TV Câ­ma­ra co­me­ça a fun­ci­o­nar ho­je

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ivy Val­sec­chi

ivy­val­sec­chi@odi­a­rio.com A par­tir de ho­je, os ma­rin­ga­en­ses po­de­rão acom­pa­nhar pe­la TV as ses­sões da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal, além de pro­gra­ma­ção re­la­ci­o­na­da à Ca­sa. Se­rá lan­ça­da às 15h30 a TV Câ­ma­ra, fru­to de um ter­mo de co­o­pe­ra­ção téc­ni­ca as­si­na­do en­tre a As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Pa­ra­ná (Alep) e a Câ­ma­ra, o que per­mi­te o uso com­par­ti­lha­do do ca­nal 16 – TV Si­nal – da TV a ca­bo (NET). A so­le­ni­da­de con­ta­rá com a pre­sen­ça do pre­si­den­te da Alep, Val­dir Ros­so­ni (PSDB).

Ma­rin­gá é a pri­mei­ra ci­da­de do Pa­ra­ná a trans­mi­tir o tra­ba­lho do le­gis­la­ti­vo pe­la TV Si­nal. A trans­mis­são te­rá iní­cio às 8 ho­ras, com ma­te­ri­al pro­du­zi­do pe­la Co­or­de­na­do­ria de Comunicação So­ci­al da Câ­ma­ra, que in­clui­rá de­poi­men­tos de ex-ve­re­a­do­res e en­tre­vis­tas com pi­o­nei­ros. A par­tir das 15h30 o lan­ça­men­to se­rá trans­mi­ti­do ao vi­vo, e às 16h a po­pu­la­ção po­de­rá acom­pa­nhar a ses­são do dia. No res­tan­te do mês, a pro­gra­ma­ção se­rá exi­bi­da de se­gun­da à sex­ta­fei­ra, das 8 às 12h, as ses­sões se­rão gra­va­das.

Em ja­nei­ro, com a elei­ção da no­va Me­sa Exe­cu­ti­va, po­dem ocor­rer al­te­ra­ções, co­mo no ho­rá­rio, por exem­plo. O con­tra­to fir­ma­do com a Alep es­ti­pu­la pa­ra a Câ­ma­ra dis­po­ni­bi­li­da­de da ze­ro ho­ra ao meio-dia. “Ou­tra ques­tão que de­ve ser dis­cu­ti­da é quan­to ao ho­rá­rio, pois pa­ra trans­mis­sões ao vi­vo as ses­sões te­ri­am que ser re­a­li­za­das no pe­río­do da ma­nhã. Mas tudo de­pen­de­rá da no­va Me­sa Exe­cu­ti­va”, es­cla­re­ce o pre­si­den­te da Ca­sa, Má­rio Hos­so­kawa (PMDB). Ele acres­cen­ta que o ob­je­ti­vo é que a pro­gra­ma­ção tam­bém se­ja exi­bi­da na TV aber­ta.

O pro­je­to de lei que cri­ou a TV Câ­ma­ra é de au­to­ria do ve­re­a­dor Má­rio Ver­ri (PT). Os in­ves­ti­men­tos to­ta­li­zam R$ 245 mil, en­tre equi­pa­men­tos, apa­re­lhos e com­po­nen­tes, mó­veis, softwa­res, ins­ta­la­ção de es­tú­dio e con­tra­ta­ção de ser­vi­ços.

Hos­so­kawa des­ta­ca que a TV se­rá uma for­ma de a po­pu­la­ção ana­li­sar co­mo se com­por­ta o ve­re­a­dor em qu­em vo­tou. “A ten­dên­cia é que os ve­re­a­do­res au­men­tem a as­si­dui­da­de. Al­guns gos­tam de ir à tri­bu­na in­de­pen­den­te de es­tar ocor­ren­do uma trans­mis­são via rá­dio, internet ou te­le­vi­são, en­quan­to ou­tros só se ma­ni­fes­tam oca­si­o­nal­men­te”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.