MIL­TON RA­VAG­NA­NI

O Diario do Norte do Parana - - GERAL -

Va­le tudo

O que sa­bia de­mais e o que nun­ca sou­be de na­da

Quan­do co­me­çou o jul­ga­men­to do Men­sa­lão, Mar­cos Va­lé­rio, o pivô de to­do o es­que­ma, já da­va si­nais de que não su­por­ta­ria ca­la­do, co­mo José Dir­ceu, to­da a cul­pa pe­lo epi­só­dio. Fa­lou à Ve­ja e deu a in­di­ca­ção de que abri­ria a bo­ca, ca­so fos­se con­de­na­do a re­gi­me fe­cha­do. A ame­a­ça aba­lou Lu­la e com­pa­nhia, que já na­que­le mo­men­to, se es­me­rou em ne­gar qual­quer vin­cu­la­ção com o Men­sa­lão. Se­gun­do a re­vis­ta, Va­lé­rio se di­zia te­me­ro­so de que Lu­la não con­se­guis­se se­gu­rar o re­sul­ta­do do jul­ga­men­to. Se tentou ou não, só os juí­zes do Su­pre­mo po­dem di­zer. Depois da re­a­ção de Gil­mar Men­des, que no iní­cio do ano acu­sou Lu­la de ten­tar en­qua­drá-lo, na­da mais se sou­be de even­tu­al ma­no­bra de Lu­la pa­ra in­ter­fe­rir no re­sul­ta­do do jul­ga­men­to. O com­por­ta­men­to de Di­as Tof­fo­li e Ricardo Lewan­dows­ki du­ran­te o pro­ces­so dei­xa no ar dú­vi­das se hou­ve mes­mo in­ter­fe­rên­cia ou não. Po­rém, o re­sul­ta­do do jul­ga­men­to – con­de­na­ção de José Dir­ceu, José Ge­nuí­no de João Pau­lo Cu­nha, do cír­cu­lo ín­ti­mo de Lu­la, e cla­ro, do pró­prio Va­lé­rio – mos­tram que, se hou­ve in­ter­fe­rên­cia, não foi su­fi­ci­en­te pa­ra mu­dar o re­sul­ta­do. En­fim, fe­chou-se o pi­or ce­ná­rio pa­ra Va­lé­rio. Aliás, nem em seus pi­o­res pe­sa­de­los o pu­bli­ci­tá­rio ima­gi­nou que lhe ca­be­ri­am 40 anos de pe­na. Uma pe­na que lhe ga­ran­tem pe­lo me­nos se­te anos de jau­la. E Va­lé­rio fa­lou.

As acu­sa­ções de que Lu­la sa­bia de tudo, que deu o aval pa­ra as ma­no­bras, que par­ti­ci­pou ne­go­ci­an­do re­cur­sos de uma em­pre­sa de te­le­fo­nia pa­ra ali­men­tar o cai­xa do Men­sa­lão e que re­ce­beu di­nhei­ro do es­que­ma pa­ra pa­ga­men­to de des­pe­sas pes­so­ais, apa­re­cem pa­ra a so­ci­e­da­de no mo­men­to em que se fi­na­li­za o jul­ga­men­to. O que não im­pe­de, de mo­do al­gum, a aber­tu­ra de no­va in­ves­ti­ga­ção so­bre a par­ti­ci­pa­ção do ex-pre­si­den­te no es­que­ma. De to­da for­ma, as de­nún­ci­as de Va­lé­rio não po­dem ser me­di­das pe­lo va­lor de fa­ce. Ma­chu­ca­do com o re­sul­ta­do do jul­ga­men­to, Va­lé­rio fa­rá de tudo pa­ra ten­tar mo­di­fi­car sua si­tu­a­ção de con­de­na­do em re­gi­me fe­cha­do. Mas são su­fi­ci­en­tes pa­ra que se apro­fun­dem as in­ves­ti­ga­ções so­bre os fa­tos que ele ago­ra di­vul­ga.

Pe­ça cha­ve

Des­de que o Men­sa­lão che­gou às ru­as por meio da de­nún­cia de Ro­ber­to Jef­fer­son, de­vi­da­men­te am­pli­a­da pe­la im­pren­sa, Mar­cos Va­lé­rio era re­co­nhe­ci­da­men­te “o ho­mem que sa­bia de­mais”. Foi sa­ba­ti­na­do por par­la­men­ta­res, in­qui­ri­do, es­pre­mi­do e sem­pre ne­gou a exis­tên­cia do es­que­ma. Mas, tan­to o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co quan­to os mem­bros da CPI sem­pre sou­be­ram ser ele a per­so­na­gem cha­ve pa­ra o de­sen­ro­lar do ca­so. Ago­ra, ele re­sol­ve fa­lar.

Cre­di­bi­li­da­de

Se de um la­do Va­lé­rio re­co­nhe­ci­da­men­te sa­bia de­mais, de ou­tro Lu­la sem­pre dis­se não sa­ber de na­da. Bem, se as de­nún­ci­as do pri­mei­ro não po­dem ser com­pra­das pe­lo va­lor de fa­ce, o áli­bi do se­gun­do po­de? Mes­mo ha­ven­do uma pos­si­bi­li­da­de re­al de ha­ver exa­ge­ro e de­ses­pe­ro nas de­nún­ci­as de Va­lé­rio, elas não po­dem ser ig­no­ra­das. Até por­que as de­nún­ci­as do con­de­na­do vão se avo­lu­man­do. On­tem, o jor­nal O Es­ta­do de S. Pau­lo, que deu a no­tí­cia em pri­mei­ra mão, re­ve­lou que hou­ve di­nhei­ro do Ban­do do Bra­sil na for­ma­ção do bo­lo do Men­sa­lão. Mes­mo que Va­lé­rio even­tu­al­men­te não te­nha apre­sen­ta­do pro­vas das de­nún­ci­as, a mo­vi­men­ta­ção dos re­cur­sos que ele ale­ga ter acon­te­ci­do po­dem ser con­fe­ri­das por pe­rí­cia. Lo­go, mes­mo re­fu­tan­do que “é tudo men­ti­ra”, Lu­la di­fi­cil­men­te es­ca­pa­rá de uma in­ves­ti­ga­ção. Afi­nal, en­tre um que sa­bia de­mais e ou­tro que nun­ca sou­be de na­da, em qu­em vo­cê acre­di­ta?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.