Cres­ci­men­to da ci­da­de em de­ba­te

Con­fe­rên­cia Mu­ni­ci­pal a ser re­a­li­za­da nes­ta se­gun­da-fei­ra de­fi­ne pon­tos es­tra­té­gi­cos do ur­ba­nis­mo de Ma­rin­gá; dis­cus­são de tú­nel sob cam­pus da UEM é pon­to po­lê­mi­co Tú­nel di­vi­de uni­ver­si­da­de e pre­fei­tu­ra

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com Pro­pos­tas de mu­dan­ças em qua­tro leis mu­ni­ci­pais re­la­ti­vas ao pla­ne­ja­men­to ur­ba­no de Ma­rin­gá vão ser dis­cu­ti­das nes­ta se­gun­da-fei­ra em Con­fe­rên­cia Mu­ni­ci­pal, com iní­cio pre­vis­to pa­ra as 8h30, na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal. O de­ba­te vai se con­cen­trar em 34 que­si­tos que in­clu­em a apro­va­ção do uso e ocu­pa­ção do so­lo do No­vo Cen­tro Cí­vi­co, as di­re­tri­zes viá­ri­as da Ci­da­de In­dus­tri­al, al­te­ra­ções no uso dos re­cur­sos ob­ti­dos com a ou­tor­ga one­ro­sa, além de re­gras ge­rais pa­ra o zo­ne­a­men­to da ci­da­de e pa­ra a de­fi­ni­ção de on­de po­de­rão ser ins­ta­la­dos co­mér­ci­os, in­dús­tri­as e cons­truí­das re­si­dên­ci­as.

“A pau­ta é ex­ten­sa. Mas to­das as mo­di­fi­ca­ções pro­pos­tas pas­sa­ram pe­lo cri­vo do Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to e Ges­tão Ter­ri­to­ri­al (CMPGT) e, ago­ra, vão ser co­lo­ca­das pa­ra a apro­va­ção po­pu­lar”, ex­pli­ca o di­re­tor da Se­cre­ta­ria de Pla­ne­ja­men­to, José Vi­cen­te So­cor­ro. De acor­do com o re­gi­men­to da Con­fe­rên­cia, até 250 pes­so­as po­de­rão par­ti­ci­par ati­va­men­te da dis­cus­são, com 50% de re­pre­sen­tan­tes dos po­de­res pú­bli­cos e 50% da so­ci­e­da­de ci­vil.

A mai­o­ria dos itens a ser co­lo­ca­da em de­ba­te re­fe­re-se ao zo­ne­a­men­to ur­ba­no, que de­fi­ne, por exem­plo, quais os lo­cais on­de po­de se cons­truir pré­di­os ou quais as ru­as da ci­da­de que po­dem re­ce­ber a ins­ta­la­ção de um co­mér­cio, de uma in­dús­tria ou mes­mo on­de po­de­rão ser re­a­li­za­das fes­tas ra­ves com gran­de con­cen­tra­ção de pes­so­as.

Du­ran­te a con­fe­rên­cia, tam­bém se­rá dis­cu­ti­do o mo­de­lo de ocu­pa­ção do No­vo Cen­tro Cí­vi­co, on­de exis­te a pro­pos­ta de con­cep­ção do pro­je­to ur­ba­nís­ti­co co­nhe­ci­do co­mo Eu­ro­gar­den - ide­a­li­za­do pe­la ini­ci­a­ti­va pri­va­da pa­ra ser ins­ta­la­do na área do an­ti­go ae­ro­por­to de Ma­rin­gá. “A con­fe­rên­cia vai de­fi­nir se va­mos apro­var es­te pro­je­to na for­ma co­mo foi con­ce­bi­do. É uma ideia bá­si­ca que va­mos sub­me­ter à apro­va­ção”, ex­pli­ca o di­re­tor.

As di­re­tri­zes viá­ri­as e a ocu­pa­ção re­si­den­ci­al e co­mer­ci­al do no­vo par­que in­dus­tri­al da ci­da­de é ou­tro pon­to que vai ser apre­sen­ta­do du­ran­te o even­to. “Cri­a­mos es­te ano o no­vo par­que in­dus­tri­al. Ago­ra, é pre­ci­so de­fi­nir as li­ga­ções viá­ri­as en­tre a ma­lha ur­ba­na e o par­que”, con­ta.

Ou­tro as­pec­to im­por­tan­te a ser de­ci­di­do é uma pro­pos­ta de mo­di­fi­ca­ção na lei de ou­tor­ga one­ro­sa. Atu­al­men­te, to­dos os re­cur­sos ob­ti­dos com es­te me­ca­nis­mo, que é o pa­ga­men­to, por exem­plo, por um cons­tru­tor pa­ra que ele pos­sa au­men­tar o nú­me­ro de pa­vi­men­tos de um edi­fí­cio, só po­dem ser usa­dos em pro­je­tos vol­ta­dos à ha­bi­ta­ção de in­te­res­se so­ci­al. A no­va pro­pos­ta é que es­te di­nhei­ro tam­bém se­ja apli­ca­do na con­ser­va­ção am­bi­en­tal, do pa­trimô­nio his­tó­ri­co e im­plan­ta­ção de equi­pa­men­tos ur­ba­nos. Os re­pre­sen­tan­tes da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) no Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to e Ges­tão Ter­ri­to­ri­al (CMPGT) vão le­var pa­ra a Con­fe­rên­cia Mu­ni­ci­pal a pro­pos­ta de re­ti­ra­da das di­re­tri­zes viá­ri­as que cor­tam o cam­pus da ins­ti­tui­ção e que dão res­pal­do le­gal pa­ra a cons­tru­ção de um tú­nel.

“O in­tui­to não é im­pe­dir a trans­po­si­ção, mas qu­e­re­mos que ha­ja um de­ba­te com a co­mu­ni­da­de uni­ver­si­tá­ria e com os mo­ra­do­res de bair­ros co­mo o Jar­dim Uni­ver­si­tá­rio e a Vi­la Es­pe­ran­ça. Só não con­cor­da­mos com a trans­po­si­ção sem um de­ba­te de­mo­crá­ti­co”, re­la­ta a pro­fes­so­ra de Ar­qui­te­tu­ra da UEM e mem­bro do CMPGT, Fa­bío­la Cor­do­vil.

O pro­ble­ma é que o pre­fei­to Síl­vio Bar­ros (PP) afir­mou que a pre­fei­tu­ra não vai acei­tar o de­ba­te das di­re­tri­zes da uni­ver­si­da­de na con­fe­rên­cia. “Es­te as­sun­to não es­tá na pau­ta,” des­ta­ca.

Os re­pre­sen­tan­tes da UEM tam­bém que­rem dis­cu­tir com pro­fun­di­da­de a ou­tor­ga one­ro­sa, o zo­ne­a­men­to da Ci­da­de In­dus­tri­al e o No­vo Cen­tro Cí­vi­co. “Não qu­e­re­mos mais es­pa­ço des­ti­na­do ape­nas à es­pe­cu­la­ção imo­bi­liá­ria, re­pe­tin­do os er­ros co­me­ti­dos no No­vo Cen­tro”, res­sal­ta.

Divulgação

Pro­je­to do Eu­ro­gar­den, no an­ti­go ae­ro­por­to, é um dos itens da pau­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.