‘Nar­có­ti­cos anônimos’ atua há 17 anos

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ivy Val­sec­chi

ivy­val­sec­chi@odi­a­rio.com Pro­mo­ver a vi­da sem o uso de dro­gas - in­cluin­do o ál­co­ol - é o ob­je­ti­vo dos Nar­có­ti­cos Anônimos, ir­man­da­de mun­di­al sem fins lu­cra­ti­vos que reú­ne adic­tos em re­cu­pe­ra­ção pa­ra tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as.

José (no­me fic­tí­cio) aju­dou a cri­ar o pri­mei­ro gru­po de Ma­rin­gá, há 17 anos – O Vi­da Li­vre. Ho­je ele é se­cre­tá­rio de reu­niões do gru­po Luz do Ama­nhã. Nos gru­pos, os pró­pri­os mem­bros são res­pon­sá­veis pe­lo pa­ga­men­to de alu­guel, com­pra de li­te­ra­tu­ra e de­mais gas­tos. O ano­ni­ma­to é o ali­cer­ce da ir­man­da­de, e não exis­te um con­tro­le de frequên­cia. Ca­da gru­po é for­ma­do por no mí­ni­mo du­as pes­so­as - uma pa­ra par­ti­lhar e ou­tra pa­ra ou­vir. “No en­tan­to, te­mos uma es­tru­tu­ra de ser­vi­ço que vi­sa à me­lhor for­ma de aten­der o re­cém-che­ga­do, que é a pes­soa mais im­por­tan­te das reu­niões. Por is­so te­mos o res­pon­sá­vel por ser­vi­ços, o se­cre­tá­rio, co­or­de­na­dor e te­sou­rei­ro. É pre­ci­so en­tão qua­tro com­pa­nhei­ros pa­ra que um gru­po co­me­ce de for­ma es­tru­tu­ra­da.”

O tra­ba­lho é de­sen­vol­vi­do a par­tir de reu­niões se­ma­nais, ba­se­a­das nos “12 pas­sos” dos nar­có­ti­cos anônimos. Os par­ti­ci­pan­tes par­ti­lham ex­pe­ri­ên­ci­as de for­ça, fé e es­pe­ran­ça. Uma vez por mês são re­a­li­za­das reu­niões aber­tas a fa­mi­li­a­res e co­mu­ni­da­de. José diz que é pos­sí­vel que qual­quer adic­to que fre­quen­te as reu­niões e aja de acor­do com o su­ge­ri­do pa­re de usar dro­gas. “A re­cu­pe­ra­ção é in­di­vi­du­al e acon­te­ce um dia de ca­da vez. Mas uma vez que um adic­to en­tra nu­ma sa­la, ele sai di­fe­ren­te, por­que tem con­ta­to com uma for­ma de vi­ver li­vre de dro­gas e per­ce­be que não es­tá so­zi­nho nes­se pro­pó­si­to.” José ga­ran­te: um dia sem dro­gas já é um mi­la­gre. Ele es­tá “lim­po” há 14 anos, 3 me­ses e 10 di­as. “An­tes de exis­tir o Nar­có­ti­cos Anônimos, os adic­tos mor­ri­am de­sen­ga­na­dos. O gru­po me aju­da avi­ver de for­ma cons­tru­ti­va”.

Gru­po No­vos Pas­sos - Rua Pe­dro Fer­ra­ri, s/n (Igre­ja Je­sus Bom Pas­tor) 20 às 22h (do­min­gos) 19h30 às 21h30 (quin­tas­fei­ras)

Gru­po Vi­da Li­vre - pri­mei­ro sá­ba­do do mês – 17 às 19h

Gru­po Luz do Ama­nhã - se­gun­do do­min­go do mês - 10h às 12h

pri­mei­ra quin­ta-fei­ra do mês - 20 às 22h In­for­ma­ções: (44) 9805-1605 / www.na­bra­sil­sul.org.br.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.