Atle­tas de Per­nam­bu­co fi­cam ‘pre­sos’ em Ma­rin­gá

Des­de do­min­go, de­le­ga­ção que par­ti­ci­pou da Co­pa Bra­sil de Ta­ekwon­do es­tá im­pe­di­da de re­tor­nar, por pro­ble­mas nas pas­sa­gens aé­re­as. Si­tu­a­ção só foi nor­ma­li­za­da on­tem

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Par­te da de­le­ga­ção de Per­nam­bu­co, que par­ti­ci­pou da Co­pa Bra­sil de Ta­ekwon­do, re­a­li­za­da em Ma­rin­gá, ain­da não con­se­guiu re­tor­nar ao Es­ta­do e os atle­tas ti­ve­ram que dor­mir no Ae­ro­por­to Re­gi­o­nal Síl­vio Na­me Jú­ni­or e de­pen­der da aju­da de ou­tras pes­so­as pa­ra se ali­men­tar. O pro­ble­ma ocor­reu, por­que as em­pre­sas aé­re­as não re­co­nhe­ce­ram co­mo ver­da­dei­ras al­gu­mas das pas­sa­gens de vol­ta.

A de­le­ga­ção, for­ma­da por trin­ta atle­tas e téc­ni­cos, che­gou a Ma­rin­gá na quin­ta-fei­ra pas­sa­da, depois de vi­a­jar pe­la Gol e pe­la Trip. Na sex­ta, ini­ci­ou a par­ti­ci­pa­ção na com­pe­ti­ção, jun­ta­men­te, com ou­tros 800 atle­tas de to­do o Bra­sil. O cam­pe­o­na­to, na Ci­da­de Can­ção, en­cer­rou o ca­len­dá­rio ofi­ci­al do ano, dos even­tos que con­ta­vam pon­tos pa­ra o ran­king na­ci­o­nal e foi, se­gun­do os atle­tas, um dos prin­ci­pais even­tos da mo­da­li­da­de no Bra­sil em 2012.

“Nós so­mos atle­tas ama­do­res. Te­mos di­fi­cul­da­de de pa­tro­cí­nio e até mes­mo pa­ra con­tar com o apoio go­ver­na­men­tal pa­ra as vi­a­gens”, dis­se o téc­ni­co da equi­pe, pro­fes­sor Eli­el Aze­ve­do. Se­gun­do ele, as pas­sa­gens fo­ram com­pra­das de uma agên­cia que ofe­re­cia pre­ços mais bai­xos do que das con­cor­ren­tes. “Tal­vez te­nha si­do nos­so er­ro”, ava­li­ou.

A in­for­ma­ção de que as on­ze pas­sa­gens não ti­nham va­li­da­de foi re­pas­sa­da, no do­min­go à noi­te, quan­do a de­le­ga­ção fa­zia o trâ­mi­te de em­bar­que no gui­chê da em­pre­sa aé­rea, no ae­ro­por­to. “O que erau­ma­vi­a­gem­co­mum,vi­rou­um dra­ma”, des­ta­cou o téc­ni­co. “Não tí­nha­mos on­de fi­car, nem di­nhei­ro­pa­ra­as­re­fei­ções”,acres­cen­tou.

O jei­to foi dor­mir no ae­ro­por­to, re­par­tir sal­ga­di­nhos com­pra­dos com o pou­co di­nhei­ro de um ou ou­tro atle­ta e an­dar a pé pe­la ci­da­de. “Foi de­ses­pe­ra­dor, por­que so­mos to­dos mui­to jo­vens, não es­ta­mos acos­tu­ma­dos a vi­a­jar pa­ra tão lon­ge e não sa­bía­mos quan­do o pro­ble­ma te­ria so­lu­ção”, afir­mou o atle­ta Da­vid Ra­fa­el Fer­rei­ra Sil­va. “Nos­sos pais de­vem ter fi­ca­do de­ses­pe­ra­dos”, res­sal­tou.

Al­guns atle­tas fi­ca­ram le­si­o­na­dos du­ran­te a com­pe­ti­ção e de­pen­di­am de re­tor­nar lo­go a Re­ci­fe pa­ra ini­ci­ar o tra­ta­men­to, ou­tros ti­nham com­pro­mis­so com tra­ba­lho e es­co­la. O dra­ma che­gou ao co­nhe­ci­men­to dos fa­mi­li­a­res. A par­tir daí, hou­ve uma mo­bi­li­za­ção e al­gu­mas pes­so­as se sen­si­bi­li­za­rem e en­vi­a­ram di­nhei­ro pa­ra so­cor­rer a de­le­ga­ção.

Os in­te­gran­tes da di­re­to­ria da Usi­na São José fi­ze­ram um de­pó­si­to na con­ta cor­ren­te do Ho­tel Ci­da­de Ver­de, de Ma­rin­gá, pa­ra a es­ta­dia da equi­pe até que uma so­lu­ção de­fi­ni­ti­va ocor­res­se. Um apresentador de TV de Re­ci­fe en­vi­ou cer­ta quan­tia pe­lo ban­co pa­ra ou­tras des­pe­sas. O se­cre­tá­rio exe­cu­ti­vo de Es­por­tes, Al­de­mir Te­les, en­trou em con­ta­to com a equi­pe pa­ra in­for­mar que a Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al pro­vi­den­cia a emis­são das pas­sa­gens.

Alo­ja­dos no Ho­tel Ci­da­de Ver­de, os atle­tas fi­ze­ram a pri­mei­ra re­fei­ção da se­ma­na no fim da tar­de de on­tem e es­ta­vam ali­vi­a­dos com a cer­te­za de que te­ri­am chu­vei­ro e ca­mas pa­ra dor­mir, tam­bém pe­la pri­mei­ra vez na se­ma­na.

Até on­tem não ha­via uma ex­pli­ca­ção plau­sí­vel pa­ra o im­bró­glio das pas­sa­gens. In­for­ma­ções pre­li­mi­na­res, no en- tan­to, in­di­cam que os bi­lhe­tes fo­ram com­pra­dos por uma agên­cia, que uti­li­zou car­tões de cré­di­to clo­na­dos.

On­tem, às 16 ho­ras, o pro­fes­sor Aze­ve­do re­ce­beu um te­le­fo­ne­ma do se­cre­tá­rio Te­les in­for­man­do que a Se­cre­ta­ria de Es­por­tes já ha­via pro­vi­den­ci­a­do as pas­sa­gens e que a equi­pe em­bar­ca­rá ho­je, às 17 ho­ras, no ae­ro­por­to de Ma­rin­gá, com a che­ga­da pre­vis­ta na ca­pi­tal per­nam­bu­ca­na, du­ran­te a ma­dru­ga­da.

João Cláudio Fra­go­so

Com aju­da de em­pre­sá­ri­os e do go­ver­no, de­le­ga­ção em­bar­ca ho­je às 17 ho­ras, no Ae­ro­por­to Síl­vio Na­me

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.