Ve­re­a­do­res ba­tem bo­ca na Câ­ma­ra

Dis­cus­são co­me­çou du­ran­te a vo­ta­ção do or­ça­men­to do mu­ni­cí­pio pa­ra 2013. Emen­das pro­pos­tas pe­la opo­si­ção ti­ra­ram do sé­rio o lí­der do pre­fei­to Hei­ne Ma­ci­ei­ra (PP)

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Leonardo Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com No iní­cio dos tra­ba­lhos, cli­ma de inau­gu­ra­ção e fes­ta. A pri­mei­ra ses­são trans­mi­ti­da ao vi­vo pe­la Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá, te­ve um iní­cio mar­ca­do pe­la cor­di­a­li­da­de en­tre os ve­re­a­do­res. Au­to­ri­da­des co­mo o pre­fei­to Síl­vio Bar­ros (PP) e o pre­si­den­te da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Pa­ra­ná, de­pu­ta­do Val­dir Ros­so­ni (PSDB), fi­ze­ram par­te da me­sa. Mas, foi só a or­dem do dia co­me­çar a ser vo­ta­da, que o cli­ma es­quen­tou e a ses­são foi mar­ca­da por ba­te­bo­ca en­tre ve­re­a­do­res da opo­si­ção e até mes­mo da ba­se ali­a­da do pre­fei­to.

A pri­mei­ra dis­cus­são co­me­çou, após o ve­re­a­dor e lí­der do pre­fei­to Hei­ne Ma­ci­ei­ra (PP) pe­dir a re­ti­ra­da de pau­ta do pro­je­to que apro­va­va o or­ça­men­to do mu­ni­cí­pio pa­ra o ano que vem. Ir­ri­ta­do, Ma­ci­ei­ra cri­ti­cou os ve­re­a­do­res da pró­pria ba­se do pre­fei­to, sem ci­tar no­mes. “A pró­xi­ma Câ­ma­ra vai ser uma câ­ma­ra de m... Dois ve­re­a­do­res que es­ta­vam acer­ta­dos em vo­tar con­tra as emen­das, de­sis­ti­ram da po­si­ção e so­ma­ram com a opo­si­ção. Eu per­ce­bi is­so. Ve­re­a­do­res que se di­zem ba­se do pre­fei­to. Que ba­se é es­sa?”, bra­dou.

O pro­ble­ma co­me­çou com uma emen­da que pre­via um au­men­to no or­ça­men­to des­ti­na­dos aos fun­ci­o­ná­ri­os de car­rei­ra da Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá. Re­pre­sen­tan­tes do Sin­di­ca­to dos Ser­vi­do­res Pú­bli­cos Mu­ni­ci­pais de Ma­rin­gá (Sism­mar), acom­pa­nha­ram a vo­ta­ção e pe­di­ram re­cur­sos pa­ra apro­va­ção do Pla­no de Car­gos e Sa­lá­ri­os. “O re­cur­so que que­rem des­ti­nar não é su­fi­ci­en­te pa­ra con­cre­ti­zar a me­di­da”, co­men­tou a vi­ce-pre­si­den­te da en­ti­da­de So­lan­ge Ma­re­ga.

Por cau­sa des­sa emen­da e com re­ceio da apro­va­ção da mai­o­ria dos ve­re­a­do­res, Ma­ci­ei­ra pe­diu a sus­pen­são da vo­ta­ção do pro­je­to. Re­vol­ta­dos, os ser­vi­do­res dei­xa­ram o ple­ná­rio. O re­ceio de Ma­ci­ei­ra re­si­dia no com­por­ta­men­to dos co­le­gas Márcia So­crep­pa (PSDB) e Be­li­no Bra­vin (PP), que po­de­ri­am vo­tar fa­vo­rá­vel ao acrés­ci­mo. “A opo­si­ção quer de­ses­ta­bi­li­zar o go­ver­no e usa es­ses ar­ti­fí­ci­os”, des­ta­cou.

Pa­ra o ve­re­a­dor da opo­si­ção, Humberto Hen­ri­que (PT), a me­di­da de fa­vo­re­cer os ser­vi­do­res é uma pro­mes­sa an­ti­ga da pre­fei­tu­ra e, por is­so, de­ve ser cum­pri­da. “A nos­sa su­ges­tão é que se re­ti­re re­cur­sos de de­man­das que não são tão im­por­tan­tes e re­pas­se pa­ra es­ta”, res­sal­tou. Após al­guns mi­nu­tos de sus­pen­são, o cli­ma vol­tou a fi­car tenso. O or­ça­men­to do mu­ni­cí­pio se­rá vo­ta­do na ses­são da pró­xi­ma ter­ça-fei­ra.

Ou­tro pro­je­to que fi­cou pa­ra a pró­xi­ma se­ma­na, foi o das contas do mu­ni­cí­pio em 2004. O ob­je­ti­vo é re­a­va­li­ar os cál­cu­los da ges­tão do en­tão pre­fei­to João Ivo Ca­lef­fi, que foi al­vo de ques­ti­o­na­men­to do Tri­bu­nal de Contas do Es­ta­do. De acor­do com o o TCE, o mu­ni­cí­pio, na épo­ca, não in­ves­tiu o mí­ni­mo ne­ces­sá­rio em Edu­ca­ção. O pro­je­to tam­bém foi re­ti­ra­do de pau­ta.

Hi­gi­e­ne

Por oi­to vo­tos a três, os ve­re­a­do­res der­ru­ba­ram o ve­to do pre­fei­to Síl­vio Bar­ros ao pro­je­to do ve­re­a­dor Humberto Hen­ri­que, que obri­ga o trei­na­men­to de ‘bo­as prá­ti­cas de hi­gi­e­ne’ pa­ra to­das as pes­so­as que tra­ba­lham com ali­men­to em Ma­rin­gá. “En­vol­ve to­dos os es­ta­be­le­ci­men­tos, pú­bli­cos e pri­va­dos. É uma ques­tão im­por­tan­te”, co­men­tou o ve­re­a­dor. Se­gun­do ele, o pro­je­to sur­giu, após nu­tri­ci­o­nis­tas o pro­cu­ra­rem pa­ra aler­tar dos pe­ri­gos que a fal­ta de hi­gi­e­ne po­de acar­re­tar à po­pu­la­ção. O pro­je­to ago­ra, po­de vi­rar lei já a par­tir do ano que vem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.