Pre­vi­na-se con­tra as vá­ri­as ‘ar­ma­di­lhas de fim de ano’

SER­VI­ÇO Pe­río­do de fes­tas in­cen­ti­va o con­su­mo e as vi­a­gens, si­tu­a­ções em que vo­cê de­ve re­do­brar cui­da­dos li­ga­dos à se­gu­ran­ça pes­so­al, fi­nan­cei­ra e de seus bens; con­fi­ra di­cas de O Diá­rio

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com O ope­ra­dor de áu­dio An­der­son Al­ci­des po­de ser ci­ta­do co­mo um bom exem­plo de con­su­mi­dor pre­ca­vi­do. Não ti­ra a car­tei­ra do bol­so sem an­tes pes­qui­sar pre­ço, se­ja na internet ou ba­ten­do per­na de lo­ja em lo­ja. Em bus­ca do me­lhor pre­ço, ele diz, po­rém, que não se dei­xa le­var por pro­du­tos ba­ra­tos de­mais em si­tes sus­pei­tos. “Sem­pre com­pro de ven­de­do­res con­fiá­veis.”

Pa­ra se ter uma ideia, ape­nas pa­ra com­prar o car­ro fo­ram 3 me­ses de co­ta­ções diá­ri­as em si­tes es­pe­ci­a­li­za­dos e re­ven­das. Os 90 di­as de bus­ca sur­ti­ram efei­to. Com­prou um Volkswa­gen Bora com­ple­to, pe­lo pre­ço de um bá­si­co.

As di­cas de Al­ci­des es­tão en­tre as mais co­muns quan­do se fa­la em evi­tar pro­ble­mas com as com­pras de fim de ano. Pes­qui­sa e cau­te­la fun­ci­o­nam co­mo es­cu­dos con­tra as ar­ma­di­lhas des­te pe­río­do. Uma des­tas ci­la­das, por si­nal, é a ven­da no car­tão de cré­di­to: se­gun­do o Có­di­go de De­fe­sa do Con­su­mi­dor, as lo­jas não po­dem exi­gir va­lor mí­ni­mo pa­ra pa­ga­men­tos de ca­da par­ce­la em com­pras efe­tu­a­das com car­tão.

Du­as lo­jas fo­ram de­nun­ci­a­das na se­ma­na pas­sa­da por co­brar va­lor mí­ni­mo por par­ce­la. “Se o es­ta­be­le­ci­men­to per­mi­te par­ce­la­men­to em até cin­co ve­zes, o con­su­mi­dor po­de pagar R$ 10 em cin­co pres­ta­ções de R$ 2”, exem­pli­fi­ca o co­or­de­na­dor do Pro­con em Ma­rin­gá, Ro­dri­go Va­len­te.

Tam­bém há lo­jas que in­frin­gem a lei e co­bram va­lo­res diferentes pa­ra pa­ga­men­to à vis­ta em di­nhei­ro e no car­tão. Se­gun­do pes­qui­sa da As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e Em­pre­sa­ri­al de Ma­rin­gá (Acim), 32% dos cli­en­tes vão pagar as com­pras de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.