Dil­ma diz que Bra­sil fez sua par­te con­tra a crise

Em Pa­ris, pre­si­den­te dis­se que a con­tri­bui­ção bra­si­lei­ra nos pró­xi­mos me­ses se­rá uma mai­or ace­le­ra­ção da eco­no­mia; tam­bém de­fen­deu re­cur­sos do pe­tró­leo

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Fo­lha

re­da­cao@odi­a­rio.com Em vi­si­ta a Pa­ris, a pre­si­den­te Dil­ma Rousseff vol­tou a de­fen­der on­tem a com­bi­na­ção de me­di­das de aus­te­ri­da­de fis­cal e de in­cen­ti­vo ao cres­ci­men­to econô­mi­co co­mo re­cei­ta pa­ra su­pe­rar a atu­al crise econô­mi­ca glo­bal. “A res­pon­sa­bi­li­da­de fis­cal é tão ne­ces­sá­ria quan­to são im­pres­cin­dí­veis as me­di­das de es­tí­mu­lo ao cres­ci­men­to”, dis­se.

Dil­ma dis­cur­sou no “Fórum pe­lo Pro­gres­so So­ci­al: o Cres­ci­men­to co­mo Saí­da da Crise”, or­ga­ni­za­do pe­lo Instituto Lu­la e pe­la Fun­da­ção Je­an Jaurès, em Pa­ris.

Ela tam­bém de­fen­deu a cri­a­ção de uma “efe­ti­va união ban­cá­ria” na zo­na do eu­ro co­mo pas­so fun­da­men­tal pa­ra su­pe­rar a crise econô­mi­ca na re­gião, e aler­tou que cor­tes ra­di­cais de gas­tos que ge­rem uma re­ces­são econô­mi­ca po­dem agra­var a crise, em vez de re­sol­vê-la.

“A re­ces­são econô­mi­ca e a de­sor­dem fis­cal ti­ve­ram pa­ra nós... con­sequên­ci­as so­ci­ais e po­lí­ti­cas mui­to gra­ves”, dis­se. “O Bra­sil sa­be, por ex­pe­ri­ên­cia pró­pria, que a dí­vi­da so­be­ra­na dos Es­ta­dos e as dí­vi­das fi­nan­cei­ras di­fi­cil­men­te são equa­ci­o­na­das num ce­ná­rio de re­ces­são.”

Dil­ma ga­ran­tiu que o Bra­sil tem fei­to sua par­te pa­ra com­ba­ter a crise in­ter­na­ci­o­nal, e tem bus­ca­do es­ti­mu­lar a ex­pan­são da eco­no­mia, com de­so­ne­ra­ções de im­pos­tos e re­du­zin­do a ta­xa bá­si­ca de ju­ros, o que, na ava­li­a­ção da pre­si­den­te, tem evi­ta­do uma va­lo­ri­za­ção ex­ces­si­va do re­al.

“O meu País vem fa­zen­do a sua par­te, o que nos per­mi­tiu des­de o iní­cio de 2008 di­mi­nuir os efei­tos da crise”, co­men­tou. “A nos­sa con­tri­bui­ção nos pró­xi­mos me­ses se­rá uma mai­or ace­le­ra­ção da eco­no­mia”, dis­se.

A eco­no­mia bra­si­lei­ra frus­trou as ex­pec­ta­ti­vas do go­ver­no e do mer­ca­do ao cres­cer ape­nas 0,6% no ter­cei­ro tri­mes­tre an­te o tri­mes­tre ime­di­a­ta­men­te an­te­ri­or.

Pe­tró­leo

Dil­ma apro­vei­tou ain­da o dis­cur­so no ex­te­ri­or pa­ra fa­zer uma de­fe­sa da uti­li­za­ção dos re­cur­sos da ex­plo­ra­ção do pe­tró­leo em edu­ca­ção, co­mo for­ma de ga­ran­tir o cres­ci­men­to sus­ten­tá­vel do país.

O te­ma é al­vo de uma me­di­da pro­vi­só­ria en­vi­a­da pe­lo go­ver­no ao Con­gres­so em meio à dis­pu­ta en­tre Es­ta­dos pro­du­to­res e não-pro­du­to­res de pe­tró­leo em tor­no da dis­tri­bui­ção dos royal­ti­es re­sul­tan­tes da ex­plo­ra­ção. “[É im­por­tan­te] ga­ran­tir que to­dos os ga­nhos ob­ti­dos com a ex­plo­ra­ção do pe­tró­leo e do gás se vol­tem “O meu País vem fa­zen­do a sua par­te, o que nos per­mi­tiu des­de o iní­cio de 2008 di­mi­nuir os efei­tos da crise” pa­ra a edu­ca­ção no Bra­sil, por­que es­se é o me­lhor ca­mi­nho”, de­fen­deu.

Dil­ma vol­tou a cri­ti­car o que cha­mou de “uso abu­si­vo de po­lí­ti­cas mo­ne­tá­ri­as” por al­guns paí­ses no en­fren­ta­men­to da crise e rei­te­rou a po­si­ção bra­si­lei­ra nas dis­cus­sões glo­bais so­bre as mu­dan­ças cli­má­ti­cas e a re­for­ma da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU). “Nós qu­e­re­mos am­pli­ar o mul­ti­la­te­ra­lis­mo”, dis­se Dil­ma. “Ho­je há no Con­se­lho de Se­gu­ran­ça da ONU um gran­de de­se­qui­lí­brio, uma vez que paí­ses que emer­gi­ram es­tão su­bre­pre­sen­ta­dos.”

A pre­si­den­te lem­brou do re­cen­te anún­cio fei­to pe­lo Mi­nis­té­rio do Meio Am­bi­en­te de re­du­ção do des­ma­ta­men­to da Amazô­nia pa­ra o me­nor ní­vel da his­tó­ria e la­men­tou o re­sul­ta­do da reu­nião glo­bal so­bre o cli­ma em Doha (Ca­tar). “Mas, ape­sar de la­men­tar as li­mi­ta­ções que saí­mos de Doha... va­mos se­guir em­pe­nha­dos na bus­ca de um con­sen­so mais ou­sa­do pa­ra fa­zer fren­te às mu­dan­ças cli­má­ti­cas”, dis­se.

Ro­ber­to Stuckert Fi­lho/pr

Dil­ma cum­pri­men­ta o pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal fran­ce­sa, Clau­de Bar­to­lo­ne, du­ran­te vi­si­ta à ca­pi­tal fran­ce­sa, on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.