Jo­ga­do­ras de­sa­ba­fam após es­treia com vi­tó­ria

Com res­pal­do do no­vo téc­ni­co do se­le­ci­o­na­do, Már­cio de Oli­vei­ra, atle­tas re­cla­ma­ram da fal­ta de con­di­ções mí­ni­mas pa­ra a mo­da­li­da­de no País

O Diario do Norte do Parana - - ESPORTES - Da Agên­cia Es­ta­do

re­da­cao@odi­a­rio.com A se­le­ção bra­si­lei­ra de fu­te­bol fe­mi­ni­no es­tre­ou no do­min­go com go­le­a­da de 4 a 0 so­bre a equi­pe de Por­tu­gal na aber­tu­ra do Tor­neio In­ter­na­ci­o­nal Ci­da­de de São Pau­lo 2012, no Pa­ca­em­bu. Após o jo­go, o téc­ni­co Már­cio de Oli­vei­ra, que par­ti­ci­pou de sua pri­mei­ra par­ti­da pe­la equi­pe, es­te­ve na co­le­ti­va jun­ta­men­te com a za­guei­ra Fabiana Bai­a­na – elei­ta a me­lhor em cam­po – e a go­lei­ra An­dreia Sun­ta­que. Di­an­te ques­tões so­bre o re­co­nhe­ci­men­to da se­le­ção fe­mi­ni­na, as jo­ga­do­ras fo­ram en­fá­ti­cas. “Nós da se­le­ção fe­mi­ni­na ga­nha­mos pou­co e ain­da so­mos mui­to des­va­lo­ri­za­das”, fa­lou Bai­a­na. Já An­dreia com­ple­tou: “Não te­mos que com­pa­rar o ti­me mas­cu­li­no com o fe­mi­ni­no. Ves­ti­mos es­sa ca­mi­sa pe­lo amor a pá­tria. Não ga­nha­mos na­da e ain­da te­mos uma co­bran­ça enor­me em ci­ma de nós”, com­ple­ta.

Cul­tu­ra

A go­lei­ra ain­da fa­la da cul­tu­ra do país que, in­fe­liz­men­te, só tem olhos pa­ra pres­ti­gi­ar o ti­me mas­cu­li­no. “Jo­guei o ano in­tei­ro sem re­ce­ber, é com­pli­ca­do, mas ago­ra con­se­gui o pa- tro­cí­nio de uma fa­cul­da­de e te­nho uma bol­sa 100% e uma aju­da de cus­to. Mui­tas jo­ga­do­ras têm aju­da de fa­cul­da­des”, ana­li­sa. Po­rém, sua ener­gia es­tá pa­ra o que vem pe­la fren­te: “Te­mos que fo­car no pla­ne­ja­men­to das Olim­pía­das e com o ci­clo de re­no­va­ção. As coi­sas vão acon­te­cer”, anima-se.

Já o téc­ni­co Oli­vei­ra afir­mou que as jo­ga­do­ras em pou­co tem­po já de­mons­tram seu ta­len­to e que, com mui­to trei­no, con­ti­nu­a­rão a pra­ti­car um bom fu­te­bol que tra­rá be­ne­fí­ci­os fu­tu­ros. “Pre­ci­sa­mos nos pre- pa­rar e for­mar um ti­me tá­ti­co, além de de­sen­vol­ver no­vos ta­len­tos, o que é sem­pre im­por­tan­te”, afir­ma. Em re­la­ção aos de­sa­ba­fos das jo­ga­do­ras, o téc­ni­co foi direto: “É com­pli­ca­do tra­ba­lhar com jo­ga­do­ras que não re­ce­bem, se eu fos­se ma­chis­ta não es­ta­ria aqui. Te­mos um pro­je­to pa­ra o fu­te­bol fe­mi­ni­no co­me­çan­do pe­la ba­se, já tra­ba­lhei com a ca­te­go­ria sub 20”, fa­la.

“Es­pe­ro que o Már­cio tra­ba­lhe e che­gue, pois tra­ba­lhei com téc­ni­cos que tra­ba­lham e não che­ga­ram. Não que­ro ser vi­ce, que­ro ser cam­peã”, fi­na­li­za a ex­pe­ri­en­te Sun­ta­que.

O pró­xi­mo jo­go do Bra­sil se­rá re­a­li­za­do nes­ta quin­ta­fei­ra, con­tra as me­xi­ca­nas, no Pa­ca­em­bu, às 21h50, com trans­mis­são ao vi­vo pe­la Band. Na pre­li­mi­nar, Por­tu­gal e Di­na­mar­ca se en­fren­tam às 19h30. O ata­can­te Ra­fa­el Al­cân­ta­ra, des­ta­que do Bar­ce­lo­na B e fi­lho do te­tra­cam­peão Ma­zi­nho, foi a gran­de au­sên­cia na apre­sen­ta­ção da se­le­ção bra­si­lei­ra sub-20, nes­ta se­gun­da-fei­ra, no Rio de Ja­nei­ro. O jo­ga­dor só se jun­ta­rá ao gru­po da­qui uma se­ma­na, no dia 17, quan­do co­me­ça a con­tar o pe­río­do ofi­ci­al de­ter­mi­na­do pe­la Fi­fa pa­ra a fa­se de pre­pa­ra­ção do Cam­pe­o­na­to Sul-Ame­ri­ca­no da ca­te­go­ria.

A apre­sen­ta­ção de Ra­fi­nha é bas­tan­te aguar­da­da pe­la Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Fu­te­bol (CBF), uma vez que seu ir­mão, Thi­a­go, tam­bém do Bar­ce­lo­na, pre­fe­riu jo­gar pe­la Es­pa­nha. O ca­çu­la de Ma­zi­nho já ha­via si­do con­vo­ca­do pa­ra de­fen­der o Bra­sil, mas na oca­sião não foi li­be­ra­do pe­lo Bar­ce­lo­na. Ago­ra, co­mo o clube ca­ta­lão na­da po­de fa­zer pa­ra atra­pa­lhar os pla­nos da se­le­ção bra­si­lei­ra, a ex­pec­ta­ti­va é que ele se jun­te ao gru­po e de­mons­tre que pre­ten­de de­fen­der a ci­da­da­nia do pai.

Além de Ra­fi­nha, tam­bém não se apre­sen­ta­ram o la­te­ral­di­rei­to Fa­bi­nho, re­ve­la­do pe­lo Flu­mi­nen­se e atu­al­men­te no Re­al Ma­drid B, que tam­bém de­ve se jun­tar ao gru­po no dia 17, e o ata­can­te Ade­mil­son, que es­tá con­cen­tra­do com o São Pau­lo pa­ra a fi­nal da Co­pa SulA­me­ri­ca­na. Após o tér­mi­no da com­pe­ti­ção, nes­ta qu­ar­ta, ele se­gue direto pa­ra a Gran­ja Co­mary, em Te­re­só­po­lis (RJ).

Pa­ra es­ta eta­pa de pre­pa­ra­ção fo­ram cha­ma­dos 27 jo­ga­do­res, dos quais 22 dis­pu­ta­rão o Sul-Ame­ri­ca­no da Ar­gen­ti­na. O Bra­sil es­treia na com­pe­ti­ção no dia 10 de ja­nei­ro con­tra o Equa­dor, em San Ju­an. Além das du­as equi­pes, o Gru­po B da com­pe­ti­ção con­ta com Uru­guai, Pe­ru e Ve­ne­zu­e­la.

Mowa Press

A za­guei­ra Fabiana Bai­a­na, des­ta­que na go­le­a­da so­bre as por­tu­gue­sas, foi uma das atle­tas que apon­tou as di­fi­cul­da­des do fu­te­bol fe­mi­ni­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.