Es­ta­do ade­re a sis­te­ma na­ci­o­nal

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Es­ta­du­al

re­da­cao@odi­a­rio.com O Pa­ra­ná vai in­te­grar o sis­te­ma na­ci­o­nal de comunicação, por meio de par­ce­ria com a Em­pre­sa Bra­sil de Comunicação (EBC). O acor­do foi as­si­na­do es­ta se­ma­na pe­lo se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Comunicação, Mar­ce­lo Cat­ta­ni, e pe­lo di­re­tor da TV Bra­sil, Nel­son Bre­ve.

A par­ce­ria pre­vê a trans­mis­são de con­teú­dos na­ci­o­nais na emis­so­ra es­ta­tal E-Pa­ra­ná, e con­teú­dos es­ta­du­ais den­tro da pro­gra­ma­ção na­ci­o­nal. Com a ade­são, a E-Pa­ra­ná pas­sa a ter um ter­ço de seu con­teú­do ge­ra­do pe­lo sis­te­ma na­ci­o­nal. “É mais um pas­so do pro­ces­so de re­es­tru­tu­ra­ção da emis­so­ra. Es­sa par­ce­ria con­tri­bui­rá pa­ra a ofer­ta de um con­teú­do ca­da vez mais edu­ca­ti­vo”, dis­se Cat­ta­ni. Con­teú­dos pro­du­zi­dos pe­la TV Bra­sil de­ve­rão ser in­se­ri­dos na pro­gra­ma­ção ma­ti­nal da E-Pa­ra­ná a par­tir do ano que vem.

A emis­so­ra con­ti­nu­a­rá com es­pa­ço pa­ra pro­gra­ma­ção fei­ta no Es­ta­do, pe­lo go­ver­no ou pro­du­to­ras in­de­pen­den­tes.“Nos­so ob­je­ti­vo é ter uma te­vê pú­bli­ca de qua­li­da­de”, dis­se Cat­ta­ni. A emis­so­ra do Es­ta­do atin­ge mais de 6 mi­lhões de te­les­pec­ta­do­res em to­do o Pa­ra­ná. “Es­se acor­do per­mi­ti­rá uma tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as im­por­tan­te pa­ra aper­fei­ço­ar o mo­de­lo de comunicação do Pa­ra- ná”, com­ple­tou o se­cre­tá­rio. De acor­do com Nel­son Bre­ve, a po­pu­la­ção pa­ra­na­en­se pas­sa­rá a ter aces­so a con­teú­dos edu­ca­ti­vos e cul­tu­rais pro­du­zi­dos em to­das as re­giões do País. “É uma hon­ra po­der­mos che­gar aos ci­da­dãos pa­ra­na­en­ses. Nos­so fo­co é uma pro­du­ção qua­li­fi­ca­da, que bus­ca for­mar nos­sas cri­an­ças com va­lo­res de ci­da­da­nia e tam­bém trans­mi­tir con­teú­dos cul­tu­rais que não têm es­pa­ço nas emis­so­ras co­mer­ci­ais”, res­sal­tou Bre­ve.

Re­de na­ci­o­nal

A pro­gra­ma­ção da TV Bra­sil che­ga a 24 es­ta­dos bra­si­lei­ros e no Dis­tri­to Fe­de­ral. Cer­ca de 1.820 mu­ni­cí­pi­os re­ce­bem si­nal ter­res­tre da te­vê. Uma pes­qui­sa fei­ta pe­la Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal da Comunicação em 2009 mos­trou que 10 mi­lhões de bra­si­lei­ros com mais de 16 anos têm o há­bi­to de as­sis­tir à emis­so­ra. O pro­du­to ge­ra­do no Pa­ra­ná en­tra­rá nes­sa gra­de e se­rá trans­mi­ti­do pa­ra to­do o Bra­sil. “Is­so vai per­mi­tir que o Es­ta­do te­nha mais vi­si­bi­li­da­de na­ci­o­nal, prin­ci­pal­men­te de su­as po­ten­ci­a­li­da­des”, res­sal­tou Cat­ta­ni.

Divulgação/anpr

Nel­son Bre­ve (esq), da TV Bra­sil, e Mar­ce­lo Ca­tan­ni, da Comunicação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.