Wes­ley Tu­ler se­rá ho­me­na­ge­a­do

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ivy Val­sec­chi

ivy­val­sec­chi@odi­a­rio.com O den­tis­ta e pro­fes­sor dou­tor Wes­ley Fal­cão Tu­ler se­rá ho­me­na­ge­a­do ho­je com o tí­tu­lo de ci­da­dão be­ne­mé­ri­to, con­ce­di­do pe­la Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá. O pro­je­to que ou­tor­ga o tí­tu­lo a Tu­ler foi pro­pos­to pe­los ve­re­a­do­res Luiz do Pos­ti­nho (PRP) e Be­li­no Bra­vin Fi­lho (PP), e apro­va­do na ses­são de 3 de ju­lho. “A Câ­ma­ra tem ho­me­na­ge­a­do di­ver­sas pes­so­as que pres­tam ser­vi­ços re­le­van­tes pa­ra a ci­da­de, es­pe­ci­al­men­te na área as­sis­ten­ci­al. Quan­do há apro­va­ções nes­se sen­ti­do, é por­que os ve­re­a­do­res que apre­sen­ta­ram o pro­je­to têm co­nhe­ci­men­to do tra­ba­lho fei­to pe­la pes­soa em be­ne­fí­cio da co­mu­ni­da­de”, es­cla­re­ce o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Má­rio Hos­so­kawa (PMDB).

Se­gun­do Luiz do Pos­ti­nho, Tu­ler é me­re­ce­dor do tí­tu­lo pois há mui­tos anos pres­ta ser­vi­ços im­por­tan­tes em prol da co­mu­ni­da­de. “Mui­tas pes­so­as já fo­ram be­ne­fi­ci­a­das por ele.”

Tu­ler nas­ceu em Mar­ti­nó­po­lis (SP) e mo­ra em Ma­rin­gá há 24 anos. É ca­sa­do com Márcia Cris­ti­na Moreira Tu­ler, com qu­em tem dois fi­lhos. O ho­me­na­ge­a­do é gra­du­a­do ci­rur­gião den­tis­ta pe­la Uni­ver­si­da­de do Oes­te Pau­lis­ta (Uno­es­te), tem mes­tra­do em ci­rur­gia bu­co­ma­xi­lo­fa­ci­al pe­la Uni­ver­si­da­de de Ma­rí­lia (Uni­mar) e dou­to­ra­do em Bi­o­lo­gia pe­la Uni­ver­si­da­de do Sa­gra­do Co­ra­ção (USC). Atu­al­men­te é pro­fes­sor ti­tu­lar do Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio de Ma­rin­gá (Ce­su­mar), no cur­so de Odon­to­lo­gia, e é co­or­de­na­dor do cur­so de Es­pe­ci­a­li­za­ção em Im­plan­to­don­tia da ins­ti­tui­ção. Te­nho 50 anos, sou den­tis­ta e tra­ba­lho com a co­mu­ni­da­de des­de que che­guei em Ma­rin­gá, em 1988. Tra­ba­lhei co­mo den­tis­ta na pre­fei­tu­ra por 12 anos e fui co­or­de­na­dor do cur­so de Pe­ri­o­don­tia da As­so­ci­a­ção Ma­rin­ga­en­se de Odon­to­lo­gia (AMO). Nes­ta fun­ção, aten­di a co­mu­ni­da­de por 10 anos, com tra­ta­men­to de gen­gi­va gra­tui­to. Atu­al­men­te, sou co­or­de­na­dor do cur­so de Es­pe­ci­a­li­za­ção em Im­plan­to­don­tia do Ce­su­mar. No cur­so, fa­ze­mos tra­ta­men­tos que aju­dam mui­ta gen­te, por pre­ços me­no­res que os pra­ti­ca­dos no mer­ca­do. Aju­da­mos pa­ci­en­tes que não con­se­gui­am mas­ti­gar nem uma al­fa­ce, de­vol­ven­do to­da a fun­ção mas­ti­ga­tó­ria e trans­for­man­do a vi­da des­sa pes­soa na es­fe­ra so­ci­al, fa­mi­li­ar e pro­fis­si­o­nal. Fi­quei mui­to con­ten­te em ser es­co­lhi­do, pois re­co­nhe­ce o que um den­tis­ta faz pe­la co­mu­ni­da­de. sem­pre cor­reu de for­ma tran­qui­la. Sem­pre tra­ba­lhei fe­liz e cer­to da mis­são que cum­pria. O pro­je­to sem­pre foi fei­to com amor, ca­ri­nho, res­pon­sa­bi­li­da­de e com­pro­me­ti­men­to. O obs­tá­cu­lo es­tá em sem­pre ten­tar ser uma pes­soa que aju­da o pró­xi­mo, e es­tou sa­tis­fei­to com o re­sul­ta­do vis­to nos pa­ci­en­tes, de­vol­ven­do a saú­de bu­cal, au­to­es­ti­ma e qua­li­da­de de vi­da. Con­ti­nu­ar aten­den­do a co­mu­ni­da­de e re­a­li­zan­do im­plan­tes a cus­tos me­no­res, dan­do con­di­ções a qu­em não po­de fa­zer um tra­ta­men­to des­se no sis­te­ma par­ti­cu­lar e fa­zen­do as pes­so­as fe­li­zes. O tí­tu­lo é uma for­ma de for­ta­le­cer os so­nhos. Que­ro ca­da vez mais tra­ba­lhar em prol da co­mu­ni­da­de, de­vol­ven­do a saú­de bu­cal, pois o sor­ri­so é a par­te mais no­bre do ser hu­ma­no, e uma bo­ca sau­dá­vel pror­ro­ga vi­das e traz ale­gri­as. Meu avô tra­ba­lhou com odon­to­lo­gia até os 75 anos de ida­de. Ele é um es­pe­lho e que­ro che­gar nes­sa ida­de tra­ba­lhan­do tam­bém.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.