PF agiu cor­re­ta­men­te, diz mi­nis­tro

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­do

re­da­cao@odi­a­rio.com O mi­nis­tro da Jus­ti­ça, José Edu­ar­do Car­do­zo, afir­mou on­tem que a Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) não vi­o­lou nor­mas ope­ra­ci­o­nais, cum­priu a lei e “agiu de for­ma re­pu­bli­ca­na” na Ope­ra­ção Porto Se­gu­ro, que in­ves­ti­gou um es­que­ma de com­pra de pa­re­ce­res frau­du­len­tos em ór­gãos es­tra­té­gi­cos do go­ver­no em fa­vor de in­te­res­ses pri­va­dos. “Pa­ra or­gu­lho do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e do País, a Po­lí­cia Fe­de­ral não é mais uma po­lí­cia de go­ver­no, co­mo no pas­sa­do, mas uma po­lí­cia de Es­ta­do”, en­fa­ti­zou.

Em de­poi­men­to na Co­mis­são de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca na Câ­ma­ra, Car­do­zo ne­gou que o mi­nis­té­rio te­nha per­di­do o con­tro­le hi­e­rár­qui­co da PF, que te­nha si­do ame­a­ça­do de de­mis­são pe­la pre­si­den­te Dil­ma Rousseff e que a ope­ra­ção te­nha si­do mo­vi­da por dis­pu­tas po­lí­ti­cas in­ter­nas ou in­dis­ci­pli­na da Su­pe­rin­ten­dên­cia do ór­gão em São Pau­lo con­tra a se­de em Brasília.

De­fla­gra­da em 23 de no­vem­bro, a Ope­ra­ção Porto Se­gu­ro des­man­te­lou uma re­de de trá­fi­co de in­fluên­cia e com­pra de pa­re­ce­res em ór­gãos es­tra­té­gi­cos no go­ver­no, com en­vol­vi­men­to da che­fe de ga­bi­ne­te do es­cri­tó­rio da Pre­si­dên- “A Po­lí­cia Fe­de­ral não é mais uma po­lí­cia de go­ver­no, co­mo no pas­sa­do, mas uma po­lí­cia de Es­ta­do” cia em São Pau­lo, Ro­se­mary Nó­voa de No­ro­nha. Car­do­zo ga­ran­tiu que não hou­ve avi­so pré­vio da Ope­ra­ção ao Ga­bi­ne­te da Se­gu­ran­ça Ins­ti­tu­ci­o­nal (GSI) nem à Ad­vo­ca­cia-Ge­ral da União (CGU), co­mo foi no­ti­ci­a­do. “Eu que os avi­sei, no mo­men­to opor­tu­no, depois que a ope­ra­ção foi de­fla­gra­da, por ori­en­ta­ção da PF e den­tro do que de­ter­mi­na­va a or­dem ju­di­ci­al”, en­fa­ti­zou o mi­nis­tro. “Em ope­ra­ções po­li­ci­ais, só as par­tes e as au­to­ri­da­des que atu­am di­re­ta­men­te no inqué­ri­to to­mam co­nhe­ci­men­to do fa­to no pri­mei­ro mo­men­to”, ex­pli­cou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.