No­vas pe­nas pa­ra gru­pos cri­mi­no­sos

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Ala­na Riz­zo

A Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos apro­vou on­tem em ple­ná­rio o pro­je­to de lei que ti­pi­fi­ca as or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas e au­men­ta a pe­na pa­ra os in­te­gran­tes de­las. A pro­pos­ta é uma re­a­ção ao for­ta­le­ci­men­to de gru­pos, co­mo o Pri- mei­ro Co­man­do da Ca­pi­tal (PCC).

Pe­lo no­vo tex­to, in­te­gran­tes de or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas, com ní­veis hi­e­rár­qui­cos e dis­tri­bui­ção de ta­re­fas co­mo em uma em­pre­sa, te­rão pe­na acres­ci­da de três a oi­to anos. A pu­ni­ção so­ma­se à pre­vis­ta pa­ra o cri­me prin­ci­pal. O tex­to, ain­da a ser vo­ta­do no Se­na­do, tam­bém ata­ca o en­vol­vi- men­to de ser­vi­do­res pú­bli­cos no cri­me or­ga­ni­za­do, au­men­tan­do a pe­na de um sex­to a dois ter­ços pa­ra os agen­tes pú­bli­cos.

O pro­je­to de lei de­fi­ne ain­da mei­os de ob­ten­ção de pro­va e pro­ce­di­men­tos de in­ves­ti­ga­ção. O tex­to au­to­ri­za a in­fil­tra­ção de agen­tes do Es­ta­do em gru­pos que pra­ti­cam cri­mes vi­o­len­tos. O te­ma é po­lê­mi­co. Pe­la pro­pos­ta, os po­li­ci­ais po­de­rão co­me­ter cri­mes pa­ra man­ter o dis­far­ce e apro­fun­da­ra­sin­ves­ti­ga­ções. Ocon­sen­so, no en­tan­to, é que os in­ves­ti­ga­do­res não pos­sam pra­ti­car cri­mes co­mo ho­mi­cí­dio e es­tu­pro. A no­va lei es­ta­be­le­ce que o juiz se­rá res­pon­sá­vel por con­ce­der os li­mi­tes dain­fil­tra­ção­e­e­vi­ta­ra­bu­sos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.