Cesp re­jei­ta pro­pos­ta e não re­no­va con­ces­sões

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Agên­cia Es­ta­do

re­da­cao@odi­a­rio.com A re­vi­são do va­lor de in­de­ni­za­ção e a de­ci­são do go­ver­no de res­sar­cir as ge­ra­do­ras pe­los in­ves­ti­men­tos fei­tos em am­pli­a­ções, re­for­mas, me­lho­ri­as e mo­der­ni­za­ções não con­ven­ce­ram a Com­pa­nhia Ener­gé­ti­ca de São Pau­lo (Cesp) a an­te­ci­par a re­no­va­ção das con­ces­sões com ven­ci­men­tos em 2015. Em as­sem­bleia re­a­li­za­da on­tem, os aci­o­nis­tas re­cu­sa­ram a re­no­va­ção, até mes­mo da Hi­dre­lé­tri­ca de Três Irmãos, cu­jo con­tra­to ven­ceu em de­zem­bro de 2011. As­sim, a usi­na já po­de­rá ser re­to­ma­da pe­la União.

“Não con­cor­da­mos com os va­lo­res de in­de­ni­za­ção. Ain­da não sa­be­mos co­mo, mas va­mos ter de con­tes­tar”, afir­mou o pre­si­den­te da es­ta­tal, Mau­ro Ar­ce. Com a de­ci­são, o go­ver­no te­rá de ado­tar me­di­das al­ter­na­ti­vas, co­mo re­du­ção de im­pos­tos e en­car­gos, pa­ra ga­ran­tir o cor­te mé­dio de 20% na con­ta de luz do bra­si­lei­ro a par­tir de 2013. Is­so sem con­si­de­rar a vo­ta­ção da es­ta­tal mi­nei­ra Ce­mig, que dei­xou ho­je a de­ci­são de re­no­var ou não os con­tra­tos. A em­pre­sa já re­cu­sou a pror­ro­ga­ção dos con­tra­tos de três usi­nas.

Na di­re­ção opos­ta, a Com­pa­nhia de Trans­mis­são de Ener­gia Elé­tri­ca Pau­lis­ta (Cte­ep), que no mês pas­sa­do re­co­men­dou aos aci­o­nis­tas a não re­no­va­ção dos ati­vos, on­tem vol­tou atrás e de­ci­diu acei­tar a pro­pos­ta do go­ver­no. Em co­mu­ni­ca­do, afir­mou que “após a de­vi­da aná­li­se dos es­tu­dos apre­sen­ta­dos pe­la di­re­to­ria e da no­va pro­pos­ta do go­ver­no, que dá di­rei­to à in­de­ni­za­ção re­fe­ren­te aos ati­vos an­te­ri­o­res a 2000, os aci­o­nis­tas apro­va­ram por una­ni­mi­da­de a pror­ro­ga­ção”.

Com as mu­dan­ças fei­tas pe­lo go­ver­no, a re­no­va­ção das ins­ta­la­ções de trans­mis­são se mos­trou mais van­ta­jo­sa do que a das ge­ra­do­ras. Na sex­ta-fei­ra, a Com­pa­nhia Pa­ra­na­en­se de Ener­gia (Co­pel), por exem­plo, apro­vou a re­no­va­ção da re­de de trans­mis­são e re­pro­vou a pror­ro­ga­ção dos con­tra­tos de qua­tro usi­nas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.