16,9 mil co­me­çam ama­nhã dis­pu­ta por va­ga na UEM

EN­SI­NO SU­PE­RI­OR Con­cur­so ofe­re­ce 1.536 va­gas em 60 cur­sos de gra­du­a­ção e mo­bi­li­za 1,5 mil ser­vi­do­res; ven­da e con­su­mo de be­bi­das al­coó­li­cas no en­tor­no da uni­ver­si­da­de es­tão proi­bi­dos

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Car­la Gu­e­des e Ivy Val­sec­chi

re­da­cao@odi­a­rio.com Cer­ca de 16,9 mil es­tu­dan­tes dis­pu­tam 1.536 va­gas do ves­ti­bu­lar de ve­rão da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM). As pro­vas se­rão apli­ca­das en­tre ama­nhã e ter­ça-fei­ra, em Ma­rin­gá e mais oi­to ci­da­des. A mai­o­ria dos can­di­da­tos (68,7%) fa­rá as pro­vas na ci­da­de se­de da uni­ver­si­da­de, em qua­tro lo­cais: UEM, Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio de Ma­rin­gá (Ce­su­mar), Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca do Pa­ra­ná (PUCPR) e Fa­cul­da­de In­gá.

As pro­vas se­rão trans­por­ta­das em ma­lo­tes aos lo­cais de apli­ca­ção na ma­nhã de ho­je. Se­gu­ran­ças e co­or­de­na­do­res em­bar­cam ho­je pa­ra Apu­ca­ra­na, Umu­a­ra­ma, Ci­a­nor­te, Pa­ra­na­vaí, Cam­po Mourão, Goi­o­e­rê, Ivai­po­rã e Ci­da­de Gaú­cha pa­ra fa­zer o trei­na­men­to dos fis­cais.

Os pro­fis­si­o­nais que vão atu­ar em Ma­rin­gá já re­ce­be­ram as ins­tru­ções du­ran­te es­ta se­ma­na. Fo­ram con­vo­ca­dos 1.262 fis­cais pa­ra tra­ba­lhar du­ran­te os 3 di­as.

Ao to­do, a re­a­li­za­ção do ves­ti­bu­lar en­vol­ve 1.470 pes­so­as, en­tre fis­cais, pes­so­al da lim­pe­za e do trans­por­te de ma­te­ri­ais e de fun­ci­o­ná­ri­os de ou­tras ins­ti­tui­ções que pres­tam apoio à UEM.

Os pre­pa­ra­ti­vos ope­ra­ci­o­nais pa­ra es­ta edi­ção do ves­ti­bu­lar co­me­ça­ram em agos­to, lo­go depois da divulgação dos apro­va­dos no con­cur­so de in­ver­no. Al­gu­mas de­ci­sões, no en­tan­to, são to­ma­das um 1 an­tes. “A ma­nu­ten­ção da ta­xa de ins­cri­ção, por exem- plo, foi de­fi­ni­da no ano pas­sa­do por­que pre­ci­sa pas­sar pe­los con­se­lhos, as­sim co­mo a re­la­ção dos li­vros que se­rão co­bra­dos”, ex­pli­ca o pre­si­den­te da Co­mis­são do Ves­ti­bu­lar Uni­fi­ca­do (CVU), Emer­son Ar­nault de To­le­do.

As pro­vas co­me­ça­ram a ser ela­bo­ra­das em agos­to. “O pro­ces­so en­vol­ve 48 pro­fes­so­res da uni­ver­si­da­de, pa­ra a com­po­si­ção de pro­vas pa­ra 16 ma­té­ri­as”, ex­pli­ca An­to­nio Ce­sar Al­ves do Santos, mem­bro da CVU. São im­pres­sas cer­ca de 68 mil ava­li­a­ções.

Das 1.536 va­gas ofer­ta­das pe­la uni­ver­si­da­de, 290 es­tão re­ser­va­das pa­ra os co­tis­tas (que fi­ze­ram en­si­no fun­da­men­tal e mé­dio na re­de pú­bli­ca e te­nham ren­da fa­mi­li­ar men­sal per ca­pi­ta de até um sa­lá­rio mí­ni­mo e meio).

O to­tal de ins­cri­tos pa­ra es­te con­cur­so é 1,6% mai­or que no ves- ti­bu­lar de ve­rão de 2011.

Se­gun­do a UEM, 34,9% dos can­di­da­tos mo­ram em Ma­rin­gá, 36,6% têm 17 anos e 56,3% são mu­lhe­res. A mai­o­ria (28,6%) tem ren­da fa­mi­li­ar men­sal de três a cin­co sa­lá­ri­os mí­ni­mos e 53% e 50,9% cur­sa­ram o en­si­no fun­da­men­tal e mé­dio em es­co­la pú­bli­ca, res­pec­ti­va­men­te.

Se­gu­ran­ça

Os con­cor­ren­tes pre­ci­sam se­guir re­gras rí­gi­das pa­ra não cor­rer ris­co de des­clas­si­fi­ca­ção. Eles são proi­bi­dos de dei­xar o lo­cal da ava­li­a­ção com o ca­der­no de pro­va e de usar apa­re­lhos ele­trô­ni­cos, co­mo ce­lu­la­res, apa­re­lhos de MP3 e re­ló­gi­os. “Es­sas ações ini­bem mui­to qual­quer ten­ta­ti­va de frau­de”, ga­ran­te Al­ves.

Aten­di­men­to es­pe­ci­al

Pa­ra es­ta edi­ção, se­rão 24 con­cor­ren­tes com al­gum ti­po de de­fi­ci­ên­cia que so­li­ci­ta­ram aten­di­men­to di­fe­ren­ci­a­do. Eles fi­ze­ram um re­que­ri­men­to pe­din­do aten­di­men­to es­pe­ci­al e ti­ve­ram de apre­sen­tar lau­do mé­di­co que des­cre­ves­se a de­fi­ci­ên­cia. Os ca­sos fo­ram ana­li­sa­dos pe­la CVU e equi­pe do Pro­gra­ma In­ter­dis­ci­pli­nar de Pes­qui­sa e Apoio à Ex­cep­ci­o­na­li­da­de (Pro­pae). “É es­ta­be­le­ci­do o que é pos­sí­vel aten­der e, depois, o Pro­pae faz o trei­na­men­to dos fis­cais es­pe­ci­ais. Quan­do a de­fi­ci­ên­cia é au­di­ti­va, ca­da um con­ta com o au­xí­lio de dois in­tér­pre­tes de Li­bras”, diz To­le­do. Con­for­me a ne­ces­si­da­de do es­tu­dan­te, a pro­va é fei­ta em sa­la se­pa­ra­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.