TCU des­car­ta dis­cus­são so­bre contas de luz

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA -

O go­ver­no do Pa­ra­ná de­fen­de a der­ru­ba­da do ve­to da pre­si­den­te Dil­ma Rousseff à dis­tri­bui­ção igua­li­tá­ria dos royal­ti­es do pe­tró­leo. Se­gun­do in­for­mou na se­ma­na pas­sa­da o se­cre­tá­rio es­ta­du­al da Fa­zen­da, Luiz Car­los Hauly, li­de­ran­ças pa­ra­na­en­ses vão pres­si­o­nar o Con­gres­so Na­ci­o­nal a der­ru­bar a de­ci­são.

“O Pa­ra­ná já é mui­to pre­ju­di­ca­do na dis­tri­bui­ção dos re­cur­sos fe­de­rais. Dá for­ma co­mo fi­cou a lei pa­ra dis­tri­bui­ção dos royal­ti­es, va­mos con­ti­nu­ar en­tre os úl­ti­mos Es­ta­dos em re­la­ção aos re­pas­ses da União”, afir­mou. “So­mos so­li­dá­ri­os aos de­mais es­ta­dos pre­ju­di­ca­dos pe­lo ve­to e de­fen­de­mos a san­ção da lei con­for­me apro­va­do no Con­gres­so”.

Além de pres­si­o­nar pe­la der­ru­ba­da ao ve­to, o go­ver­no es­ta­du­al, vai re­for­çar a de­fe­sa pe­la re­vi­são da di­vi­são do mar ter­ri­to­ri­al do Pa­ra­ná. O Tri­bu­nal de Contas da União (TCU), de­ci­diu on­tem que não tem com­pe­tên­cia pa­ra de­fi­nir se a Agên­cia Na­ci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca (Ane­el) e as em­pre­sas de dis­tri­bui­ção pre­ci­sam ou não res­sar­cir os cli­en­tes por um er­ro na me­to­do­lo­gia de cál­cu­lo dos re­a­jus­tes das contas de luz, que vi­go­rou en­tre 2002 e 2009. Se­gun­do en­ti­da­des de de­fe­sa dos con­su­mi­do­res, a fa­lha te­ria ge­ra­do co­bran­ças in­de­vi­das de pe­lo me­nos R$ 7 bi­lhões. Em se­tem­bro, o mi­nis­tro de Mi­nas e Ener­gia, Edi­son Lo­bão, dis­se que o go­ver­no es­pe­ra de­vol­ver os re­cur­sos. “A Ane­el diz que não há de­vo­lu­ção a ser fei­ta. En­tão es­ses re­cur­sos sur­gi­ram da ima­gi­na­ção de al­guém e, na prá­ti­ca, não há o que ser de­vol­vi­do”, dis­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.