Hor­tên­cia vai re­ce­ber prê­mio do COB

Mai­or jo­ga­do­ra bra­si­lei­ra de to­dos os tem­pos, atu­al di­re­to­ra de se­le­ções fe­mi­ni­nas da CBB, se­rá agra­ci­a­da com o tro­féu Adhe­mar Fer­rei­ra da Sil­va

O Diario do Norte do Parana - - ESPORTES - Agên­cia Es­ta­do

re­da­cao@odi­a­rio.com O Co­mi­tê Olím­pi­co Bra­si­lei­ro (COB) anun­ci­ou que a ex-jo­ga­do­ra Hor­tên­cia, gran­de no­me da his­tó­ria do bas­que­te, é a ven­ce­do­ra des­te ano do Tro­féu Adhe­mar Fer­rei­ra da Sil­va, pre­mi­a­ção da­da a qu­em te­ve pa­pel de des­ta­que no de­sen­vol­vi­men­to do es­por­te no Bra­sil. A en­tre­ga se­rá fei­ta du­ran­te a ce­rimô­nia do Prê­mio Bra­sil Olím­pi­co, mar­ca­da pa­ra o dia 18 de de­zem­bro, no The­a­tro Mu­ni­ci­pal do Rio de Ja­nei­ro.

Ape­sar do Prê­mio Bra­sil Olím- pi­co ter si­do cri­a­do pe­lo COB em 1999, pa­ra pre­mi­ar anu­al­men­te os me­lho­res atle­tas bra­si­lei­ros, o Tro­féu Adhe­mar Fer­rei­ra da Sil­va pas­sou a exis­tir so­men­te em 2001. Des­de en­tão, fo­ram pre­mi­a­dos no­mes co­mo Nel­son Pru­dên­cio, Maria Lenk, Amaury Pa­sos, Aí­da dos Santos, João Ha­ve­lan­ge, Jo­a­quim Cruz e Eder Jo­fre, en­tre ou­tros - Ber­nard Rajz­man “Já re­ce­bi inú­me­ras ho­me­na­gens e prê­mi­os in­ter­na­ci­o­nais. Mas es­ta é a pri­mei­ra vez que sou pre­mi­a­da no meu País” foi o úl­ti­mo.

Des­sa vez, a es­co­lhi­da pe­lo COB pa­ra ga­nhar o Tro­féu Adhe­mar Fer­rei­ra da Sil­va foi Hor­tên­cia Mar­ca­ri. Du­ran­te a sua es­pe­ta­cu­lar car­rei­ra, con­quis­tou inú­me­ros tí­tu­los e se tor­nou a mai­or ces­ti­nha da his­tó­ria da se­le­ção bra­si­lei­ra - 3.160 pon­tos mar­ca­dos em 127 par­ti­das ofi­ci­ais. Ela foi cam­peã mun­di­al em 1994 e tam­bém fa­tu­rou a me­da­lha de pra­ta na Olim­pía­da de Atlan­ta/1996.

Re­co­nhe­ci­da co­mo uma das mai­o­res jo­ga­do­ras da his­tó­ria do bas­que­te mun­di­al, Hor­tên­cia faz par­te do Hall da Fa­ma da mo­da­li­da­de. Atu­al­men­te com 53 anos, ela tra­ba­lha co­mo di­re­to­ra de se­le­ções fe­mi­ni­nas da Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Bas­que­te des­de maio de 2009. E, se­gun­do o COB, reú­ne “efi­ci­ên­cia fí­si­ca e téc­ni­ca, ele­gân­cia de con­du­ta, éti­ca, res­pei­to ao pró­xi­mo e es­por­ti­vi­da­de”.

“Fi­quei mui­to emo­ci­o­na­da. Já re­ce­bi inú­me­ras ho­me­na­gens e prê­mi­os in­ter­na­ci­o­nais. Mas es­ta é a pri­mei­ra vez que sou pre­mi­a­da in­di­vi­du­al­men­te no meu País”, dis­se Hor­tên­cia.

Além da ho­me­na­gem pa­ra Hor­tên­cia, o Prê­mio Bra­sil Olím­pi­co vai pre­mi­ar no dia 18 de de­zem­bro os me­lho­res atle­tas de ca­da uma das 43 mo­da- li­da­des, já es­co­lhi­dos pe­lo jú­ri de es­pe­ci­a­lis­tas mon­ta­do pe­lo COB, e os dois me­lho­res trei­na­do­res do ano (José Ro­ber­to Gui­ma­rães, do vô­lei, ga­nhou nos es­por­tes co­le­ti­vos e Mar­cos Go­to, da ginástica ar­tís­ti­ca, foi o ven­ce­dor nos in­di­vi­du­ais).

Na mes­ma ce­rimô­nia, se­rão anun­ci­a­dos os ven­ce­do­res do prê­mio de me­lhor atle­ta do ano.

Na dis­pu­ta mas­cu­li­na, os três can­di­da­tos são Arthur Za­net­ti (ginástica ar­tís­ti­ca), Es­qui­va Fal­cão (bo­xe) e Thi­a­go Pe­rei­ra (natação). E na fe­mi­ni­na, são Sheil­la Castro (vô­lei), Sa­rah Me­ne­zes (judô) e Ya­ne Marques (pentatlo mo­der­no).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.