Con­gres­so ana­li­sa ho­je royal­ti­es do pe­tró­leo

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Agên­cia Fo­lha

re­da­cao@odi­a­rio.com O pre­si­den­te do Se­na­do, José Sar­ney (PMDB-AP), afir­mou on­tem que o pe­di­do de ur­gên­cia pa­ra ana­li­sar o ve­to pre­si­den­ci­al ao pro­je­to de lei que al­te­ra as re­gras de dis­tri­bui­ção dos royal­ti­es do pe­tró­leo de­ve ser apre­sen­ta­do ho­je em ses­são do Con­gres­so.

Se apro­va­do o pe­di­do, a apre­ci­a­ção do ve­to ao pro­je­to de lei dos royal­ti­es pas­sa­rá à fren­te na fi­la dos mais de três mil ve­tos que aguar­dam aná­li­se do Con­gres­so e, com is­so, Sar­ney po­de­rá con­vo­car uma no­va ses­são con­jun­ta de Câ­ma­ra e Se­na­do pa­ra vo­tar o pro­je­to.

“Ama­nhã (ho­je, ter­ça-fei­ra), nós va­mos ter ses­são do Con­gres­so e o que te­nho no­tí­ci­as é que os lí­de­res vão apre­sen­tar um pe­di­do de ur­gên­cia. Uma vez que ele se­ja apro­va­do, evi­den­te­men­te que vai ter que ser co­lo­ca­do em vo­ta­ção”, dis­se o pre­si­den­te do Se­na­do.

Pa­ra que o re­que­ri­men­to te­nha con­di­ções de ser vo­ta­do, é ne­ces­sá­rio o apoio for­mal de no mí­ni­mo 48 senadores e 257 de­pu­ta­dos. Par­la­men­ta­res de Es­ta­dos não pro­du­to­res têm se mo­bi­li­za­do pa­ra co­le­tar as as­si­na­tu­ras ne­ces­sá­ri­as.

A der­ru­ba­da do ve­to pre­si­den­ci­al é de­fen­di­da pe­los Es­ta­dos não pro­du­to­res de pe­tró­leo, que es­pe­ra­vam con­tar com a dis­tri­bui­ção igua­li­tá­ria dos re­cur­sos da ex­plo­ra­ção dos royal­ti­es.

O ve­to pre­si­den­ci­al só po­de ser der­ru­ba­do pe­lo vo­to se­cre­to da mai­o­ria ab­so­lu­ta dos mem­bros das du­as Ca­sas com 41 vo­tos no Se­na­do e 257 vo­tos da Câ­ma­ra. “Uma vez que ele (re­que­ri­men­to) se­ja apro­va­do, evi­den­te­men­te que vai ter que ser co­lo­ca­do em vo­ta­ção”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.