Amu­sep dis­cu­te no­vo con­sór­cio

O no­vo mo­de­lo vai di­vi­dir os 30 mu­ni­cí­pi­os da Amu­sep em pe­lo me­nos qua­tro mi­cror­re­giões; em ca­da uma mu­ni­cí­pi­os di­vi­di­rão ações em diferentes áre­as

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Na pri­mei­ra reu­nião da As­so­ci­a­ção dos Mu­ni­cí­pi­os do Se­ten­trião Pa­ra­na­en­se (Amu­sep) com os pre­fei­tos que to­ma­rão pos­se no dia 1º de ja­nei­ro, o prin­ci­pal as­sun­to em pau­ta se­rá a vi­a­bi­li­za­ção do Con­sór­cio Pú­bli­co In­ter­mu­ni­ci­pal de Ges­tão Pro­a­mu­sep, cu­jo es­ta­tu­to foi vo­ta­do na úl­ti­ma reu­nião dos pre­fei­tos atu­ais, se­ma­na pas­sa­da. O no­vo con­sór­cio vai di­vi­dir os 30 mu­ni­cí­pi­os da Amu­sep em pe­lo me­nos qua­tro mi­cror­re­giões e em ca­da uma de­las os mu­ni­cí­pi­os di­vi­di­rão ações nas áre­as de saú­de, ma­nu­ten­ção de es­tra­das e des­ti­na­ção de re­sí­du­os só­li­dos.

“É uma ten­dên­cia do mun­do os mu­ni­cí­pi­os tra­ba­lha­rem em con­jun­to”, diz o pre­si­den­te da Amu­sep e pre­fei­to de Iva­tu­ba Van­der­lei San­ti­ni (PSB), que em uma ges­tão an­te­ri­or já ti­nha cri­a­do o Con­sór­cio In­ter­mu­ni­ci­pal de Saú­de (Ci­sa­mu­sep) e o Pro­gra­ma de De­sen­vol­vi­men­to da Re­gião da Amu­sep (Pro-Amu­sep). “Um mu­ni­cí­pio pe­que­no não tem con­di­ções de man­ter um par­que de má­qui­nas bem equi­pa­do pa­ra fa­zer a ma­nu­ten­ção de vi­as ur­ba­nas e ru­rais, mas qua­tro pre­fei­tu­ras jun­tas po­dem com­prar to­das as má­qui­nas ne­ces­sá­ri­as e to­das as qua­tro se­rão be­ne­fi­ci­a­das pe­lo mes­mo con­jun­to de equi­pa­men­tos”.

Una­ni­mi­da­de

Se­gun­do o pre­si­den­te, to­dos os pre­fei­tos, tan­to os que se ele­ge­ram nes­te ano quan­to os que fo­ram re­e­lei­tos, con­cor­da­ram que a cri­a­ção de con­sór­ci­os in­ter­mu­ni­ci­pais é a me­lhor al­ter­na­ti­va pa­ra que as pre­fei­tu­ras pos­sam dis­por do ne­ces­sá­rio pa­ra de­sen­vol­ver seu tra­ba­lho.

Pa­ra pre­si­dir o no­vo con­sór­cio foi elei­to o pre­fei­to de As­tor­ga, Ar­qui­me­des Zi­rol­do, o Be­ga (PTB), que há três anos vi­nha tra­ba­lhan­do na cri­a­ção de um con­sór­cio de má­qui­nas en­glo­ban­do se­te mu­ni­cí­pi­os de sua re­gião. “Além de ser mais fá­cil pa­ra se com­prar má­qui­nas se as pre­fei­tu­ras se jun­ta­rem, o pró­prio go­ver­no fe­de­ral ofe­re­ce li­nhas de cré­di­to es­pe­ci­ais pa­ra con­sór­ci­os in­ter­mu­ni­ci­pais e tem in­te­res­se em do­tar as re­giões de equi­pa­men­tos”. Se­gun­do ele, é mais fá­cil pa­ra o go­ver­no en­vi­ar uma mo­to­ni­ve­la­do­ra pa­ra aten­der qua­tro ou cin­co mu­ni­cí­pi­os do que man­dar uma pa­ra ca­da pre­fei­tu­ra.

Pro­je­ções

Be­ga, que em ja­nei­ro ini­cia seu quin­to man­da­to de pre­fei­to, con­si­de­ra que por meio do no­vo con­sór­cio os mu­ni­cí­pi­os da Amu­sep po­de­rão se be­ne­fi­ci­ar de di­ver­sas ma­nei­ras, com mai­or fa­ci­li­da­de pa­ra cap­tar re­cur­sos jun­to aos go­ver­nos es­ta­du­al e fe­de­ral pa­ra fo­men­tar a cul­tu­ra, es­por­tes, la­zer e edu­ca­ção, ilu­mi­na­ção pú­bli­ca, cri­ar es­tru­tu­ra pa­ra a co­le­ta e re­ci­cla­gem de re­sí­du­os só­li­dos, cons­tru­ção e ad­mi­nis­tra­ção de ater­ros sa­ni­tá­ri­os.

Além de já ter o es­ta­tu­to apro­va­do, o no­vo con­sór­cio já tem uma di­re­to­ria, cons­ti­tuí­da por pre­fei­tos re­e­lei­tos nes­te ano. In­te­gram a di­re­to­ria os pre­fei­tos de Sa­ran­di, Car­los Al­ber­to de Pau­la Jú­ni­or (PDT), co­mo vi­ce-pre­si­den­te, pre­fei­to de Ou­ri­zo­na, Ja­nil­son Mar­cos Do­na­san (PP), co­mo 1º se­cre­tá­rio, e o pre­fei­to de Itam­bé, An­to­nio Car­los Zam­par (PT), co­mo 2º se­cre­tá­rio. “É uma ten­dên­cia os mu­ni­cí­pi­os tra­ba­lha­rem em con­jun­to”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.