Es­ta­dos ne­go­ci­am der­ru­ba­da de ve­to ao pro­je­to de royal­ti­es

Pe­lo me­nos 11 go­ver­na­do­res fo­ram on­tem a Brasília, on­de con­se­gui­ram con­vo­car lí­de­res par­ti­dá­ri­os pa­ra reu­nião ho­je; RJ e ES não se­ri­am pre­ju­di­ca­dos com a no­va di­vi­são

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­do

re­da­cao@odi­a­rio.com Go­ver­na­do­res de 11 Es­ta­dos e re­pre­sen­tan­tes de ou­tros se­te reu­ni­ram-se on­tem em Brasília pa­ra pres­si­o­nar o Con­gres­so a der­ru­bar o ve­to par­ci­al da pre­si­den­te Dil­ma Rousseff ao pro­je­to que mu­da a dis­tri­bui­ção dos royal­ti­es do pe­tró­leo. Eles que­rem res­ta­be­le­cer a in­ci­dên­cia dos no­vos por­cen­tu­ais pa­ra as áre­as que já fo­ram li­ci­ta­das, o que per­mi­ti­ria re­ce­ber re­cur­sos já no pró­xi­mo ano.

O go­ver­na­dor do Ce­a­rá, Cid Go­mes (PSB), te­le­fo­nou pa­ra o pre­si­den­te do Se­na­do, José Sar­ney (PMDB-AP), pa­ra ini­ci­ar a ne­go­ci­a­ção pe­la vo­ta­ção do ve­to. Tam­bém pre­sen­te à reu­nião, o go­ver­na­dor do Acre, Tião Vi­a­na (PT), foi es­ca­la­do pa­ra avi­sar a pre­si­den­te Dil­ma da de­ci­são. “Não é uma lu­ta con­tra a pre­si­den­te Dil­ma, ela foi in­du­zi­da ao er­ro”, dis­se Cid Go­mes. “Ne­nhum Es­ta­do per­de com es­sa di­vi­são. Ti­ve­mos a pre­o­cu­pa­ção de as­se­gu­rar ao Rio de Ja­nei­ro e ao Es­pí­ri­to San­to o que re­ce­be­ram em 2011 e a ele­va­ção da re­cei­ta, que se­rá me­lhor dis­tri­buí­da”, com­ple­tou.

O go­ver­na­dor de Ma­to Gros­so do Sul, André Puc­ci­ne­li (PMDB), afir­mou que a der­ru­ba­da do ve­to “Não é uma lu­ta con­tra a pre­si­den­te Dil­ma, ela foi in­du­zi­da ao er­ro” po­de ge­rar au­men­to de R$ 150 mi­lhões nas re­cei­tas do Es­ta­do.

O ar­gu­men­to cen­tral dos go­ver­na­do­res é de que a mu­dan­ça apro­va­da no Con­gres­so in­ci­de so­men­te so­bre a dis­tri­bui­ção dos re­cur­sos, não ten­do qual­quer re­la­ção com o con­tra­to pa­ra a ex­plo­ra­ção de pe­tró­leo, que é fir­ma­do en­tre em­pre­sas pe­tro­lei­ras e a Agên­cia Na­ci­o­nal do Pe­tró­leo (ANP). Eles re­fu­tam o ar­gu­men­to usa­do por Dil­ma pa­ra o ve­to so­bre “di­rei­to ad­qui­ri­do” dos pro­du­to­res. Pa­ra es­tes go­ver­na­do­res, os Es­ta­dos pro­du­to­res es­tão res­sal­va­dos com a ga­ran­tia de man­ter a ar­re­ca­da­ção de 2011.

De acor­do com os go­ver­na­do­res, o pre­si­den­te do Se­na­do vai con­vo­car os lí­de­res par­ti­dá­ri­os pa­ra dis­cu­tir o te­ma ho­je. O mes­mo de­ve ser fei­to na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. Eles pre­ten­dem mo­bi­li­zar co­or­de­na­do­res de ban­ca­das pa­ra con­se­guir a vo­ta­ção de ma­nei­ra rá­pi­da. O ob­je­ti­vo é vo­tar ain­da es­te ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.