Mú­si­ca sa­cra

CAN­TO Con­cer­to de Mú­si­ca Sa­cra reú­ne Pa­ró­quia Cris­to Res­sus­ci­ta­do, no do­min­go qua­tro gru­pos de Ma­rin­gá em apre­sen­ta­ção na

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com Em uma das frases do teó­lo­go San­to Agos­ti­nho, ele afir­mou que “Tra­du­zin­do: “Qu­em can­ta uma vez, re­za du­as”.

Sinô­ni­mo de mú­si­ca re­li­gi­o­sa, a mú­si­ca sa­cra re­tor­na à tra­di­ção do sé­cu­lo 18, de se apre­sen­tar em igre­jas e ca­pe­las, pa­ra a apre­sen­ta­ção do Con­cer­to de Mú­si­ca Sa­cra, que se­rá re­a­li­za­do na Pa­ró­quia Cris­to Res­sus­ci­ta­do, zo­na 5 de Ma­rin­gá. Já in­cor­po­ran­do o es­pí­ri­to na­ta­li­no, co­rais­de­di­ver­sas­for­ma­ções, co­mo o Co­ro do Cur­so de Gra­du­a­ção em Mú­si­ca, Co­ro Fe­mi­ni­no do Cen­tro de Ci­ên­ci­as Hu­ma­nas, Le­tras e Ar­tes e Co­ral da Es­co­la de Mú­si­ca se apre­sen­tam no pró­xi­mo do­min­go, às 20h, em uma re­a­li­za­ção anu­al do De­par­ta­men­to­deMú­si­ca­daUEM.

O con­cer­to ocor­re­rá só após a mis­sa na pa­ró­quia, por is­so é to­tal­men­te aber­to à po­pu­la­ção. “Não tem re­la­ção ne­nhu­ma com o cul­to, en­tão é aber­to pa­ra qu­em qui­ser apre­ci­ar a mú­si­ca sa­cra, in­de­pen­den­te da re­li­gião”, diz a ma­es­tri­na Andréia Anhe­zi­ni, or­ga­ni­za­do­ra do con­cer­to.

Além dos co­rais da UEM, haverá a par­ti­ci­pa­ção es­pe­ci­al do Co­ral Cris­to Res­sus­ci­ta­do, da pró­pria pa­ró­quia. A apre­sen­ta­ção fi­nal con­ta­rá com a pre­sen­ça dos 150 co­ra­lis­tas par­ti­ci­pan­tes de to­dos os gru­pos en­to­an­do as mú­si­cas na­ta­li­nas “O Me­ni­no Che­ga” e “Por Amor Vai Re­nas­cer”. “São can­ções mui­to po­pu­la­res no na­tal bra­si­lei­ro, por is­so es­co­lhe­mos apre­sen­tá-las”, ex­pli­ca ela. O pro­gra­ma mu­si­cal de­fi­ni­do pa­ra es­ta edi­ção abor­da vá­ri­as épo­cas e es­ti­los da mú­si­ca sa­cra, co­mo o clás­si­co “Ave Ve­rum”, de Mo­zart, ou “Re­gi­na Ca­e­li”, do com­po­si­tor bra­si­lei­ro Os­val­do Mo­ri.

Ter­cei­ra edi­ção

É o ter­cei­ro ano con­se­cu­ti­vo que a UEM re­a­li­za es­sa apre­sen­ta­ção de fi­nal de ano com re­per­tó­rio pró­prio pa­ra co­rais, mas a pri­mei­ra vez que reú­ne qua­tro gru­pos em um só dia. A es­co­lha pe­la pa­ró­quia, além de fa­vo­re­cer a am­bi­en­ta­ção do es­ti­lo mu­si­cal es­co­lhi­do, tam­bém per­mi­te um mai­or apro­vei­ta­men­to da acús­ti­ca. “Es­sa igre­ja apre­sen­ta uma re­a­li­da­de de es­pa­ço acús­ti­co mui­to pro­pí­cio pa­ra um con­cer­to des­sa na­tu­re­za. É gran­de, o al­tar per­mi­te que vá­ri­os co­ros pos­sam can­tar jun­tos”, ob­ser­va Andréia. As mú­si­cas apre­sen­ta­das, diz, tam­bém fo­ram pen­sa­das pa­ra apre­sen­ta­ções­nes­se­am­bi­en­te.

Pa­ró­quia de 1969

A Pa­ró­quia Cris­to Res­su­ci­ta­do foi cri­a­da por Dom Jai­me Luiz Co­e­lho no dia 18 de de­zem­bro de 1969, no­me­an­do o pa­dre Ge­ral­do Sch­nei­der co­mo pá­ro­co. Atu­al­men­te, é co­or­de­na­da pe­lo pa­dre Jú­lio Antônio da Sil­va, in­cen­ti­va­dor da mú­si­ca na igre­ja, que com­por­ta se­ma­nal­men­te en­sai­os do co­ral da ca­sa, res­pon­sá­vel por abrir a apre­sen­ta­ção do con­cer­to com “Ag­nus Dei”.

Os pre­pa­ra­ti­vos pa­ra o con­cer­to co­me­ça­ram ao lon­go des­te se­mes­tre e os en­sai­os se in­ten­si­fi­ca­ram nas úl­ti­mas se­ma­nas. As mú­si­cas selecionadas têm uma te­má­ti­ca sa­cra, ofe­re­cen­do uma di­ver­si­da­de mai­or do gê­ne­ro. “No de­par­ta­men­to de mú­si­ca nós nos de­di­ca­mos a vá­ri­os gê­ne­ros, e pen­sa­mos na mú­si­ca sa­cra jus­ta­men­te por­que é in­te­res­san­te pa­ra os alu­nos de mú­si­ca tran­si­ta­rem nes­se es­ti­lo”, des­ta­ca a ma­es­tri­na Andréia.

João Cláudio Fra­go­so

O Co­ro Fe­mi­ni­no do CCH é um dos gru­pos que se apre­sen­ta no Con­cer­to de Mú­si­ca Sa­cra nes­te do­min­go; en­saio do gru­po acon­te­ceu on­tem na UEM e re­per­tó­rio do co­ro con­ta com três can­ções

Con­cer­to de Mú­si­ca Sa­cra Da­ta: 9 de de­zem­bro (do­min­go) Lo­cal: Pa­ró­quia Cris­to Res­sus­ci­ta­do En­de­re­ço: Av. Rio Bran­co, 1.000 Ho­rá­rio: 20h En­tra­da fran­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.