Ma­lha fi­na re­tém 11% mais de­cla­ra­ções no ano

Da­dos são da Re­cei­ta Fe­de­ral de Ma­rin­gá - que abran­ge 126 mu­ni­cí­pi­os. Con­tri­buin­tes se­rão con­vo­ca­dos pa­ra apre­sen­ta­ção de do­cu­men­tos

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Leonardo Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com O nú­me­ro de de­cla­ra­ções do im­pos­to de ren­da re­ti­das nes­te ano na re­gião de Ma­rin­gá cres­ceu 11% em re­la­ção ao ano pas­sa­do -- su­biu de 3.322 pa­ra 3.722. Em igual pe­río­do, o to­tal de de­cla­ra­ções apre­sen­ta­das cres­ceu 9,5% -- pas­sou de 210 mil pa­ra 230 mil. Se­gun­do a Re­cei­ta Fe­de­ral, qua­se me­ta­de das pes­so­as que caí­ram na ma­lha fi­na nes­te ano omi­ti­ram os ren­di­men­tos ao fa­zer a de­cla­ra­ção do Im­pos­to de Ren­da. O le­van­ta­men­to é es­ta­du­al e foi fei­to com ba­se nos da­dos atu­a­li­za­dos da Re­cei­ta no Pa­ra­ná. De acor­do com a de­le­ga­cia re­gi­o­nal de Ma­rin­gá, que abran­ge 126 mu­ni­cí­pi­os, o vo­lu­me de de­cla­ra­ções re­ti­das se­gue a mé­dia do Es­ta­do.

“A omissão de al­gum ti­po de ren­di­men­to se­ja do ti­tu­lar ou de al­gum de­pen­den­te é a si­tu­a­ção mais co­mum e que se re­pe­te ao lon­go dos anos. Em se­gui- da, vem os pro­ble­mas com des­pe­sas na área da saú­de. As pes­so­as fi­ze­ram a de­cla­ra­ção in­cor­re­ta ou fal­tan­do do­cu­men­to”, ex­pli­ca o as­ses­sor de comunicação e ana­lis­ta tri­bu­tá­rio da Re­cei­ta Fe­de­ral de Ma­rin­gá, Mar­cos Lu­chi­an­cen­kol. Se­gun­do ele, a par­tir de ago­ra, as pes­so­as se­rão obri­ga­das a acer­ta­rem as contas com o Leão.

“A ex­pec­ta­ti­va é de que lo­go no iní­cio do pró­xi­mo ano, a Re­cei­ta dis­po­ni­bi­li­ze uma fer­ra­men­ta na internet pa­ra pos­si­bi­li­tar que as pes­so­as fa­çam agen­da­men­to. Ca­so is­so não acon­te­ça, as pes­so­as com pro­ble­mas se­rão con­vo­ca­das pa­ra a apre­sen­ta­ção dos do­cu­men­tos ne­ces­sá­ri­os”, diz.

De acor­do com Lu­chi­an­cen- kol, um ou­tro pro­ble­ma que vem se tor­nan­do co­mum e que tem le­va­do mui­tos con­tri­buin­tes pa­ra a ma­lha fi­na é a di­ver­gên­cia dos da­dos do im­pos­to de ren­da re­ti­do na fon­te com o que é apon­ta­do na de­cla­ra­ção de ren­da. “Es­sa di­ver­gên­cia é des­co­ber­ta pe­la Re­cei­ta no mo­men­to em que os da­dos são cru­za­dos”, des­ta­cou. Se­gun­do a Re­cei­ta Fe­de­ral, pou­co mais de 7% das pes­so­as que fi­ze­ram a de­cla­ra­ção, apre­sen­ta­ram es­se ti­po de pro­ble­ma.

Úl­ti­mo lo­te

A Re­cei­ta Fe­de­ral di­vul­gou on­tem tam­bém a con­sul­ta ao 7º e úl­ti­mo lo­te do Im­pos­to de Ren­da des­te ano. Na re­gião de Ma­rin­gá, 602 pes­so­as te­rão di­rei­to a res­ti­tui­ção. O va­lor to­tal é de R$ 2.426.666,23. “É o me­nor lo­te pa­go até ago­ra em nos­sa. As pes­so­as po­de­rão re­ti­rar a par­tir da pró­xi­ma se­ma­na”, aler­tou o ana­lis­ta. Se o con­tri­buin­te não re­ce­beu a res­ti­tui­ção em ne­nhum lo­te, se­gun­do a Re­cei­ta, ele es­tá na ma­lha. “Hou­ve al­gum pro­ble­ma na de­cla­ra­ção e por is­so, os do­cu­men­tos se­rão exi­gi­dos pa­ra a com­pro­va­ção”, aler­tou o as­ses­sor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.