Pa­ra­ná es­tu­da in­cen­ti­vos

O Diario do Norte do Parana - - AGRONEGÓCIO -

En­quan­to o se­tor de be­ne­fi­ci­a­men­to de bor­ra­cha pau­lis­ta não se en­ten­de, o go­ver­no do Pa­ra­ná cos­tu­ra um acor­do en­vol­ven­do co­o­pe­ra­ti­vas e a em­pre­sa ja­po­ne­sa Su­mi­to­mo pa­ra in­cen­ti­var o cul­ti­vo de seringais na re­gião no­ro­es­te do Es­ta­do, cu­jo cli­ma é pa­re­ci­do com o do in­te­ri­or de São Pau­lo.

Um em­pur­rão nes­se sen­ti­do é da­do pe­lo pró­prio Có­di­go Flo­res­tal, re­cen­te­men­te san­ci­o­na­do pe­la pre­si­den­te Dil­ma Rousseff. Ocor­re que seringais es­tão au­to­ri­za­dos a com­por a re­ser­va le­gal – área de ma­ta mí­ni­ma que to­da pro­pri­e­da­de rural com mais de qua­tro mó­du­los fis­cais (mé­dia de 72 hec­ta­res no Es­ta­do) é obri­ga­da a ter a par­tir de ago­ra.

As­sim, pa­ra aten­der a le­gis­la­ção am­bi­en­tal e fa­tu­rar eco­no­mi­ca­men­te, a pro­du­ção de lá­tex se apre­sen­ta co­mo um bom ne­gó­cio, pois há in­di­ca­ti­vos de que a ofer­ta des­sa ma­té­ria-pri­ma na­tu­ral não con­si­ga aten­der ao cres­ci­men­to de de­man­da pe­las pró­xi­mas três dé­ca­das.

“Es­ta­mos in­te­res­sa­dos em de­sen­vol­ver um pro­je­to nes­sa área”, afir­ma o pre­si­den­te da Co­ca­mar Co­o­pe­ra­ti­va Agroin­dus­tri­al, Luiz Lou­ren­ço. As co­o­pe­ra­ti­vas es­pe­ram pe­lo po­si­ci­o­na­men­to do go­ver­no do Es­ta­do e con­tam com tra­ba­lhos já re­a­li­za­dos nes­sa área pe­lo Instituto Agronô­mi­co do Pa­ra­ná (Ia­par). A Su­mi­to­mo, que pre­ten­de im­plan­tar sua fá­bri­ca de pneus na re­gião me­tro­po­li­ta­na de Cu­ri­ti­ba em 2015, ga­ran­te a com­pra­de­to­da­a­pro­du­ção.

Pro­du­ti­vi­da­de

Atu­al­men­te, o Pa­ra­ná tem cer­ca de 850 hec­ta­res des­ti­na- dos ao plan­tio co­mer­ci­al da se­rin­guei­ra. Se­gun­do o se­cre­tá­rio da Agri­cul­tu­ra, Nor­ber­to Or­ti­ga­ra, a pro­du­ti­vi­da­de mé­dia na área é de qua­se 2 mil qui­los anu­ais por hec­ta­re. “Es­se vo­lu­me es­tá de 10% a 12% aci­ma da mé­dia na­ci­o­nal. Além dis­so, a ab­sor­ção des­sa pro­du­ção no mer­ca­do com­pro­va que a pro­du­ção pa­ra­na­en­se de bor­ra­cha não de­ve na­da em ter­mos de qua­li­da­de”, de­cla­rou o se­cre­tá­rio. A Com­pa­nhia Me­lho­ra­men­tos Nor­te do Pa­ra­ná é a prin­ci­pal pro­du­to­ra do Es­ta­do e em su­as fa­zen­das, pró­xi­mas a di­vi­sa com São Pau­lo, es­tão 80% dos cul­ti­vos pa­ra­na­en­ses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.