi­ci­ên­cia vi­su­al, de­mos­tra­ções pa­ra­des­por­ti­vas, exa­me de acui­da­de vi­su­al e bi­ci­cle­ta es­pe­ci­al.

Da­ni­lo Cal­ca­nho­to, 8 anos, es­tu­dan­te da Es­co­la Mu­ni­ci­pal Os­car Pe­rei­ra, per­cor­reu o tú­nel de obs­tá­cu­los. O ob­je­ti­vo era atra­ves­sar o cor­re­dor usan­do uma ven­da e com o au­xí­lio de uma ben­ga­la. “Vo­cê não con­se­gue ver na­da. É mui­to ruim. Ia achar mui­to com­pli­ca­do vi­ver se eu não en­xer­gas­se”.

Léo Castro

A ban­da da Apae cui­dou da ani­ma­ção da ca­mi­nha­da re­a­li­za­da on­tem; gru­po lu­ta pe­la con­so­li­da­ção dos di­rei­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.