Con­su­mi­dor es­tá mais ani­ma­do

Pes­qui­sa re­ve­la que es­te de­zem­bro de­ve ser o se­gun­do me­lhor dos úl­ti­mos 6 anos pa­ra o co­mér­cio; che­ga­da do Pa­pai No­el mar­ca aber­tu­ra ofi­ci­al do Na­tal In­gá

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Leonardo Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com Com a che­ga­da do Pa­pai No­el às 19 ho­ras de ho­je, Ma­rin­gá en­tra ofi­ci­al­men­te no cli­ma de Na­tal. E as fes­tas de fim de ano são mo­ti­vo de ale­gria tam­bém pa­ra o co­mér­cio: pes­qui­sa fei­ta pe­la As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e Em­pre­sa­ri­al de Ma­rin­gá (Acim) e Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) re­ve­la que es­te mês de­ve ser o se­gun­do me­lhor pa­ra o se­tor nos úl­ti­mos 6 anos.

O que apon­ta tal oti­mis­mo é o Ín­di­ce de Con­fi­an­ça do Con­su­mi­dor Ma­rin­ga­en­se (ICCM). O le­van­ta­men­to é fei­to to­dos os me­ses e, em de­zem­bro, a ta­xa de con­fi­an­ça su­biu 2,5 pon­tos em re­la­ção ao mês an­te­ri­or. “O ICCM foi su­pe­ri­or aos de­mais ao lon­go des­te ano, com de­sem­pe­nho aci­ma da mé­dia nos que­si­tos ge­ra­ção de ren­da e sa­tis­fa­ção fi­nan­cei­ra”, ex­pli­cou o co­or­de­na­dor da pes­qui­sa, o eco­no­mis­ta Joíl­son Di­as.

Nu­ma es­ca­la que vai até 200, a mar­ca des­te mês foi de 146 pon­tos. Em 2010, ano de me­lhor re­sul­ta­do, o ICCM che­gou a 147,5. Os da­dos são apu­ra­dos des­de 2006. Em com­pa­ra­ção com de­zem­bro de 2011, o ín­di­ce cres­ceu 11,5 pon­tos.

Se­gun­do o pre­si­den­te do Con­se­lho de Co­mér­cio e Ser­vi­ços da Acim, Moha­med Awa­da, os em­pre­sá­ri­os es­tão ani­ma­dos. “Já co­me­ça­mos a sen­tir o re­fle­xo dis­so des­de sá­ba­do, por cau­sa do 13º sa­lá­rio. Com a aber­tu­ra do Na­tal In­gá, a ex­pec­ta­ti­va é de um cli­ma me­lhor ain­da”, co­men­tou.

Ain­da de acor­do com a pes­qui- sa, os gas­tos com as com­pras de Na­tal de­vem mai­o­res es­te ano do que em 2011. En­tre os en­tre­vis­ta­dos, 28% dis­se­ram que vão gas­tar mais com pre­sen­tes. Ou­tros 49% dos con­su­mi­do­res pre­ten­dem gas­tar o mes­mo va­lor do ano pas­sa­do. Já com re­la­ção à for­ma co­mo se­rá usa­do o 13º, a pes­qui­sa re­ve­lou que 18% que­rem guar­dar o abo­no. O pa­ga­men­to de contas em atra­so de­ve ser a se­gun­da op­ção, com 14%. A com­pra de pre­sen­tes foi apon­ta­da por 11% dos con­su­mi­do­res, se­gui­da de vi­a­gem, com 10%. A re­for­ma da ca­sa é a es­co­lha de 4% dos en­tre­vis­ta­dos, e a tro­ca de veí­cu­lo, de 3%. Ao to­do 539, con­su­mi­do­res ma­rin­ga­en­ses fo­ram ou­vi­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.