Pro­fes­so­res pa­ram pe­la ter­cei­ra vez

Alu­nos da re­de mu­ni­ci­pal de en­si­no fi­cam sem au­las, por­que os pro­fes­so­res rei­vin­di­cam a apro­va­ção de pro­je­to pa­ra es­ta­be­le­cer o pi­so sa­la­ri­al da ca­te­go­ria

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Os pro­fes­so­res da re­de mu­ni­ci­pal de en­si­no de Flo­res­ta (a trin­ta quilô­me­tros de Ma­rin­gá) re­a­li­za­ram on­tem pe­la ma­nhã a ter­cei­ra pa­ra­li­sa­ção, em um mês, pa­ra ten­tar con­ven­cer o pre­fei­to Antônio Fuentes Mar­tins (PMDB) a en­ca­mi­nhar pa­ra a Câ­ma­ra o pro­je­to de lei que es­ta­be­le­ce o pi­so sa­la­ri­al da ca­te­go­ria. Igual nas ve­zes an­te­ri­or, no en­tan­to, eles não fo­ram re­ce­bi­dos pe­lo man­da­tá­rio.

Às dez ho­ras, o fun­ci­o­na­men­to de to­dos os es­ta­be­le­ci­men­tos de en­si­no li­ga­dos à pre­fei­tu­ra foi sus­pen­so. Os pro­fes­so­res dei­xa­ram as es­co­las pa­ra con­ver­sar com os pais e mos­trar que o pi­so sa­la­ri­al é uma exi­gên­cia do go­ver­no fe­de­ral, que já de­ve­ria ter si­do vo­ta­do pe­la Câ­ma­ra no iní­cio des­te ano.

Du­ran­te a ma­ni­fes­ta­ção an­te­ri­or, na sex­ta-fei­ra da se­ma­na pas­sa­da, quan­do cer­ca de 700 cri­an­ças fi­ca­ram sem au­la, os pro­fes­so­res re­ce­be­ram da pre­fei­tu­ra a pro­mes­sa de que na se­gun­da­fei­ra acon­te­ce­ria uma reu­nião pa­ra dis­cu­tir o as­sun­to, po­rém na­da acon­te­ceu, ape­sar da ame­a­ça de gre­ve por tem­po in­de­ter­mi­na­do fei­ta pe­los fun­ci­o­ná­ri­os da Edu­ca­ção. “O pre­fei­to já mos­trou que não vai ne­go­ci­ar com os pro­fes­so­res, pre­fe­rin­do dei­xar to­da a res­pon­sa­bi­li­da­de ao su­ces­sor”, afir­mou a pre­si­den­te do Nú­cleo de Ma­rin­gá do Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res em Edu­ca­ção do Pa­ra­ná (APP-Sin­di­ca­to), Vil­ma Garcia da Sil­va. “A ques­tão é que es­ta é uma res­pon­sa­bi­li­da­de de­le e ao ser dei­xa­da pa­ra o pró­xi­mo pre­fei­to não se sa­be quan­do a ma­té­ria se­rá vo­ta­da na Câ­ma­ra, pa­ra pre­juí­zo de to­da a ca­te­go­ria”, des­ta­cou.

A re­por­ta­gem de O Diá­rio tentou ou­vir a ver­são da pre­fei­tu­ra, mas foi in­for­ma­da que Fuentes não se en­con­tra­va e ne­nhum au­xi­li­ar fa­la­ria so­bre o as­sun­to. Tam­bém nas ou­tras ve­zes em que os pro­fes­so­res pro­tes­ta­ram o pre­fei­to es­ta­va au­sen­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.