Lo­jas aber­tas à noi­te agra­dam con­su­mi­dor

Pa­ra fu­gir do ca­lor, ma­rin­ga­en­ses es­tão in­do às com­pras depois das 18h; op­ção tam­bém es­tá atrain­do ven­de­do­res am­bu­lan­tes pa­ra a área cen­tral da ci­da­de

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Leonardo Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com Grá­vi­da de 7 me­ses, a ma­ni­cu­re Eli­sân­ge­la da Sil­va apro­vei­tou o ho­rá­rio es­ten­di­do de fun­ci­o­na­men­to do co­mér­cio em Ma­rin­gá no fi­nal de ano pa­ra ga­ran­tir o en­xo­val do fi­lho Pe­dro Hen­ri­que, que nas­ce em ja­nei­ro. Vol­tou pra ca­sa cheia de sa­co­las - pre­ci­sou da aju­da até do ou­tro fi­lho, Vi­tor Hu­go, 13 anos.

“Achei me­lhor pa­ra a gen­te fa­zer pes­qui­sas. Depois das 18h, o ca­lor é me­nor, por is­so apro­vei­tei. E es­tá va­len­do a pe­na fa­zer com­pras nes­se ho­rá­rio”, co­men­tou. O que tam­bém ani­mou Eli­sân­ge­la foi o pre­ço mais em con­ta nes­ta épo­ca do ano. “A gen­te sem­pre en­con­tra me­lho­res op­ções pra com­prar”, com­ple­tou.

Ou­tro que apro­vei­tou o ho­rá- rio di­fe­ren­ci­a­do foi o se­gu­ran­ça Má­rio Silvestre. “Ain­da bem que não es­tá tão quen­te. A gen­te até se anima pra sair de ca­sa e fa­zer as com­pras”, co­men­tou.

E em meio a tan­tos con­su­mi­do­res, há aque­les que apro­vei­tam a aber­tu­ra das lo­jas até as 22 ho­ras pa­ra me­lho­rar a ren­da da fa­mí­lia. O nú­me­ro de ven­de­do­res am­bu­lan­tes tam­bém au­men­tou no cen­tro da ci­da­de. E tem de tudo. Des­de antenas de TV até ali­men­tos.

A ven­de­do­ra Il­da Lou­ren­ço foi uma das que apro­vei­ta­ram o mo­vi­men­to. On­tem, o car­ri­nho de ras­pa­di­nhas e água es­ta­va cer­ca­do de cli­en­tes. “Por en­quan­to não es­tá co­mo eu es­pe­ra­va. Mas com cer­te­za o mo­vi­men­to vai au­men­tar. É sem­pre as­sim: as pes­so­as dei­xam pra com­prar mais per­to do na­tal”, ana­li­sou. Es­te é o se­gun­do ano que ela vai pa­ra o cen­tro com o car­ri­nho. “2011 foi bom, mas es­ta­mos ani­ma­dos pa­ra es­te ano. A pro­cu­ra, prin­ci­pal­men­te por cau­sa do ca­lor, é gran­de”, com­ple­tou.

E a ex­pec­ta­ti­va do co­mér­cio pa­ra es­te ano é re­al­men­te boa. Uma pes­qui­sa en­co­men­da­da pe­la As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e Em­pre­sa­ri­al de Ma­rin­gá (Acim) re­ve­la que es­te po­de ser o se­gun­do me­lhor de­zem­bro dos úl­ti­mos 6 anos pa­ra o se­tor.

A pes­qui­sa foi fei­ta com a as­so­ci­a­ção em par­ce­ria com o De­par­ta­men­to de Eco­no­mia da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM). De acor­do com o le­van­ta­men­to, que ou­viu 539 pes­so­as, os ma­rin­ga­en­ses pre­ten­dem gas­tar mais com pre­sen­tes es­te ano do que em 2011. Gran­de par­te pre­ten­de uti­li­zar o 13º sa­lá­rio pa­ra es­ta fi­na­li­da­de.

Ra­fa­el Sil­va

Mo­vi­men­to no co­mér­cio, on­tem; com me­nos ca­lor, mais pes­qui­sa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.