Li­ris­mo de Di Ca­val­can­ti no MON

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Da re­da­ção

re­da­cao@odi­a­rio.com Pa­ra con­ti­nu­ar com as co­me­mo­ra­ções de uma dé­ca­da do Mu­seu Os­car Ni­e­meyer (MON), o es­pa­ço re­ce­be ama­nhã, às 19h, a ex­po­si­ção “Di Ca­val­can­ti, Bra­sil e Mo­der­nis­mo”. A mos­tra é uma re­tros­pec­ti­va de um dos mais ex­pres­si­vos ar­tis­tas do pe­río­do mo­der­nis­ta da ar­te bra­si­lei­ra, que re­tra­tou o po­vo e a cul­tu­ra do nos­so País.

Apro­xi­ma­da­men­te 80 obras, di­vi­di­das en­tre tra­ba­lhos so­bre te­la, pa­pel, de­se­nhos e aqua­re­las, es­tão na mos­tra e re­tra­tam a in­ti­mi­da­de e a ver­ten­te lí­ri­ca do pin­tor e de­se­nhis­ta ca­ri­o­ca. O cu­ra­dor Olí­vio Ta­va­res re­a­li­zou uma se­le­ção dos tra­ba­lhos mais sig­ni­fi­ca­ti­vos do ar­tis­ta pre­sen­tes tan­to em acer­vos mu- se­o­ló­gi­cos do Bra­sil quan­to em co­le­ções par­ti­cu­la­res.

A car­rei­ra ar­tís­ti­ca de Di Ca­val­can­ti se ini­ci­ou em 1914, quan­do, aos 13 anos pu­bli­cou, na Re­vis­ta FON-FON, no Rio de Ja­nei­ro, sua pri­mei­ra ca­ri­ca­tu­ra. Foi mo­rar em São Pau­lo pa­ra es­tu­dar Di­rei­to e aca­bou atu­an­do co­mo jornalista no jor­nal O Es­ta­do de São Pau­lo. Aos 20 anos, co­me­çou sua pro­du­ção co­mo pin­tor e no mes­mo ano fez sua pri­mei­ra ex­po­si­ção in­di­vi­du­al. Di Ca­val­can­ti foi tam­bém um dos or­ga­ni­za­do­res da Se­ma­na de Ar­te Mo­der­na de1922.

MON

Além da inau­gu­ra­ção da ex­po­si­ção so­bre o mo­der­nis­ta, ocor­re tam­bém no mu­seu o “Mais MON” - dia com ati­vi­da­des es­pe­ci­ais e em que o mu­seu fi­ca­rá aber­to até as 20h, com en­tra­da gra­tui­ta en­tre 18h e 20h. A pro­gra­ma­ção se ini­cia às 18h com o lan­ça­men­to do ma­king of “Múl­ti­ploLe­mins­ki”, que se­rá exi­bi­do no Olho; e às 18h30 haverá uma vi­si­ta me­di­da com Es­tre­la Le­mins­ki pe­la ex­po­si­ção que re­ve­la pe­cu­li­a­ri­da­des de seu pai, o ar­tis­ta mul­ti­fa­ce­ta­do Pau­lo Le­mins­ki.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.