Ma­rin­ga­en­se é ou­ro em Ma­te­má­ti­ca

Alu­no do Co­lé­gio Apli­ca­ção Pe­da­gó­gi­ca, Edu­ar­do Celso Vis­co­vi­ni foi cam­peão de Olím­pi­a­da Na­ci­o­nal da dis­ci­pli­na. Com o tí­tu­lo, vai se pre­pa­rar pa­ra com­pe­ti­ções in­ter­na­ci­o­nais

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com Aos 13 anos, Edu­ar­do Celso Vis­co­vi­ni é econô­mi­co nas pa­la­vras, mas fe­ra em Ma­te­má­ti­ca. Ga­nhou, es­te ano, me­da­lha de ou­ro na Olim­pía­da Bra­si­lei­ra de Ma­te­má­ti­ca das Es­co­las Pú­bli­cas (Obe­mep) e te­ve a se­gun­da mai­or no­ta do Pa­ra­ná na ca­te­go­ria ní­vel dois (pa­ra alu­nos do oi­ta­vo e no­no ano). Em 2013, vai ao Rio de Ja­nei­ro re­ce­ber o prê­mio, em uma so­le­ni­da­de que te­rá a pre­sen­ça da pre­si­den­te Dil­ma Rousseff.

É a ter­cei­ra vez que Vis­co­vi­ni, alu­no do oi­ta­vo ano do Co­lé­gio Apli­ca­ção Pe­da­gó­gi­ca, par­ti­ci­pa da Obe­mep. Na pri­mei­ra ava­li­a­ção, re­ce­beu men­ção hon­ro­sa. No ano pas­sa­do, foi pra­ta e, ago­ra, me­da­lha ou­ro. A se­gun­da co­lo­ca­ção na edi­ção pas­sa­da deu a ele a opor­tu­ni­da­de de par­ti­ci­par do pro­gra­ma que con­ce­de bol­sas aos me­lho­res alu­nos de ca­da ní­vel da Obe­mep. Em Ma­rin­gá, as au­las de es­tu­dos avan­ça­dos de Ma­te­má­ti­ca são mi­nis­tra­das aos sá­ba­dos na Uni­ver­si­da­deEs­ta­du­al(UEM).

Até ser pre­mi­a­do com a pri­mei­ra me­da­lha na Olim­pía­da, Vis­co­vi­ni era cra­que em Por­tu­guês. Há um mês, ele fre­quen­ta o pro­gra­ma de al­tas ha­bi­li­da­des, des­ti­na­do a alu­nos com su­per­do­ta­ção. Mais ve­lho de três irmãos e fi­lho de pro­fes­sor de Fí­si­ca e mé­di­ca, o ga­ro­to não con­se­gue en­ten­der a di­fi­cul­da­de que os alu­nos em ge­ral têm pa­ra apren­der Ma­te­má­ti­ca. “É fá­cil”, re­su­me. Da­dos da Pro­va Bra­sil, apli­ca­da a ca­da dois anos pe­lo Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, mos­tram que ape­nas 18% dos es­tu­dan­tes da re­de pú­bli­ca em Ma­rin­gá con­clu­em o en­si­no fun­da­men­tal com co­nhe­ci­men­to­a­de­qua­do­emMa­te­má­ti­ca.

A mãe, Eliane da Sil­va Go­mes, não es­con­de o or­gu­lho do fi­lho. “A Ma­te­má­ti­ca abre as por­tas pa­ra tudo e to­do o co­nhe­ci­men- to do ves­ti­bu­lar de­pen­de de­la”, co­men­ta. “Sem­pre ti­ve afi­ni­da­de com a Ma­te­má­ti­ca e mi­nha mãe, que era pro­fes­so­ra, fa­la­va que quan­do a fa­mí­lia ti­nha um ir­mão que era bom na dis­ci­pli­na, to­dos tam­bém eram”, de­cla­ra.

O ou­ro que ga­nhou na Obe­mep es­te ano ren­deu a Vis­co­vi­ni uma va­ga no pro­gra­ma de Pre­pa­ra­ção Es­pe­ci­al pa­ra Com­pe­ti­ções In­ter­na­ci­o­nal (Pe­ci), no ano que vem. Do­ze alu­nos fo­ram es­co­lhi­dos em to­do o País pa­ra par­ti­ci­par dos en­con­tros que vão ocor­rer em Brasília e ele se­rá o úni­co re­pre­sen­tan­te do Pa­ra­ná. “A Ma­te­má­ti­ca abre as por­tas pa­ra tudo e to­do o co­nhe­ci­men­to pa­ra o ves­ti­bu­lar de­pen­de de­la”

João Cláudio Fra­go­so

Aos 13 anos, o alu­no par­ti­ci­pou pe­la ter­cei­ra vez da pro­va. No ano pas­sa­do, ele con­quis­tou me­da­lha de pra­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.