Ma­rin­gá ga­nha Cen­tro de Ino­va­ção

En­ti­da­de se­rá inau­gu­ra­da ho­je e ser­vi­rá co­mo pon­te pa­ra par­ce­ri­as en­tre o se­tor pro­du­ti­vo e ins­ti­tui­ções de en­si­no; ob­je­ti­vo é be­ne­fi­ci­ar to­da a re­gião

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Se­rá lan­ça­do ho­je o Cen­tro de Ino­va­ção de Ma­rin­gá (CIM), ins­ti­tui­ção que de­ve li­de­rar o pro­ces­so de par­ce­ri­as en­tre en­ti­da­des do se­tor pro­du­ti­vo e ins­ti­tui­ções de en­si­no, cri­an­do al­ter­na­ti­vas pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da eco­no­mia na re­gião. O lan­ça­men­to es­tá mar­ca­do pa­ra as 19 ho­ras, no au­di­tó­rio Miguel Kfoury Ne­to, na As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e Em­pre­sa­ri­al de Ma­rin­gá (Acim), jun­to com a inau­gu­ra­ção vir­tu­al da no­va se­de da In­cu­ba­do­ra Tec­no­ló­gi­ca de Ma­rin­gá.

Na ma­nhã de on­tem, du­ran­te reu­nião com a im­pren­sa na se­de da Acim, o pre­fei­to Sil­vio Bar­ros (PP) e o vi­ce-pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do do Pa­ra­ná (Fi­ep), Car­los Wal­ter Mar­tins Pe­dro, apre­sen­ta­ram o pro­je­to do CIM, que es­tá ba­se­a­do em qua­tro pi­la­res: es­tí­mu­lo das em­pre­sas pa­ra o uso da ino­va­ção; pos­si­bi­li­tar in­ves­ti­men­tos pa­ra atrair cen­tros de ino­va­ção pri­va­dos; cri­ar me­ca­nis­mos pa­ra as em­pre­sas su­pe­ra­rem o pe­río­do de ino­va­ção; e cri­ar me­ca­nis­mos le­gais pa­ra o poder pú­bli­co ad­qui­rir pro­je­tos de ino­va­ção.

De acor­do com o pre­fei­to, o pro­je­to do CIM foi pen­sa­do pa­ra a re­gião de Ma­rin­gá co­mo um to­do, po­den­do be­ne­fi­ci­ar em­pre­sas ins­ta­la­das em qual­quer um dos mu­ni­cí­pi­os da re­gião. “O pro­je­to nas­ceu den­tro do ‘Ma­rin­gá 2030’, ela­bo­ra­do pe­lo Con­se­lho de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co de Ma­rin­gá (Co­dem), que já pre­vê be­ne­fí­ci­os tam­bém pa­ra as ci­da­des pró­xi­mas.”

A pro­pos­ta ga­nhou cor­po nos úl­ti­mos 2 anos, quan­do co­me­çou a ser de­ba­ti­da pe­la pre­fei­tu­ra, Se­brae e ou­tros par­cei­ros do se­tor pro­du­ti­vo. O pri­mei­ro pas­so foi iden­ti­fi­car as áre­as com po­ten­ci­al de ino­va­ção, pri­o­ri­zan­do edu­ca­ção, ves­tuá­rio, agronegócio, soft­ware, me­ta­lo­me­câ­ni­ca, saú­de e se­tor su­cro­al­co­o­lei­ro, com pos­si­bi­li­da­de de in­cluir os seg­men­tos ae­ro­es­pa­ci­al, de tu­ris­mo, lo­gís­ti­ca e de­sign.

Mar­tins Pe­dro ex­pli­cou que mui­tas em­pre­sas, ou mes­mo en­ti­da­des, não pos­su­em ca­pa­ci­da­de ou con­di­ções de in­ves­tir em pes­qui­sa iso­la­da­men­te, o que se­rá pos­sí­vel por meio do Cen­tro de Ino­va­ção. “O Cen­tro de Ino­va­ção e a no­va in­cu­ba­do­ra se­rão im­por­tan­tes fer­ra­men­tas no de­sen­vol­vi­men­to re­gi­o­nal.”

O vi­ce-pre­si­den­te da Fi­ep des­ta­cou que a com­pe­ti­ção no se­tor pro­du­ti­vo é vo­raz - e a saí­da é ino­var. “As má­qui­nas na­ci­o­nais uti­li­zam em lar­ga es­ca­la com­po­nen­tes im­por­ta­dos, que po­dem tor­nar o pre­ço dos equi­pa­men­tos in­viá­veis, en­quan­to te­mos con­di­ções de cri­ar e pro­du­zir aqui es­ses com­po­nen­tes”, ci­tou.

O CIM, que vai fun­ci­o­nar jun­to com a In­cu­ba­do­ra Tec­no­ló­gi­ca no ar­ma­zém que per­ten­cia ao Instituto Bra­si­lei­ro do Ca­fé (IBC), pró­xi­mo à ro­do­viá­ria, se­rá pre­si­di­do por Sil­vio Bar­ros, es­co­lhi­do pe­las en­ti­da­des par­cei­ras pa­ra re­a­li­zar o tra­ba­lho co­mo vo­lun­tá­rio.

Du­ran­te o lan­ça­men­to do CIM e inau­gu­ra­ção vir­tu­al da se­de da In­cu­ba­do­ra, o con­sul­tor Ro­ber­to Spo­li­do­ro fa­rá uma pa­les­tra so­bre “Cen­tros de Ino­va­ção no Bra­sil e no Ex­te­ri­or – Ten­dên­ci­as e Pers­pec­ti­vas”. O do­cu­men­to “Ma­rin­gá 2030” – que es­ta­be­le­ce di­re­tri­zes pa­ra os pró­xi­mos 18 anos – tra­ça pri­o­ri­da­des a te­rem aten­ção es­pe­ci­al do poder pú­bli­co. A pro­pos­ta de­fi­niu me­tas nas áre­as de de­sen­vol­vi­men­to, co­mér­cio, in­dús­tria, saú­de e edu­ca­ção, en­tre ou­tros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.