Royal­ti­es: apro­va­da ur­gên­cia

Pa­ra ser apro­va­do em de­fi­ni­ti­vo, o pe­di­do de ur­gên­cia tam­bém pre­ci­sa do apoio dos senadores; re­pre­sen­tan­tes do Rio de Ja­nei­ro e Es­pí­ri­to San­to são con­tra a vo­ta­ção

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Agên­cia Fo­lha

re­da­cao@ O Con­gres­so apro­vou on­tem, por 408 vo­tos a fa­vor e 91 con­tra, a pro­pos­ta que pe­dia que os ve­tos da pre­si­den­te Dil­ma Rousseff à no­va for­ma de dis­tri­bui­ção de royal­ti­es do pe­tró­leo en­tre Es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os fos­sem apre­ci­a­dos em re­gi­me de ur­gên­cia, pas­san­do à fren­te de mais de 3.000 ve­tos pen­den­tes de aná­li­se.

Con­for­me acor­do de lí­de­res, a apre­ci­a­ção do ve­to de­ve­rá ocor­rer na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra (18), em no­va ses­são con­jun­ta en­tre Câ­ma­ra e Se­na­do.

No en­tan­to, as ban­ca­das par­la­men­ta­res do Rio de Ja­nei­ro, prin­ci­pal­men­te, e Es­pí­ri­to San­to, já se mo­vi­men­tam pa­ra im­pe­tra­rem um man­da­do de se­gu­ran­ça an­tes mes­mo que o ve­to se­ja apre­ci­a­do. A es­tra­té­gia ain­da se­rá de­fi­ni­da ho­je, em con­ta­to com os go­ver­na­do­res dos Es­ta­dos, mas a ban­ca­da flu­mi­nen­se dá co­mo cer­ta uma vi­tó­ria.

To­do o pro­tes­to de par­la­men­ta­res da ban­ca­da já ti­nha co­mo ob­je­ti­vo fi­nal an­ga­ri­ar ar­gu­men­tos ofi­ci­ais pa­ra uma re­pre­sen­ta­ção ju­di­ci­al. O se­na­dor Lind­bergh Fa­ri­as (PT-RJ), por exem­plo, que não con­se­guiu apre­sen­tar em ple­ná­rio dois ar­gu­men­tos con­trá­ri­os à vo­ta­ção da ur­gên­cia, fez ques­tão de dei­xar re­gis­tra­do em ata es­ses ar­gu­men­tos. To­dos eles en­vol­vem su­pos­tas que­bras de re­gras re­gi­men­tais.

Em su­ma, os par­la­men­ta­res flu­mi­nen­ses ar­gu­men­tam que os pro­ce­di­men­tos ado­ta­dos pe­la de­pu­ta­da Ro­se de Freitas (PMDB-ES), que pre­si­diu a ses­são, ig­no­ra­ram uma sé­rie de dis­po­si­ti­vos do re­gi­men­to in­ter­no. O prin­ci­pal de­les en­vol­ve o des­cum­pri­men­to de um ar­ti­go que pre­via a for­ma­ção de uma co­mis­são pa­ra dis­cu­tir pre­vi­a­men­te o ve­to, an­tes de ser le­va­do ao ple­ná­rio -- o que não acon­te­ceu.

A re­sis­tên­cia à der­ru­ba­da dos ve­tos vem das ban­ca­das do Rio de Ja­nei­ro e Es­pí­ri­to San­to, Es­ta­dos pro­du­to­res. Ca­so as re­gras ori­gi­nal­men­te apro­va­das pe­la Câ­ma­ra, e pos­te­ri­or­men­te ve­ta­das, pas- sem a va­ler, haverá im­pac­to so­bre con­tra­tos de ex­plo­ra­ção já li­ci­ta­dos. A pre­si­den­te li­mi­tou-se a san­ci­o­nar os tre­chos do pro­je­to que tra­ta­vam de con­tra­tos ain­da a se­rem as­si­na­dos.

O tex­to ori­gi­nal do pro­je­to mu­da os cri­té­ri­os pa­ra dis­tri­bui­ção dos royal­ti­es do pe­tró­leo, be­ne­fi­ci­an­do Es­ta­dos não pro­du­to­res.

Em­bo­ra se­ja do Es­pí­ri­to San­to, Es­ta­do in­te­res­sa­do na ma­nu­ten­ção do ve­to, Ro­se de Freitas, vi­ce-pre­si­den­te do Con­gres­so, con­du­ziu a ses­são de for­ma a agra­dar o con­jun­to dos par­la­men­ta­res, já que é can­di­da­ta à pre­si­dên­cia da Câ­ma­ra. Foi aplau­di­da di­ver­sas ve­zes pe­lo con­jun­to dos de­pu­ta­dos.

Fabio Rodrigues Pozzebom/abr

Par­la­men­ta­res cer­cam a vi­ce-pre­si­den­te do Con­gres­so, Ro­se de Freitas (PMDB-ES), du­ran­te ses­são ten­sa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.