Go­ver­no en­via lei pa­ra li­be­rar be­bi­das na Co­pa

O Diario do Norte do Parana - - ESPORTES -

O go­ver­no do Rio de Ja­nei­ro en­vi­ou à As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Es­ta­do (Alerj) pro­je­to de lei que libera a ven­da de be­bi­da al­coó­li­ca no Es­tá­dio do Ma­ra­ca­nã du­ran­te a Co­pa das Con­fe­de­ra­ções de 2013 e a Co­pa do Mun­do de 2014. Em 20 de no­vem­bro, o Es­ta­do de Per­nam­bu­co apro­vou li­be­ra­ção se­me­lhan­te, aten­den­do de­se­jo da Fi­fa. A pro­pos­ta do go­ver­no do Rio de Ja­nei­ro ga­ran­te tam­bém pas­sa­gem gra­tui­ta no trans­por­te pú­bli­co, pa­ra ida e vol­ta ao es­tá­dio, e vai ser es­ten­di­da aos lo­cais de com­pe­ti­ção du­ran­te os Jo­gos Olím­pi­cos e Pa­ra­lím­pi­cos de 2016.

Se­gun­do o tex­to en­vi­a­do pe­lo go­ver­no do Rio de Ja­nei­ro, não se apli­cam às du­as com­pe­ti­ções as nor­mas es­ta­du­ais que res­trin­gem o con­su­mo de be­bi­das al­coó­li­cas, sal­vo as proi­bi­ções des­ti­na­das a pes­so­as me­no­res de 18 anos. “As re­gras e os cri­té­ri­os re­la­ti­vos ao con­su­mo e co­mer­ci­a­li­za­ção de ali­men­tos, be­bi­das e pro­du­tos nos lo­cais ofi­ci­ais de com­pe­ti­ção se­rão de­fi­ni­dos ex­clu­si­va­men­te pe­la Fi­fa”, dis­se o pro­je­to.

Ain­da de acor­do com o pro­je­to, “os por­ta­do­res de in­gres­so pa­ra os jo­gos e os cre­den­ci­a­dos do COL (Co­mi­tê Or­ga­ni­za­dor Lo­cal da Co­pa) e da Fi­fa te­rão di­rei­to a pas­sa­gem gra­tui­ta pe­lo sis­te­ma bi­lhe­te úni­co es­ta­du­al pa­ra ida e vol­ta ao lo­cal das com­pe­ti­ções no Rio. Ou­tro pon­to do tex­to é que não vão va­ler as nor­mas es­ta­du­ais de meia-en­tra­da. “O pre­ço dos in­gres­sos se­rá de­ter­mi­na­do pe­la Fi­fa, não se apli­can­do as nor­mas re­fe­ren­tes a re­du­ção de pre­ço, meia-en­tra­da e re­ser­va de quan­ti­da­de ab­so­lu­ta ou por­cen­tu­al de in­gres­sos pa­ra quais­quer ca­te­go­ri­as de pes­so­as”.

A Lei Ge­ral da Co­pa pre­vê meia-en­tra­da pa­ra es­tu­dan­tes, ido­sos com mais de 60 anos e be­ne­fi­ci­a­dos por pro­gra­mas de trans­fe­rên­cia de ren­da, co­mo o Bol­sa Fa­mí­lia. Mas a le­gis­la­ção fe­de­ral dei­xou pa­ra ca­da Es­ta­do de­ci­dir se libera a ven­da de be­bi­das al­coó­li­cas nos es­tá­di­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.