Pu­pin pre­ci­sa de­fi­nir 31 no­mes

Depois do anún­cio da re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va pro­pos­ta pa­ra a pró­xi­ma ges­tão, o pre­fei­to elei­to tem ago­ra que mon­tar a equi­pe de se­cre­tá­ri­os pa­ra a ci­da­de Li­de­ran­ças apro­vam re­for­ma

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti Car­la Gu­e­des

mgat­ti@odi­a­rio.com Com a re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va pro­pos­ta pe­la Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá pa­ra a pró­xi­ma ges­tão, o pre­fei­to elei­to Car­los Ro­ber­to Pu­pin (PP) tem ago­ra que de­fi­nir a com­po­si­ção do pri­mei­ro es­ca­lão. Até o mo­men­to, o úni­co no­me con­fir­ma­do é o do atu­al se­cre­tá­rio de Fa­zen­da e Ges­tão, José Luiz Bo­vo. Pu­pin não diz se Bo­vo vai ser man­ti­do no co­man­do das du­as pas­tas ou se vai fi­car ape­nas com um dos car­gos.

O pre­fei­to elei­to afir­ma que o anún­cio ofi­ci­al do se­cre­ta­ri­a­do só vai ser fei­to após o dia 20 de de­zem­bro. “Te­nho a lis­ta pra­ti­ca­men­te fe­cha­da e te­nho fei­to as con­sul­tas. Pre­fi­ro aguar­dar al­gu­mas con­fir­ma­ções pa­ra fa­zer o anún­cio ofi­ci­al.”

On­tem, o pre­fei­to elei­to foi a uma reu­nião na As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e Em­pre­sa­ri­al de Ma­rin­gá (Acim) com o se­cre­tá­rio de Sa­ne­a­men­to, Le­o­pol­do Fi­ews­ki, e o se­cre­tá­rio de Ser­vi­ços Pú­bli­cos, Vag­ner Mus­sio. Em­pre­sá­ri­os que par­ti­ci­pa­ram do en­con­tro ava­li­am que es­te po­de ser um in­di­ca­ti­vo de que os dois fi­quem na pre­fei­tu­ra em 2013.

Além de Mus­sio, se­gun­do su­plen­te do par­ti­do na Câ­ma­ra pa­ra 2013, Pu­pin de­ve pres­ti­gi­ar ou­tros no­mes do PP, co­mo Car­mem Ino­cen­te, pri­mei­ra su­plen­te, e Hei­ne Ma­ci­ei­ra (PP), ter­cei­ro su­plen­te e lí­der do atu­al pre­fei­to no Le­gis­la­ti­vo. A in­di­ca­ção, se­gun­do o pre­si­den­te de um par­ti­do ou­vi­do pe­la re­por­ta­gem, se­ria um re­co­nhe­ci­men­to à vo­ta­ção e ao tra­ba­lho de am­bos pe­la si­gla.

Os atu­ais se­cre­tá­ri­os Val­dir Pig­na­ta (Trans­por­tes) e Edith Di­as (Edu­ca­ção) são ou­tros no­mes bem co­ta­dos pa­ra per­ma­ne­cer, tam­bém co­mo re­co­nhe­ci­men­to à fi­de­li­da­de ao par­ti­do.

Antônio Car­los Nar­di, pre­si­den­te do Con­se­lho Na­ci­o­nal dos Se­cre­tá­ri­os da Saú­de, é ou­tro que de­ve ser pres­ti­gi­a­do.

O su­pe­rin­ten­den­te do Ae­ro­por­to, Mar­cos Va­lên­cio, que atu­ou co­mo um dos co­or­de­na­do­res da cam­pa­nha de Pu­pin, tam­bém de­ve ser man­ti­do. Um mem­bro de par­ti­do que re­cen­te­men­te par­ti­ci­pou de reu­nião com o pre­fei­to elei­to tem co­mo cer­to que Lui­za Pu­pin vol­te a as­su­mir a pre­si­dên­cia do Pro­vo­par, en­ti­da­de que ad­mi­nis­trou du­ran­te a pri­mei­ra ges­tão de Sil­vio Bar­ros. “Te­nho a lis­ta pra­ti­ca­men­te fe­cha­da e fiz con­sul­tas. Pre­fi­ro aguar­dar con­fir­ma­ções pa­ra fa­zer o anún­cio.” O atu­al se­cre­tá­rio dos Es­por­tes, Wal­ter Gu­erl­les, que che­gou a as­su­mir a Che­fia de Ga­bi­ne­te nos 100 di­as que Pu­pin fi­cou à fren­te da pre­fei­tu­ra, tam­bém de­ve per­ma­ne­cer no go­ver­no.

O PMDB, que ho­je par­ti­ci­pa da ad­mi­nis­tra­ção com o se­cre­tá­rio de Meio Am­bi­en­te, José Miguel Gril­lo, po­de ga­nhar mais es­pa­ço. O pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Má­rio Hos­so­kawa (PMDB), que não con­se­guiu se re­e­le­ger mas tem bom re­la­ci­o­na­men­to com Pu­pin, tem gran­des chan­ces de as­su­mir uma se­cre­ta­ria ou o fu­tu­ro Es­cri­tó­rio de Re­pre­sen­ta­ção em Cu­ri­ti­ba, on­de tem pa­ren­tes.

O atu­al se­cre­tá­rio de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co, Val­ter Vi­a­na (PHS), que tam­bém não con­se­guiu va­ga na Câ­ma­ra, é ou­tro que ten­de a ser pres­ti­gi­a­do na futura ges­tão por con­ta do apoio da­do pe­lo PHS nas elei­ções ma­jo­ri­tá­ri­as. PSDB, PSD, PTB e PTC tam­bém de­vem par­ti­ci­par do no­vo go­ver­no, as­sim co­mo o PMN, do de­pu­ta­do es­ta­du­al Dr. Ba­tis­ta, e o PSB de Wilson Quin­tei­ro, que apoi­a­ram Pu­pin no se­gun­do tur­no.

No PMN, o ve­re­a­dor elei­to te­nen­te Ed­son Luiz che­gou a ser son­da­do pa­ra as­su­mir a pas­ta que vai unir Trans­por­tes e Se­gu­ran­ça, mas ele afir­ma que de­ve fi­car na Câ­ma­ra. Ou­tro no­me com chan­ces é o tam­bém ve­re­a­dor elei­to Lu­ci­a­no Bri­to (PSB). No PTC, um dos no­mes mais co­ta­dos pa­ra re­ce­ber um con­vi­te é o do con­se­lhei­ro tu­te­lar Van­dré Fer­nan­do.

car­la@odi­a­rio.com A pro­pos­ta de re­for­ma ad­mi­nis­tra­ti­va foi apre­sen­ta­da on­tem a li­de­ran­ças da ci­da­de pe­lo pre­fei­to elei­to Car­los Ro­ber­to Pu­pin (PP). En­tre os seg­men­tos par­ti­ci­pan­tes es­ta­vam a As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e Em­pre­sa­ri­al de Ma­rin­gá (Acim), po­lí­ci­as Ci­vil e Mi­li­tar, Con­se­lho Co­mu­ni­tá­rio de Se­gu­ran­ça, Ce­su­mar, Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil (OAB) e Sin­di­ca­to da Ha­bi­ta­ção e Con­do­mí­ni­os (Se­co­vi) de Ma­rin­gá.

O delegado che­fe da 9ª Sub­di­vi­são Po­li­ci­al (SDP), Os­nil­do Car­nei­ro Le­mes, apoi­ou a for­ma­ção da Se­cre­ta­ria de Trans­por­tes e Se­gu­ran­ça. “Es­pe­ra­mos a am­pli­a­ção das atri­bui­ções da guar­da e ins­ta­la­ção das câ­me­ras de vi­gi­lân­cia.” Se­gun­do ele, os equi­pa­men­tos vão aju­dar as po­lí­ci­as a pre­ve­nir de­li­tos e co­le­tar pro­vas.

O pre­si­den­te da Acim, Mar­co Ta­deu Bar­bo­sa, des­ta­cou mu­dan­ças im­por­tan­tes - en­tre elas a cen­tra­li­za­ção de pro­je­tos em uma se­cre­ta­ria. “Is­so fa­ci­li­ta pa­ra qu­em pre­ci­sa pro­to­co­lar um pro­je­to.”

Pa­ra o di­re­tor da Acim e pre­si­den­te re­gi­o­nal do Se­co­vi, Teo Gra­na­do, as mu­dan­ças vão sim­pli­fi­car e or­ga­ni­zar os ser­vi­ços. “As mu­dan­ças são bo­as e vão pres­tar bom ser­vi­ço ao ci­da­dão”, ava­li­ou. “A ideia é evi­tar que a pes­soa te­nha que ir a dois ou três lo­cais na bus­ca de uma mes­ma in­ten­ção”, dis­se o pre­si­den­te do Con­ven­ti­on & Vi­si­tors Bu­re­au, Fer­nan­do Re­zen­de.

João Pau­lo Santos

Pu­pin; anún­cio ofi­ci­al de­ve ser fei­to so­men­te após o dia 20

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.