Co­mér­cio apro­vei­ta vi­si­tas

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM -

Lo­jis­tas es­pe­ram au­men­tar as ven­das nos 3 di­as de ves­ti­bu­lar da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM). A mai­o­ria dos ins­cri­tos vem de ou­tras ci­da­des, ocu­pa ho­téis e con­so­me em ba­res, res­tau­ran­tes e no co­mér­cio. “No ve­rão, as pes­so­as es­tão mais dis­pos­tas, in­clu­si­ve pa­ra o con­su­mo”, diz o pre­si­den­te do Sin­di­ca­to do Co­mér­cio Va­re­jis­ta de Ma­rin­gá e Re­gião (Si­va­mar), José Ru­bens Abrão. “Pa­ra nós, o ves­ti­bu­lar de ve­rão é me­lhor que o de in­ver­no, ain­da mais ago­ra, com a pro­xi­mi­da­de das fes­tas de fim de ano, quan­do os con­su­mi­do­res aca­bam com­pran­do mais.”

A al­ta nas ven­das no co­mér- cio va­re­jis­ta, se­gun­do Abrão, tem iní­cio 2 di­as an­tes da apli­ca­ção das pro­vas. “Os can­di­da­tos che­gam an­tes, co­nhe­cem os lo­cais das pro­vas e aca­bam mo­vi­men­tan­do a eco­no­mia da ci­da­de.”

Pa­ra a re­de ho­te­lei­ra, o ves­ti­bu­lar de ve­rão não tem o mes­mo im­pac­to na ocu­pa­ção de lei­tos do que o con­cur­so de in­ver­no, re- ali­za­do em ju­lho. Is­so acon­te­ce por­que na mes­ma da­ta em que a UEM apli­ca as pro­vas, ou­tras no­ve uni­ver­si­da­des fa­zem ves­ti­bu­lar, e com is­so há me­nos ins­cri­tos. “O con­cur­so de in­ver­no não lo­ta só os ho­téis de Ma­rin­gá, mas de to­da a re­gião”, co­men­ta o vi­ce­pre­si­den­te do Ma­rin­gá Con­ven­ti­on & Vi­si­tors Bu­re­au, Jo­nas De­mós­te­ne Ra­mos.

O em­pre­sá­rio Eras­mo Ra­mos, do­no de um ho­tel no cen­tro de Ma­rin­gá, diz que as re­ser­vas es­tão abai­xo do es­pe­ra­do. “A ocu­pa­ção es­tá em 60%. O Pro­ces­so de Ava­li­a­ção Se­ri­a­da (PAS, re­a­li­za­do mês pas­sa­do) sur­pre­en­deu to­do mun­do e lo­tou os ho­téis.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.