Ca­lor exi­ge aten­ção com cri­an­ças e ido­sos

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ivy Val­sec­chi

ivy­val­sec­chi@odi­a­rio.com Ca­lor in­ten­so de­ve ser sinô­ni­mo de cui­da­do re­do­bra­do com cri­an­ças e ido­sos, pú­bli­co mais pro­pen­so a pro­ble­mas cau­sa­dos pe­la de­si­dra­ta­ção. O aler­ta é da mé­di­ca do Se­tor de Epidemiologia do mu­ni­cí­pio, Jus­sa­ra Ti­ta­to. “O ido­so cos­tu­ma ter do­en­ças em fun­ção da ida­de, e a cri­an­ça não tem imu­ni­da­de de­sen­vol­vi­da.”

Pa­ra fu­gir dos pro­ble­mas cau­sa­dos pe­las al­tas tem­pe­ra­tu­ras, a saí­da é abu­sar dos lí­qui­dos, fil­tro so­lar e rou­pas le­ves e cla­ras, além de man­ter o am­bi­en­te are­ja­do. “É im­por­tan­te man­ter uma di­e­ta sau­dá­vel, que in­clua ver­du­ras, le­gu­mes e pei­xes, além de água, chá e su­cos na­tu­rais.” Se­gun­do Jus­sa­ra, tam­bém de­ve-se evi­tar sair na rua en­tre as 10h e 17h. Se for mui­to ne­ces­sá­rio, de­ve-se le­var água, bo­né, chapéu ou guar­da-sol e fil­tro so­lar.

O so­ro ca­sei­ro é in­di­ca­do pa­ra a pes­soa se man­ter hi­dra­ta­da. Em ca­sos mais gra­ves, com vô­mi­to e di­ar­reia, é pre­ci­so pro­cu­rar um mé­di­co. Os prin­ci­pais sin­to­mas da de­si­dra­ta­ção são pe­le se­ca, olhos en­co­va­dos, sa­li­va es­pes­sa, ta­qui­car­dia e di­mi­nui­ção de uri­na. Nas uni­da­des bá­si­cas de saú­de de Ma­rin­gá são dis­po­ni­bi­li­za­dos so­ros de rei­dra­ta­ção oral, es­pe­cí­fi­cos pa­ra ca­da ca­so.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.