Mu­ni­cí­pio e UEM mar­cam reu­nião so­bre obra viá­ria

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com O pre­fei­to Sil­vio Bar­ros (PP) e o rei­tor da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM), Ju­lio San­ti­a­go Prates Fi­lho, con­ver­sa­ram on­tem à tar­de por te­le­fo­ne so­bre a ne­ces­si­da­de da pre­fei­tu­ra e da ins­ti­tui­ção de­fi­ni­rem o quan­to an­tes o que fa­zer em re­la­ção à trans­po­si­ção viá­ria do câm­pus da UEM.

“Ele (rei­tor) fi­cou de agen­dar uma reu­nião pa­ra o dia 11 ou pa­ra o dia 13 pa­ra que pos­sa­mos dis­cu­tir es­te as­sun­to. Faz tem­po que es­tou so­li­ci­tan­do es­ta reu­nião com o rei­tor, os pró-rei­to­res e os con­se­lhei­ros”, afir­mou Sil­vio. A ex­pec­ta­ti­va do pre­fei­to é de que a reu­nião ocor­ra an­tes da de­ci­são do Mi­nis­té­rio das Ci­da­des so­bre a apro­va­ção ou não do PAC da Mo­bi­li­da­de - Mé­di­as Ci­da­des, que in­clui uma pro­pos­ta do mu­ni­cí­pio de se fa­zer um tú­nel pa­ra me­lho­rar a mo­bi­li­da­de en­tre a re­gião nor­te e o cen­tro da ci­da­de.

“Te­mos a obri­ga­ção de evi­tar o con­fron­to en­tre a ci­da­de e a UEM. En­ten­do que o plei­to de­les é jus­to e, por is­so, nos­so pro­je­to do tú­nel tem um cus­to de R$ 30 mi­lhões a mais, pa­ra ga­ran­tir que a uni­ver­si­da­de não se­ja pre­ju­di­ca­da com a obra. O que não pos­so dei­xar de fa­zer é de re­sol­ver um pro­ble­ma do trân­si­to da ci­da­de”, dis­se.

No en­tan­to, pa­ra o pre­fei­to, a Con­fe­rên­cia Mu­ni­ci­pal que vai ser re­a­li­za­da na se­gun­da-fei­ra não é o lo­cal ade­qua­do pa­ra se dis­cu­tir a trans­po­si­ção da uni­ver­si­da­de, co­mo de­fen­dem as re­pre­sen­tan­tes da ins­ti­tui­ção no Con­se­lho de Mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to e Ges­tão Ter­ri­to­ri­al (CMPGT) de Ma­rin­gá.

“Quan­to mais ce­do dis­cu­tir- mos, me­lhor, mas es­ta ques­tão não es­tá na pau­ta da con­fe­rên­cia e is­to não vai ser dis­cu­ti­do.”

On­tem à noi­te, na UEM, de­ze­nas de alu­nos e pro­fes­so­res se reu­ni­ram pa­ra de­ba­ter qual vai ser o po­si­ci­o­na­men­to dos re­pre­sen­tan­tes da ins­ti­tui­ção du­ran­te a con­fe­rên­cia. No en­ten­di­men­to da pro­fes­so­ra de Ar­qui­te­tu­ra da UEM e mem­bro do CMPGT, Fa­bío­la Cor­do­vil, to­das as di­re­tri­zes viá­ri­as de Ma­rin­gá de­vem ser dis­cu­ti­das du­ran­te a con­fe­rên­cia, pois o edi­tal pu­bli­ca­do pe­la pre­fei­tu­ra pa­ra cha­mar a dis­cus­são com a so­ci­e­da­de não traz a in­for­ma­ção de quais são as di­re­tri­zes in­cluí­das na pau­ta.

A fa­lha na divulgação ain­da vai ser ava­li­a­da pe­la pre­fei­tu­ra, que pre­ten­de dis­cu­tir ape­nas as di­re­tri­zes viá­ri­as do no­vo par­que in­dus­tri­al e das vi­as de li­ga­ção do em­pre­en­di­men­to com a ci­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.