Ma­ni­fes­to exi­ge de­ba­te de no­va ma­triz cur­ri­cu­lar

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ro­sân­ge­la Gris

odi­a­rio.com Pro­fes­so­res e es­tu­dan­tes da re­de es­ta­du­al de en­si­no em Ma­rin­gá pro­gra­ma­ram pa­ra ho­je um pro­tes­to con­tra a pro­pos­ta do go­ver­no do Es­ta­do de im­plan­tar uma no­va ma­triz cur­ri­cu­lar a par­tir do pró­xi­mo ano le­ti­vo. A ação de­ve co­me­çar às 8h30, na Pra­ça Ra­po­so Ta­va­res, no cen­tro. De lá, os ma­ni­fes­tan­tes se­guem até o Nú­cleo Re­gi­o­nal de Edu­ca­ção (NRE).

A no­va ma­triz pa­ra o en­si­no fun­da­men­tal e mé­dio pre­ten­de am­pli­ar a car­ga ho­rá­ria das dis­ci­pli­nas de Lín­gua Por­tu­gue­sa e Ma­te­má­ti­ca. Pa­ra is­so, Fi­lo­so­fia, Sociologia, Ar­tes e Edu­ca­ção Fí­si­ca te­rão ho­rá­rio re­du­zi­do.

“A pro­pos­ta tem o mé­ri­to de am­pli­a­ção da car­ga ho­rá­ria, mas ao mes­mo tem­po in­ter­fe­re sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te na con­so­li­da­ção de al­gu­mas dis­ci­pli­nas”, ex­pli­cou a pro­fes­so­ra Vil­ma Garcia da Sil­va, pre­si­den­te re­gi­o­nal do Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res em Edu­ca­ção Pú­bli­ca do Pa­ra­ná (APP-Sin­di­ca­to).

Se­gun­do a APP, a de­ci­são da se­cre­ta­ria não foi dis­cu­ti­da com edu­ca­do­res e co­mu­ni­da­de. “Foi re­a­li­za­da ape­nas uma con­sul­ta pe­la internet, que fi­cou no ar por 4 di­as, tem­po in­su­fi­ci­en­te pa­ra um de­ba­te am­plo”, dis­se Vil­ma.

Além da APP Sin­di­ca­to, o ato é or­ga­ni­za­do por grê­mi­os es­tu­dan­tis, União Sa­ran­di­en­se dos Es­tu­dan­tes Se­cun­da­ris­tas (USES), União Ma­rin­ga­en­se dos Es­tu­dan­tes Se­cun­da­ris­tas (UMES), Cen­tral Úni­ca dos tra­ba­lha­do­res (CUT) e Cen­tral Sin­di­cal e Po­pu­lar “Con­lu­tas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.