DIAADIA

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

Três anos

A pre­fei­ta Maly, em con­jun­to com a equi­pe de meio am­bi­en­te, vi­nha ten­tan­do re­cur­sos pa­ra es­se pro­je­to ha­via três anos.

Ener­gia

Pe­lo pro­je­to da Co­pel, que ob­te­ve pa­re­cer fa­vo­rá­vel da Ane­el, se­rão in­ves­ti­dos cer­ca de R$ 21 mi­lhões pa­ra pes­qui­sa e de­sen­vol­vi­men­to de ge­ra­ção de ener­gia do li­xo or­gâ­ni­co no ater­ro de No­va Es­pe­ran­ça (a 46 quilô­me­tros de Ma­rin­gá).

Su­por­te

Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de San­ta Ca­ta­ri­na (UFSC), com ex­pe­ri­ên­cia em pro­je­tos se­me­lhan­tes em gran­des em­pre­sas, da­rá o su­por­te aca­dê­mi­co à pes­qui­sa e de­sen­vol­vi­men­to da tec­no­lo­gia de ge­ra­ção al­ter­na­ti­va de ener­gia.

Pi­o­nei­ris­mo

A se­cre­tá­ria de Meio Am­bi­en­te de No­va Es­pe­ran­ça, Adé­lia Pi­chek, es­tá en­tu­si­as­ma­da com o avan­ço do pro­je­to e mais es­se pi­o­nei­ris­mo do mu­ni­cí­pio. O pre­fei­to elei­to, Ger­son Za­nus­so (PSD), já as­si­nou ter­mo de apoio ao pro­je­to.

Ex­pec­ta­ti­va

Quin­ta-fei­ra de ex­pec­ta­ti­va em Ma­rin­gá. Depois de ama­nhã, o TSE po­de­rá de­ci­dir o cha­ma­do “Ca­so Pu­pin”.

Es­ta­du­al

O jo­vem pre­fei­to de San­ta Fé (a 50 quilô­me­tros de Ma­rin­gá), Fer­nan­do Bram­bil­la (PMDB), tem si­do in­cen­ti­va­do pa­ra se can­di­da­tar a de­pu­ta­do es­ta­du­al. Ele cum­priu dois man­da­tos, elo­gi­a­dos, che­gan­do a pre­si­dir a As­so­ci­a­ção dos Mu­ni­cí­pi­os do Se­ten­trião Pa­ra­na­en­se (Amu­sep), em 2011.

Pró-Amu­sep

A re­a­ti­va­ção do Pro­gra­ma de De­sen­vol­vi­men­to da Amu­sep (Pró-Amu­sep), por meio do Fórum de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co da Re­gião, foi uma ini­ci­a­ti­va de Fer­nan­do Bram­bil­la, con­ti­nu­a­da pe­lo pre­si­den­te da ges­tão 2012, Van­der­lei San­ti­ni (PSB).

Tran­si­ção

Fer­nan­do Bram­bil­la já se reu­niu du­as ve­zes com o pre­fei­to elei­to de San­ta Fé, Ed­son Pa­lot­ta Net­to (PSDB). Os atu­ais se­cre­tá­ri­os re­pas­sam in­for­ma­ções pa­ra os fu­tu­ros ocu­pan­tes dos car­gos.

Reu­nião

Nos pró­xi­mos di­as, Fer­nan­do Bram­bil­la e o vi­ce de­le vão se en­con­trar com o pre­fei­to e o vi­ce elei­tos, e as equi­pe de go­ver­no. Tudo pa­ra que San­ta Fé te­nha a tran­si­ção mais tran­qui­la e efi­ci­en­te pos­sí­vel. Exem­plo a ser se­gui­do.

Ví­rus

Mais uma on­da de gri­pe dei­xa os ma­rin­ga­en­ses no es­ta­lei­ro. Pos­tos de saú­de es­tão lo­ta­dos.

Vi­ver

Na ex­pec­ta­ti­va de con­tar com a par­ti­ci­pa­ção de mais de mil pes­so­as, en­tre adul­tos e cri­an­ças, a Uni­med Re­gi­o­nal Ma­rin­gá pro­mo­ve ama­nhã, das 17 às 20 ho­ras, na Vi­la Olím­pi­ca, em Ma­rin­gá, o pro­gra­ma “Vi­ver Uni­med”. Di­nâ­mi­ca Es­tá pro­gra­ma­da uma di­nâ­mi­ca es­por­ti­va no pal­co com um edu­ca­dor fí­si­co, ori­en­ta­ções so­bre cui­da­dos com a saú­de e ou­tras ações. En­tre os atra­ti­vos, brin­que­dos in­flá­veis com o acom­pa­nha­men­to de mo­ni­to­res, ofi­ci­nas de pin­tu­ra, au­la de alon­ga­men­to, di­cas so­bre saú­de e cui­da­dos com o cor­po.

In­su­por­tá­vel

Mo­ra­do­res do Jar­dim Pau­lis­ta, prin­ci­pal­men­te, da Rua Pi­o­nei­ro João Nunes, não ti­ve­ram sos­se­go do­min­go. Alar­me de uma re­si­dên­cia dis­pa­rou às 7h35 e o do­no da ca­sa só che­gou pa­ra des­li­gá-lo às 18 ho­ras.

Úl­ti­ma

Qua­se im­pos­sí­vel fa­lar pe­la Tim on­tem pe­la ma­nhã. Li­ga­ções não se com­ple­ta­vam ou, quan­do al­guém aten­dia, cai­am lo­go em se­gui­da. La­men­tá­vel, o des­res­pei­to con­ti­nu­a­do e ca­da vez mai­or com os cli­en­tes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.