Ta­len­to em pau­ta

JOR­NA­LIS­MO Gru­po O Diá­rio, em par­ce­ria com o Ce­su­mar e com a Fa­cul­da­de Ma­rin­gá, di­vul­ga os no­mes dos es­tu­dan­tes pre­mi­a­dos no No­vos Ta­len­tos do Jor­na­lis­mo Ma­rin­ga­en­se

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Wi­la­me Prado

wi­la­me@odi­a­rio.com Quan­do es­tu­dan­te, ter o tra­ba­lho re­co­nhe­ci­do e ain­da pre­mi­a­do sig­ni­fi­ca mo­ti­va­ção pa­ra con­ti­nu­ar ra­lan­do en­tre li­vros, pro­vas e au­las. O re­co­nhe­ci­men­to e a glo­ri­fi­ca­ção tam­bém tran­qui­li­zam a sem­pre in­qui­e­ta men­te do aca­dê­mi­co, que cer­ta­men­te con­clui: “es­tou no ca­mi­nho cer­to”. Foi is­so e um pou­co mais o que sen­ti­ram os cin­co jo­vens ven­ce­do­res da quin­ta edi­ção do No­vos Ta­len­tos do Jor­na­lis­mo Ma­rin­ga­en­se, con­cur­so pro­mo­vi­do pe­lo Gru­po O Diá­rio e que con­tou com o apoio do Ce­su­mar e da Fa­cul­da­de Ma­rin­gá.

O anún­cio dos mais ta­len­to­sos es­tu­dan­tes de Jor­na­lis­mo foi fei­to na noi­te de an­te­on­tem, em um jan­tar ofe­re­ci­do a to­dos os fi­na­lis­tas no res­tau­ran­te Sushiky. Na ca­te­go­ria “Ar­ti­go de Opi­nião”, ven­ceu a es­tu­dan­te do se­gun­do ano do Ce­su­mar Taís Na­ka­ku­ra, 19 anos; na ca­te­go­ria “En­tre­vis­ta”, Jo­el Sil­va, 19, da mes­ma sa­la de Taís, foi o ven­ce­dor; na ca­te­go­ria “Crô­ni­ca”, An­dreia Mel­le­ro, 25, que es­tá no pri­mei­ro ano no Ce­su­mar, fi­cou em pri­mei­ro lu­gar; Mariana Oli­vei­ra, que cur­sa o ter­cei­ro ano da Fa­cul­da­de Ma­rin­gá, es­cre­veu a me­lhor “Re­por­ta­gem”; e a fo­to cam­peã foi fei­ta por Iasmyn Ca­le­ga­ri, 20, tam­bém no ter­cei­ro ano­daFa­cul­da­deMa­rin­gá.

O di­re­tor de Con­teú­do do Diá- rio, Mi­cha­el Sil­va, que par­ti­ci­pou da noi­te de pre­mi­a­ção, con­si­de­ra ser um dos papéis do jor­nal sem­pre abrir es­pa­ço pa­ra a co­mu­ni­da­de em ge­ral, in­cluin­do os es­tu­dan­tes de Jor­na­lis­mo e pro­vá­veis fu­tu­ros co­la­bo­ra­do­res do gru­po. “Pa­ra qu­em es­tá se pre­pa­ran­do pa­ra ser jornalista, é mui­to im­por­tan­te par­ti­ci­par do con­cur­so. Não tem ale­gria mai­or pa­ra o es­tu­dan­te do que ver sua fo­to ou seu tex­to pu­bli­ca­dos no jor­nal da co­mu­ni­da­de”.

O di­re­tor co­men­ta que, com o No­vos Ta­len­tos do Jor­na­lis­mo Ma­rin­ga­en­se, o jor­nal se apro­xi­ma das uni­ver­si­da­des e co­nhe­ce os fu­tu­ros jor­na­lis­tas. E dei­xa o re­ca­do: “Es­ta­mos sem­pre pre­ci­san­do de no­vos ta­len­tos na nos­sa re­da­ção. Te­mos va­gas em aber­to e uma di­fi­cul­da­de­mui­to­gran­de­de­en­con­trar­pro­fis­si­o­nais­qua­li­fi­ca­dos”.

Sil­va res­sal­ta a se­ri­e­da­de do con­cur­so e a im­por­tân­cia que tem pa­ra os alu­nos. “O prê­mio é uma por­ta pa­ra os alu­nos ven­ce­do­res te­rem, um dia, uma opor­tu­ni­da­de no jor­nal. Os edi­to­res do jor­nal ava­li­a­ram com bas­tan­te cri­té­rio to­dos os tex­tos par­ti­ci­pan­tes do con­cur­so”.

Tam­bém pre­sen­te na pre­mi­a­ção, o co­or­de­na­dor do cur­so de Jor­na­lis­mo do Ce­su­mar, Ricardo Tor­qua­to, ava­lia po­si­ti­va­men­te o jor­na­lis­mo pra­ti­ca­do em Ma­rin­gá. Ele crê que os tra­ba­lhos en­vol­ven­do o jor­nal O Diá­rio em con­jun­to com as ins­ti­tui­ções de en­si­no au­xi­li­am no de­sen­vol­vi­men­to do en­si­no da área. “Ma­rin­gá tem tudo pa­ra ser um cen­tro de ex­ce­lên­cia em jor­na­lis­mo. Te­mos um óti­mo jor­nal, du­as bo­as fa­cul­da­de­se­tam­bé­mó­ti­mos­jor­na­lis­tas”.

A jornalista e pro­fes­so­ra da Fa­cul­da­de Ma­rin­gá Val­de­te da Gra­ça re­lem­bra que o des­ta­que no con­cur­so do jor­nal po­de au­xi­li­ar os es­tu­dan­tes a con­se­gui­rem, quan­do for­ma­dos, ra­pi­da­men­te se co­lo­ca­rem no mer­ca­do de tra­ba­lho. “Sou uma das mai­o­res in­cen­ti­va­do­ras pa­ra que os alu­nos sem­pre par­ti­ci­pem do con­cur­so do Diá­rio. Par­tin­do do con­cur­so, mui­tos de­les vão ser in­se­ri­dos no mer­ca­do de tra­ba­lho”.

Fo­ram 140 tra­ba­lhos

O 5º prê­mio No­vos Ta­len­tos do Jor­na­lis­mo Ma­rin­ga­en­se ga­nhou no­vas ca­te­go­ri­as e uma no­va for­ma de ava­li­a­ção. Des­sa vez, aca­dê­mi­cos­deJor­na­lis­mo­de­to­do­sos anos da Fa­cul­da­de Ma­rin­gá e do Ce­su­mar pu­de­ram en­vi­ar as pro­du­ções de­sen­vol­vi­das du­ran­te o ano. A ideia de não ter um te­ma es­pe­cí­fi­co veio jus­ta­men­te pa­ra reu­nir e pre­mi­ar to­do ti­po de ma­te­ri­al­jor­na­lís­ti­co­fei­to­po­re­les.

A equi­pe co­or­de­na­do­ra do prê­mio re­ce­beu um nú­me­ro mai­or de ins­cri­tos, quan­do com­pa­ra­do aos con­cur­sos an­te­ri­o­res. Fo­ram cer­ca de 140 tra­ba­lhos en­vi­a­dos por aca­dê­mi­cos de to­dos os anos. A ca­te­go­ria mais con­cor­ri­da foi a de “Me­lhor Crô­ni­ca”, com 42 pro­du­ções. Os tra­ba­lhos en­vi­a­dos pas­sa­ram pe­la ava­li­a­ção de pro­fis­si­o­nais do Diá­rio. Ca­da ca­te­go­ria con­tou com três ju­ra­dos diferentes, que de­ram no­tas de 0 a 10. As no­tas fo­ram so­ma­das e os três que ti­ve­ram a me­lhor pon­tu­a­ção em ca­da ca­te­go­ria fo­ram anun­ci­a­dos co­mo fi­na­lis­tas no mês de no­vem­bro. O ven­ce­dor foi o que te­ve a me­lhor no­ta nes­ta so­ma. Os pre­mi­a­dos ga­nha­ram uma pla­ca de ho­me­na­gem e te­rão su­as pro­du­ções pu­bli­ca­das a par­tir de ama­nhã nas pá­gi­nas do jor­na­le­no­por­ta­lo­di­a­rio.com.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.