Re­for­ma cri­a­rá no­vas se­cre­ta­ri­as e di­re­to­ri­as

Mai­or no­vi­da­de nas mu­dan­ças pro­pos­tas pe­lo pre­fei­to elei­to Car­los Ro­ber­to Pu­pin são dois es­cri­tó­ri­os de re­pre­sen­ta­ção, em Cu­ri­ti­ba e Brasília

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com A Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá en­ca­mi­nha ho­je à Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal o pro­je­to de re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va pro­pos­to pe­lo pre­fei­to elei­to Car­los Ro­ber­to Pu­pin (PP). Jun­to às mu­dan­ças que cri­am no­vas se­cre­ta­ri­as e di­re­to­ri­as, além de dois es­cri­tó­ri­os de re­pre­sen­ta­ção - em Cu­ri­ti­ba e Brasília -, os ve­re­a­do­res vão re­ce­ber pa­ra aná­li­se em re­gi­me de ur­gên­cia um subs­ti­tu­ti­vo ao pro­je­to do or­ça­men­to pa­ra 2013. Pu­pin tam­bém faz ho­je uma apre­sen­ta­ção das mu­dan­ças na As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e Em­pre­sa­ri­al de Ma­rin­gá (Acim).

A re­for­ma au­men­ta o nú­me­ro de pas­tas, com a cri­a­ção da Se­cre­ta­ria de As­sun­tos Co­mu­ni­tá­ri­os, atu­al­men­te vin­cu­la­da ao ga­bi­ne­te do pre­fei­to, e com a di­vi­são da Se­cre­ta­ria de Ad­mi­nis­tra­ção em du­as: Se­cre­ta­ria de Re­cur­sos Hu­ma­nos e Se­cre­ta­ria de Ma­te­ri­ais.

Ao mes­mo tem­po, o pre­fei­to elei­to vai ex­tin­guir a Ur­ba­mar -em­pre­sa mu­ni­ci­pal cri­a­da pa­ra ge­ren­ci­ar a im­plan­ta­ção do No­vo Cen­tro e atu­al­men­te vol- ta­da ao pla­ne­ja­men­to de gran­des pro­je­tos, co­mo o Con­tor­no Nor­te. De acor­do com a pre­fei­tu­ra, es­tas ati­vi­da­des pas­sam a ser con­tro­la­das pe­la Se­cre­ta­ria de Obras.

Os ser­vi­ços de con­tro­le ur­ba­no, que in­clu­em a ava­li­a­ção e apro­va­ção de pro­je­tos re­si­den­ci­ais, por exem­plo, pas­sam a ser tra­ta­dos pe­la Se­cre­ta­ria do Pla­ne­ja­men­to. A pre­fei­tu­ra tam­bém con­fir­mou as in­for­ma­ções pu­bli­ca­das on­tem por O Diá­rio so­bre a in­cor­po­ra­ção da Guar­da Mu­ni­ci­pal à Se­cre­ta­ria dos Trans­por­tes, com a cri­a­ção da Se­cre­ta­ria de Trân­si­to e Se­gu­ran­ça (Se­trans).

“Há al­gum tem­po te­mos dis­cu­ti­do a es­tra­té­gia e cons­truí­do a pro­pos­ta pa­ra ade­qua­ção da es­tru­tu­ra, aten­den­do às ne­ces­si­da­des iden­ti­fi­ca­das por nos­sa equi­pe, e prin­ci­pal­men­te pa­ra aten- “Há al­gum tem­po te­mos dis­cu­ti­do a es­tra­té­gia e cons­truí­do a pro­pos­ta pa­ra ade­qua­ção da es­tru­tu­ra” der às de­man­das que en­con­tra­mos du­ran­te o pro­ces­so elei­to­ral”, afir­mou Pu­pin.

No pro­je­to que vai ser en­ca­mi­nha­do à Câ­ma­ra, a pre­fei­tu­ra tam­bém vai ex­tin­guir uma sé­rie de car­gos em co­mis­são e, em con­tra­par­ti­da, vai au­men­tar o nú­me­ro de fun­ções gra­ti­fi­ca­das - pa­gas a ser­vi­do­res mu­ni­ci­pais que as­su­mem car­gos de di­re­ção. A quan­ti­da­de ain­da não foi in­for­ma­da pe­la pre­fei­tu­ra.

O que se sa­be até o mo­men­to é que vão ser cri­a­das cin­co di­re­to­ri­as. A Se­cre­ta­ria de Edu­ca­ção, por exem­plo, pas­sa a con­tar com uma ge­rên­cia ex­clu­si­va pa­ra tra­tar da am­pli­a­ção da ofer­ta de en­si­no in­te­gral e ou­tra des­ti­na­da à edu­ca­ção es­pe­ci­al. A Se­cre­ta­ria dos Es­por­tes pas­sa a ter uma di­re­to­ria ex­clu­si­va pa­ra ge­ren­ci­ar os cen­tros es­por­ti­vos e ou­tra di­re­ci­o­na­da ao in­cen­ti­vo dos atle­tas pa­ra­lím­pi­cos. Na Saú­de, a no­vi­da­de é uma Di­re­to­ria de Qua­li­da­de de Aten­di­men­to, cri­a­da com o ob­je­ti­vo de agi­li­zar a re­so­lu­ção dos pro­ble­mas iden­ti­fi­ca­dos pe­la po­pu­la­ção.

“Te­nho con­vic­ção de que o Pu­pin es­tá se­gu­ro quan­to às pro­po­si­ções e que es­ta es­tru­tu­ra co­me­ça a dar for­ma a seu es­ti­lo de go­ver­nar” afir­mou o pre­fei­to Sil­vio Bar­ros (PP). Se apro­va­das, as mu­dan­ças vão va­ler pa­ra 2013.

trân­si­to e da Guar­da Mu­ni­ci­pal.

res­pon­sá­vel pe­la re­a­li­za­ção das obras e pe­las ati­vi­da­des da Ur­ba­mar.

dei­xa de ser ex­tra­or­di­ná­ria pa­ra ser per­ma­nen­te, res­pon­den­do pe­los ser­vi­ços de água e es­go­to.

res­pon­sá­vel pe­lo pla­ne­ja­men­to e pe­los pro­je­tos de mo­bi­li­da­de e con­tro­le ur­ba­no.

vão ser cri­a­dos com o ob­je­ti­vo de re­pre­sen­tar a ci­da­de nas ca­pi­tais e di­mi­nuir os cus­tos com vi­a­gens dos se­cre­tá­ri­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.