Fi­el in­va­de Na­goya e pro­me­te fes­ta

O Diario do Norte do Parana - - ESPORTES -

Co­mo era de se es­pe­rar, a Fi­el to­mou Na­goya de as­sal­to. A ci­da­de, a 25 quilô­me­tros do pal­co do jo­go con­tra o Al Ahly, é on­de es­tão hos­pe­da­dos a de­le­ga­ção co­rin­ti­a­na e mi­lha­res de tor­ce­do­res do ti­me. Nes­ta qu­ar­ta-fei­ra, vão se jun­tar a eles os co­rin­ti­a­nos que es­tão em Tó­quio. O mo­vi­men­to es­tá sen­do cha­ma­do de Ter­cei­ra In­va­são - as ou­tras du­as fo­ram ao Rio de Ja­nei­ro, na se­mi­fi­nal do Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro de 1976, e na­de­ci­são­doMun­di­al­de2000.

A fes­ta co­me­ça­rá bem an­tes de a bo­la ro­lar. In­te­gran­tes da sub­se­de da Ga­viões da Fi­el no Ja­pão aco­lhe­ram mem­bros da or­ga­ni­za­da que vi­e­ram do Bra- sil (al­guns, por fal­ta de di­nhei­ro, es­tão hos­pe­da­dos nas ca­sas des­ses as­so­ci­a­dos) e or­ga­ni­za­rão uma ca­mi­nha­da pe­las ru­as de Toyo­ta em di­re­ção ao es­tá­dio.

É pos­sí­vel que os co­rin­ti­a­nos te­nham al­gu­ma di­fi­cul­da­de pa­ra se adap­tar às re­gras im­pos­tas pe­la Fi­fa. Ela não per­mi­te, por exem­plo, que tor­ce­do­res fi­quem fo­ra de seus as­sen­tos, pu­lem em ci­ma das ca­dei­ras ou se apoi­em em mu­re­tas. Em reu­nião com di­ri­gen­tes da en­ti­da­de, a di­re­to­ria do Co­rinthi­ans avi­sou que es­se ti­po de com­por­ta­men­to faz par­te da cul­tu­ra de sua tor­ci­da e re­ce­beu a in­for­ma­ção de que a Fi­fa se­rá um pou­co mais to­le­ran­te do que o nor­mal. São per­mi­ti­das ban­dei­ras (mui­tas fo­ram con­fec­ci­o­na­das com ima­gens alu­si­vas ao Ja­pão), mas ape­nas nos se­to­res lo­ca­li­za­dos atrás dos gols, pa­ra não atra­pa­lhar a divulgação de pa­tro­ci­na­do­res da Fi­fa.

Co­rin­ti­a­nos de vá­ri­as par­tes do mun­do co­me­ça­ram a “in­va­dir” Na­goya nes­ta ter­ça - an­tes, o ti­me era acom­pa­nha­do pra­ti­ca­men­te ape­nas por tor­ce­do­res que mo­ram no Ja­pão. Pe­la pri­mei­ra vez des­de a che­ga­da da equi­pe ao país, na se­ma­na pas­sa­da, foi pos­sí­vel ver co­rin­ti­a­nos ca­mi­nhan­do em gru­pos pe­las prin­ci­pais ru­as da ci­da­de e pe­los cen­tros co­mer­ci­ais.

Mastrangelo Rei­no/es­ta­dão Con­teú­do

Du­ran­te os trei­nos tor­ce­do­res de­mons­tram to­do o fa­na­tis­mo pe­lo ti­me

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.