Ma­rin­gá tem 21 cur­sos ava­li­a­dos com con­cei­to 4

No­ta fi­ca aci­ma da mé­dia na­ci­o­nal; Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá, Ce­su­mar e Unin­gá tam­bém ti­ve­ram no­ta 4, em es­ca­la de 0 a 5, na ava­li­a­ção ge­ral das ins­ti­tui­ções

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com A divulgação pe­lo Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção dos in­di­ca­do­res de qua­li­da­de do en­si­no su­pe­ri­or bra­si­lei­ro, que le­vam em con­si­de­ra­ção o Ín­di­ce Ge­ral de Cur­sos (IGC) - ava­li­a­ção ge­ral da ins­ti­tui­ção - e do Con­cei­to Pre­li­mi­nar de Cur­so (CPC), fo­ram co­me­mo­ra­dos pe­las mai­o­res ins­ti­tui­ções de en­si­no de Ma­rin­gá.

No de­ta­lha­men­to dos da­dos, a UEM con­se­guiu a me­lhor pon­tu­a­ção do Es­ta­do. O Ce­su­mar con­se­guiu a me­lhor ava­li­a­ção en­tre os Cen­tros Uni­ver­si­tá­ri­os pri­va­dos do Sul do Bra­sil. A Fa­cul­da­de In­gá (Unin­gá) tam­bém ob­te­ve a no­ta 4 no IGC, em es­ca­la que va­ria de 1 a 5, le­van­do em con­si­de­ra­ção a gra­du­a­ção e a pós-gra­du­a­ção.

Em re­la­ção a ava­li­a­ção dos cur­sos de gra­du­a­ção, a ci­da­de re- gis­trou 21 ofer­tas com con­cei­to 4, em es­ca­la de 1 a 5, que ava­lia o ren­di­men­to dos alu­nos, a in­fra­es­tru­tu­ra e o cor­po docente. Na ci­da­de, o úni­co cur­so com no­ta má­xi­ma foi o de Fi­lo­so­fia da UEM. Es­te re­sul­ta­do foi ob­ti­do por ape­nas 13 cur­sos no Pa­ra­ná.

“Is­so sem dúvida au­men­ta nos­sa res­pon­sa­bi­li­da­de. Va­mos co­me­mo­rar, mas com cau­te­la, sa­be­do­res que te­mos que avan­çar ain­da mais, pro­cu­ran­do ali­ar o cres­ci­men­to quan­ti­ta­ti­vo com o qua­li­ta­ti­vo”, ava­lia o rei­tor da UEM, Jú­lio San­ti­a­go Prates Fi­lho.

En­tre to­das as ins­ti­tui­ções pa­ra­na­en­ses que ob­ti­ve­ram o con- “Is­so sem dúvida au­men­ta nos­sa res­pon­sa­bi­li­da­de. Va­mos co­me­mo­rar, mas com cau­te­la” cei­to 4 no IGC, a UEM foi a que te­ve os me­lho­res re­sul­ta­dos com 3,60 pon­tos, se­gui­da pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Pa­ra­ná (UFPR), que ob­te­ve 3,54 pon­tos.

En­tre as ins­ti­tui­ções pri­va­das, o Ce­su­mar ob­te­ve con­cei­to qua­tro em se­te cur­sos ofe­re­ci­dos pe­la ins­ti­tui­ção. Pa­ra o rei­tor Wilson de Ma­tos Sil­va o re­sul­ta­do é o re­fle­xo de anos de in­ves­ti­men­to e aper­fei­ço­a­men­to. “Te­mos um sé­rio com­pro­mis­so com o en­si­no e não me­di­mos es­for­ços pa­ra pre­pa­rar os me­lho­res alu­nos e os me­lho­res pro­fis­si­o­nais”, afir­ma.

Já o di­re­tor-ge­ral da Unin­gá, Ricardo Be­ne­di­to de Oli­vei­ra, afir­mou que o IGC “com­pro­va a ex­ce­lên­cia e o pa­drão da ins­ti­tui­ção de en­si­no que é a Unin­gá”.

O IGC 2011 ava­li­ou 2.136 uni­ver­si­da­des, fa­cul­da­des e cen­tros uni­ver­si­tá­ri­os. Des­se to­tal, 50,6% ti­ve­ram con­cei­to 3, con­si­de­ra­do sa­tis­fa­tó­rio. Da­dos di­vul­ga­dos pe­lo Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção mos­tram ain­da que 27% das ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­ri­or bra­si­lei­ras ti­ve­ram con­cei­to in­su­fi­ci­en­te no IGC em 2011.

Ra­fa­el Sil­va

No de­ta­lha­men­to dos da­dos, a Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá con­se­guiu a me­lhor pon­tu­a­ção do Es­ta­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.