Mos­tra dos Ca­va­lei­ros do Zo­día­co

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com A sé­rie ja­po­ne­sa de man­gá “Os Ca­va­lei­ros do Zo­día­co”, es­cri­ta e ilustrada por Ma­sa­mi Ku­ru­ma­da em 1986, fez su­ces­so com a adap­ta­ção pa­ra ani­me fei­ta pe­la To­ei Ani­ma­ti­on de 1986 a 1989. Co­le­ci­o­nar os bo­ne­cos que re­pre­sen­tas­sem ca­da per­so­na­gem foi

de al­guns me­ni­nos du­ran­te a dé­ca­da de 90. Os que não ti­nham con­di­ções de com­prar com o pró­prio di­nhei­ro na épo­ca, não vi­ram pro­ble­ma em co­me­çar a co­le­ção depois de adul­tos – o cui­da­do com os brin­que­dos era mai­or, e os itens eram re­al­men­te de co­le­ci­o­na­dor. Foi es­sa ideia que im­pul­si­o­nou a ex­po­si­ção de bo­ne­cos do ani­me, que acon­te­ce ho­je na li­vra­ria Sho­gun, em Ma­rin­gá. A en­tra­da é gra­tui­ta.

“Não tem ida­de pa­ra ser cri­an­ça”, des­ta­ca Vic­tor Hu­go La­ri­ni, 30 anos, um dos ex­po­si­to­res da mos­tra. Ele co­me­çou a co­le­ci­o­nar aos 23, e gas­ta em mé­dia R$ 2 mil por ano na aqui­si­ção de no­vas mi­ni­a­tu­ras. “Quan­do co­me­cei a as­sis­tir [o de­se­nho], meu pai não dei­xa­va eu com­prar e eu não ti­nha di­nhei­ro. Mas gos­to dos ca­va­lei­ros des­de sem­pre”, diz. Em sua ca­sa, uma cris­ta­lei­ra com­por­ta 90 bo­ne­cos dos per­so­na­gens. O ciú­me da co­le­ção não afe­tou a pos­si­bi­li­da­de de ele con­tri­buir com a ex­po­si­ção. Ho­je, La­ri­ni é, pro­va­vel­men­te, o mai­or co­le­ci­o­na­dor da ci­da­de.

Res­pon­sá­vel pe­la li­vra­ria, Wal­ter Ri­bei­ro Fe­liz, 26, fez uma das mai­o­res aqui­si­ções há 30 di­as: com­prou o per­so­na­gem Seiya em ta­ma­nho re­al, com apro­xi­ma­da­men­te 1,80m de al­tu­ra. “É mais al­to que eu”, diz o li­vrei­ro, que tem 1,77m. A pe­ça, im­por­ta­da, veio em uma le­va de três estátuas pa­ra o Bra­sil – uma es­tá em Ma­rin­gá e per­ma­ne­ce­rá em cons­tan­te ex­po­si­ção na lo­ja. Ri­bei­ro Fe­liz reu­niu um gru­po de seis ami­gos pa­ra a ex­po­si­ção, que con­ta­rá com apro­xi­ma­da- men­te 50 pe­ças. Por fal­ta de es­pa­ço, a mos­tra vai per­ma­ne­cer só até ho­je. “Vai du­rar pou­co tem­po pa­ra tam­bém ins­ti­gar a cu­ri­o­si­da­de das pes­so­as”, diz.

Ra­fa­el Sil­va

Ex­po­si­ção com bo­ne­cos dos Ca­va­lei­ros do Zo­día­co reú­ne 50 mi­ni­a­tu­ras e uma es­tá­tua em ta­ma­nho re­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.